Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1201
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Análise de um processo de elaboração didático-pedagógica a partir da produção de mídias digitais para a Educação Ambiental |
Título(s) alternativo(s): | Analysis of a pedagogical elaboration process through the production of digital media for Environmental Education |
Autor(es): | Barbosa, Rafaela |
Primeiro Orientador: | Cassiano, Karla Ferreira Dias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cassiano, Karla Ferreira Dias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Lorenna Silva Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Marques, Luciana Pereira |
Resumo: | O presente trabalho surgiu do reconhecimento do conjunto de possibilidades de utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em propostas educacionais para a Educação Ambiental (EA), enfatizando o uso de mídias digitais como ferramenta de informação. O principal objetivo da pesquisa foi analisar o processo de elaboração didático-pedagógica no contexto da formação inicial de professores de Química, enfatizando as fases de sistematização dos conteúdos e transformação deles em mídias digitais direcionadas para a rede social Instagram. O tema abordado foi Alumínio na sociedade. A organização das atividades envolvidas no processo e a coleta de dados se deu por meio de Grupo focal (GF), uma vez que essa ferramenta metodológica permite discussões sobre a abordagem do tema e trocas de experiências. As discussões realizadas no GF foram filmadas, transcritas e analisadas com base no método da Análise de Conteúdo. A pesquisa resultou na identificação de três categorias, são elas: 1) Aspectos sobre a compreensão de Conteúdos; 2) Dificuldades na transformação didático- pedagógico; 3) Construção do Roteiro. A análise das categorias apontou que os participantes tiveram dificuldades relacionadas na transformação didático- pedagógica do tema. A análise dos dados mostra o planejamento como uma condição indispensável para o exercício da docência, como atividade específica marcam pela capacidade profissional em transformar conteúdos para ensinar por meio da didática. |
Abstract: | The present work arose from the recognition of the set of possibilities of use of Information and Communication Technologies in educational proposals for Environmental Education, emphasizing the use of digital media as an information tool. The main objective of the research was the process of pedagogical didactic elaboration in the context of the initial formation of Chemistry, emphasizing how teachers systematize the contents and transform them into media directed to the social network Instagram. The subject of demand was Aluminum in The tool of the activities involved in the process and data collection took place through a Focus Group, since this methodology allows discussions on the approach to the theme and exchanges of experiences. The analyzes performed in the FG were transcribed and the methods were based on content analysis. The research resulted in the identification of three categories, they are: 1) Aspects about the understanding of the Contents; 2) Difficulties in the didactic-pedagogical transformation; 3) Construction of the itinerary. The analysis of the specialized tasks in the transformation that the participants will have of the didactic tasks of the theme. The analysis shows planning as a necessary condition for the exercise of teaching, as a specific activity of the professional capacity to transform content to teach through didactics. |
Palavras-chave: | TIC para a Educação Ambiental Mídias digitais |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | BARBOSA, Rafaela. Análise de um processo de elaboração didático-pedagógica a partir da produção de mídias digitais para a Educação Ambiental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) - Instituto Federal de Goiás, Inhumas, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1201 |
Data do documento: | 16-Dez-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC RafaelaBarbosa.ver. Final.pdf | TCC_RafaelaBarbosa | 878,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.