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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1189
Tipo: | Dissertação |
Título: | Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental |
Título(s) alternativo(s): | Games and formation of mathematical concepts: a study based on developmentalteaching |
Autor(es): | Costa, Luciana Alves da Silva |
Primeiro Orientador: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luciano Duarte da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Jesus, Elivanete Alves de |
Resumo: | Este estudo propõe investigar o seguinte problema de pesquisa: “Quais são as contribuições de um experimento didático formativo sobre o conceito de sistemas de numeração, utilizando um jogo estruturado?” A fundamentação teórica é substanciada pela teoria do ensino desenvolvimental de Davydov, a teoria da atividade de Leontiev, pela psicologia do jogo de Elkonin e por aspectos teóricos de Vygotsky. Apresentam-se esses autores de modo a esclarecer o caminho que foi percorrido na estruturação do experimento didático formativo, colocando em relevo os aspectos teóricos adotados e explicando a abordagem assumida, a saber: a zona de desenvolvimento pessoal e real, o movimento do abstrato ao concreto, a mediação, a estrutura da atividade, a psicologia do jogo, culminando no experimento didático formativo. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve como foco principal a análise do processo formativo dos estudantes envolvidos em relação ao conceito estudado. Na metodologia, em consonância com o aporte teórico adotado, elegeu-se como categoria de análise a mediação, o conhecimento empírico e teórico para captar rudimentos conceituais, quando os sujeitos da pesquisa realizavam o movimento do abstrato ao concreto, essência do experimento proposto. Para tanto, buscou-se filmar, fotografar, anotar, dialogar com os sujeitos durante todo processo, para, posteriormente, sob a luz da teoria adotada, fazer emergir uma síntese da contribuição da experiência realizada. Os sujeitos da pesquisa foram alunos do Ensino Fundamental II, turma do sexto ano, de uma escola pública situada na zona urbana do município de Jataí, estado de Goiás. Nessa instituição, foram propostas as atividades de estudo sob a orientação do aporte teórico adotado, com o intuito de desenvolver um ensino-aprendizagem para a compreensão da essência dos sistemas de numeração de até três algarismos, e, destarte, generalizar para todas as bases. Desse modo, a pesquisa enseja contribuir para o aperfeiçoamento de metodologia do Ensino da Matemática no contexto de sala de aula, com a finalidade de despertar o interesse do aluno de forma espontânea e criativa. Como resultado, observou-se a participação efetiva do aluno no processo, um fato importante diante da teoria adotada, pois permite que o escolar percorra as tarefas de estudos sob a orientação do professor na busca pela apropriação do conceito. Nesta perspectiva adotada, o aluno deve ter papel ativo em busca de seu conhecimento. Houve indícios importantes de formação dos conceitos abordados, nos quais se percebeu o aluno se apropriar do conhecimento científico, durante as atividades realizadas. Notamos a necessidade de novas pesquisas, principalmente levando em considerações os aspectos sociais e as condições de ofertas das escolas, uma vez que se entende que, na realidade escolar, estas estão refletidas proporcionando dificuldades de executar um ensino-aprendizagem eficaz. Com o estudo, foi desenvolvida uma pesquisa que faz parte de um programa de mestrado profissional. Como síntese, apresenta-se um guia, descrevendo o experimento didático, hospedado em um site de livre acesso. |
Abstract: | The study proposes to investigate the following research problem: "What are the contributions of a didactic training experiment on the concept of numbering systems, using a structured game?". The theoretical foundation is substantiated by Davydov's theory of developmental teaching, Leontiev's theory of activity, by Elkonin's game psychology and Vygotsky's theoretical aspects. We present these authors in order to clarify our path in the structuring of the educational didactic experiment, highlighting the theoretical aspects adopted and explaining the assumed approach, namely: zone of personal and real development, movement from abstract to concrete, mediation, activity structure, game psychology, culminating in the formative didactic experiment. The research, of qualitative character, had as main focus the analysis of the training process of the students involved, in relation to the studied concept. In the methodology, in line with the theoretical contribution adopted, we chose mediation, empirical and theoretical knowledge to capture conceptual rudiments, when the research subjects performed the movement from abstract to concrete, the essence of the proposed experiment. To do so, we seek to film, photograph, annotate, dialogue with the subjects during the whole process, and then, in the light of the theory adopted, to emerge a synthesis of the contribution of the experience carried out. The research subjects were elementary school students, a sixth-year class, from a public school located in the urban area of the city of Jataí, state of Goiás, an institution where study activities were proposed under the guidance of the adopted theoretical approach, with the in order to develop teaching-learning to understand the essence of numbering systems of up to three digits, and, therefore, generalize to all bases. In this way, the research aims to contribute to the improvement of mathematics teaching methodology in the classroom context, with the purpose of arousing the student's interest in a spontaneous and creative way. As a result, we noticed the effective participation of the student in the process, an important fact in view of the theory adopted, as it allows the student to go through the study tasks under the guidance of the teacher in the search for the appropriation of the concept. In this perspective, the student must have an active role in search of his knowledge. We noticed important evidence of formation of the concepts covered, realizing that the student appropriated scientific knowledge during the activities carried out. We noticed the need for new research, mainly taking into account the social aspects and the conditions of school offerings, since we understand that in the school reality these are reflected, providing difficulties to carry out effective teaching-learning. As we are developing a research in a professional master's program, as a summary, a guide is presented describing the didactic experiment, hosted on a freely accessible website. |
Palavras-chave: | Histórico-cultural Cultural-historical Sistema de numeração Numbering system Formação de conceitos Concept formation Experimento didático formativo Formative didactic experiment |
CNPq: | CNPQ::OUTROS::CIENCIAS E MATEMÁTICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | COSTA, L. A. da S. Jogos e formação de conceitos matemáticos: um estudo fundamentado no ensino desenvolvimental. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). IFG. Jataí. 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1189 |
Data do documento: | 22-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
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