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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1119
Tipo: | Dissertação |
Título: | Caminhos na apropriação das videoaulas do YouTube por docentes da educação básica. |
Título(s) alternativo(s): | Paths in the appropriation of YouTube video lessons by basic education teachers |
Autor(es): | Sousa, Lincey Elias |
Primeiro Orientador: | Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, Alessandro Silva de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Moraes, Moema Gomes |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo investigar as apropriações que os docentes realizam das videoaulas disponibilizados na plataforma YouTube em suas práticas educativas no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Barra do Garças. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa orientada a partir dos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) em articulação com o ambiente da pesquisa. O referencial teórico utilizado para relacionar as tecnologias digitais com a educação, por meio da perspectiva da teoria crítica da tecnologia, encontrou aporte Peixoto (2011), Araújo (2020), Moraes (2016), Vieira Pinto (2005) e Feenberg (2010). Das relações históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sustenta-se em Ramos (2008; 2012), Saviani (2003) e Frigotto (2012). Sobre práticas educativas utiliza os pressupostos epistemológicos de Freire (2011) e Saviani (2009). Considerando o objetivo proposto, a pesquisa buscou responder à questão central: quais são as apropriações que os docentes realizam das videoaulas disponibilizadas na plataforma YouTube em suas práticas educativas no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Barra do Garças – MT? Como instrumento de coleta de dados, a pesquisa lançou mão do questionário online, por meio do Google Forms enviado aos docentes dos Cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFMT em Barra do Garças - MT. A análise dos dados permitiu identificar nas respostas dos docentes concepções que se fundamentam na visão instrumentalista e determinista da tecnologia, pois existe uma lacuna na formação docente concernente à relação entre as tecnologias digitais e educação. Averiguou-se que, mesmo em número reduzido, algumas respostas são fundamentadas na teoria crítica em relação à apropriação das videoaulas nas práticas educativas. Como contribuição da pesquisa na reflexão crítica acerca da pergunta e objetivo de pesquisa, foi elaborado um canal no YouTube composto por entrevistas que visam contribuir com as práticas educativas e a formação docente constituindo o Produto Educacional. |
Abstract: | This study aims to investigate the appropriations that teachers make of video lessons available on the YouTube platform in their educational practices in Integrated High School of the Federal Institute of Mato Grosso - Barra do Garças Campus. Methodologically, this constitutes a qualitative research oriented from the assumptions of the Historical-Dialectical Materialism (HDM) in articulation with the research environment. The theoretical framework used to relate digital technologies with education, through the perspective of the critical theory of technology, was supported by Peixoto (2011), Araújo (2020), Moraes (2016), Vieira Pinto (2005) and Feenberg (2010). About the historical relations of Vocational and Technological Education, we seek basis in Ramos (2008; 2012), Saviani (2003) and Frigotto (2012). About educational practices, the epistemological assumptions of Freire (2011) and Saviani (2009) were used. Considering the proposed objective, the research sought to answer the central question: what are the appropriations that teachers make of the video classes available on the YouTube platform in their educational practices in Integrated High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Barra do Garças - MT? As an instrument of data collection, the research employed an online questionnaire, through Google Forms, sent to the teachers at the Integrated Technical High School Courses of the IFMT in Barra do Garças - MT. The data analysis allowed us to identify in the teachers' answers conceptions that are based on the instrumentalist and determinist view of technology, since there is a gap in the teachers' training concerning the relationship between digital technologies and education. It was verified that, even in a reduced number, some answers are based on the critical theory in relation to the appropriation of video classes in educational practices. As a contribution to the critical reflection on the research question and objective, a YouTube channel was created, composed of interviews that aim to contribute to the educational practices and teacher training, constituting the Educational Product. |
Palavras-chave: | educação tecnologia videoaulas Youtube práticas educativas educação profissional e tecnológia |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Anápolis |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica |
Citação: | SOUSA, Lyncei Elias. Caminha na apropriação das videoaulas do youtube por docentes da educação básica. Orientadora: Cláudia Helena dos Santos Araújo. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2022. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1119 |
Data do documento: | 4-Mar-2022 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica |
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