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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Implementação de controle de conjugado de motor a relutância variável com vistas a sua aplicação em tração elétrica
Título(s) alternativo(s): Implementation of variable reluctance motor torque control with a view to its application in electric traction
Autor(es): Rabelo, Heitor Lopes
Primeiro Orientador: Bernardeli, Victor Régis
metadata.dc.contributor.referee1: Viajante, Ghunter Paulo
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Roberlam Gonçalves de
metadata.dc.contributor.referee3: Bernardeli, Victor Regis
Resumo: Este trabalho apresenta a implementação de uma estratégia de controle para a aplicação em um motor de relutância variável, tendo em vista sua utilização na tração elétrica. Para tal, foi utilizado os recursos do software MATLAB / SIMULINK / SIMPOWERSYSTEM®. Foi projetado um sistema de controle de histerese de corrente do tipo soft e controle de conjugado, concentrado no acionamento do motor no ângulo θoff (ângulo de desmagnetização) de cada fase. Esta estratégia teve como principal objetivo a redução da oscilação do conjugado, visto que a mesma causa problemas no funcionamento do motor, como por exemplo, vibrações, ruídos sonoros e perdas na potência da máquina. Neste trabalho, foram utilizadas diversas referências atuais e uma vasta demonstração das equações que regem tanto o funcionamento do motor de relutância variável, como do controle de corrente e de conjugado evidenciados. Com os resultados obtidos, torna-se possível auferir a viabilidade desse recurso para aplicações que exigem alto rendimento e eficácia, como por exemplo, a tração elétrica.
Abstract: This work presents the implementation of a control strategy for the application in a variable reluctance motor, considering its use in electric traction. For this, the resources of the MATLAB / SIMULINK / SIMPOWERSYSTEM® software were used. A soft-type current hysteresis control system and torque control was designed, focusing on the motor drive at the θoff angle of each phase. The main objective of this strategy was to reduce torque oscillation, since it causes problems in the engine's operation, such as vibrations, noise and losses in the machine's power. In this work, several current references were used and a vast demonstration of the equations that govern both the operation of the variable reluctance motor, as well as the current and torque control evidenced. With the results obtained, it becomes possible to assess the feasibility of this resource for applications that require high performance and efficiency, such as electric traction.
Palavras-chave: Controle de corrente.
Current control.
Motor de relutância variável.
Variable reluctance motor.
Redução de oscilações do conjugado.
Reduction of torque oscillations.
Tração elétrica.
Electric traction.
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA ELETRICA::SISTEMAS ELETRICOS DE POTENCIA::MAQUINAS ELETRICAS E DISPOSITIVOS DE POTENCIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: RABELO, Heitor Lopes. Implementação de controle de conjugado de motor a relutância variável com vistas a sua aplicação em tração elétrica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Bacharelado em Engenharia de Controle Automação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goías – IFG, Itumbiara, 75 p., 2022.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1192
Data do documento: 14-Jan-2022
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