Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1119
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Araújo, Cláudia Helena dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8571856189474847pt_BR
dc.contributor.referee1Araújo, Cláudia Helena dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8571856189474847pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Alessandro Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4941846572922120pt_BR
dc.contributor.referee3Moraes, Moema Gomes-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9070130706700712pt_BR
dc.coverage.spatialAnápolis - GOpt_BR
dc.creatorSousa, Lincey Elias-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2151172802754690pt_BR
dc.date.accessioned2022-05-17T12:26:52Z-
dc.date.available2022-05-17T12:26:52Z-
dc.date.issued2022-03-04-
dc.identifier.citationSOUSA, Lyncei Elias. Caminha na apropriação das videoaulas do youtube por docentes da educação básica. Orientadora: Cláudia Helena dos Santos Araújo. 2022. 145 f. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1119-
dc.description.abstractThis study aims to investigate the appropriations that teachers make of video lessons available on the YouTube platform in their educational practices in Integrated High School of the Federal Institute of Mato Grosso - Barra do Garças Campus. Methodologically, this constitutes a qualitative research oriented from the assumptions of the Historical-Dialectical Materialism (HDM) in articulation with the research environment. The theoretical framework used to relate digital technologies with education, through the perspective of the critical theory of technology, was supported by Peixoto (2011), Araújo (2020), Moraes (2016), Vieira Pinto (2005) and Feenberg (2010). About the historical relations of Vocational and Technological Education, we seek basis in Ramos (2008; 2012), Saviani (2003) and Frigotto (2012). About educational practices, the epistemological assumptions of Freire (2011) and Saviani (2009) were used. Considering the proposed objective, the research sought to answer the central question: what are the appropriations that teachers make of the video classes available on the YouTube platform in their educational practices in Integrated High School of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Barra do Garças - MT? As an instrument of data collection, the research employed an online questionnaire, through Google Forms, sent to the teachers at the Integrated Technical High School Courses of the IFMT in Barra do Garças - MT. The data analysis allowed us to identify in the teachers' answers conceptions that are based on the instrumentalist and determinist view of technology, since there is a gap in the teachers' training concerning the relationship between digital technologies and education. It was verified that, even in a reduced number, some answers are based on the critical theory in relation to the appropriation of video classes in educational practices. As a contribution to the critical reflection on the research question and objective, a YouTube channel was created, composed of interviews that aim to contribute to the educational practices and teacher training, constituting the Educational Product.pt_BR
dc.description.resumoEsse trabalho tem como objetivo investigar as apropriações que os docentes realizam das videoaulas disponibilizados na plataforma YouTube em suas práticas educativas no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Barra do Garças. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa orientada a partir dos pressupostos do Materialismo Histórico-Dialético (MHD) em articulação com o ambiente da pesquisa. O referencial teórico utilizado para relacionar as tecnologias digitais com a educação, por meio da perspectiva da teoria crítica da tecnologia, encontrou aporte Peixoto (2011), Araújo (2020), Moraes (2016), Vieira Pinto (2005) e Feenberg (2010). Das relações históricas da Educação Profissional e Tecnológica, sustenta-se em Ramos (2008; 2012), Saviani (2003) e Frigotto (2012). Sobre práticas educativas utiliza os pressupostos epistemológicos de Freire (2011) e Saviani (2009). Considerando o objetivo proposto, a pesquisa buscou responder à questão central: quais são as apropriações que os docentes realizam das videoaulas disponibilizadas na plataforma YouTube em suas práticas educativas no Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Barra do Garças – MT? Como instrumento de coleta de dados, a pesquisa lançou mão do questionário online, por meio do Google Forms enviado aos docentes dos Cursos Técnicos Integrados do Ensino Médio do IFMT em Barra do Garças - MT. A análise dos dados permitiu identificar nas respostas dos docentes concepções que se fundamentam na visão instrumentalista e determinista da tecnologia, pois existe uma lacuna na formação docente concernente à relação entre as tecnologias digitais e educação. Averiguou-se que, mesmo em número reduzido, algumas respostas são fundamentadas na teoria crítica em relação à apropriação das videoaulas nas práticas educativas. Como contribuição da pesquisa na reflexão crítica acerca da pergunta e objetivo de pesquisa, foi elaborado um canal no YouTube composto por entrevistas que visam contribuir com as práticas educativas e a formação docente constituindo o Produto Educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Claudineia Pereira de Abreu (claudineia.abreu@ifg.edu.br) on 2022-05-12T13:03:25Z No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO LINCEY.pdf: 2255537 bytes, checksum: 9bf8314baf2d73592596dd5fda15177e (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Claudineia Pereira de Abreu (claudineia.abreu@ifg.edu.br) on 2022-05-17T12:26:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO LINCEY.pdf: 2255537 bytes, checksum: 9bf8314baf2d73592596dd5fda15177e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-05-17T12:26:52Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DISSERTACAO LINCEY.pdf: 2255537 bytes, checksum: 9bf8314baf2d73592596dd5fda15177e (MD5) Previous issue date: 2022-03-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Anápolispt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológicapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjecteducaçãopt_BR
dc.subjecttecnologiapt_BR
dc.subjectvideoaulaspt_BR
dc.subjectYoutubept_BR
dc.subjectpráticas educativaspt_BR
dc.subjecteducação profissional e tecnológiapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
dc.titleCaminhos na apropriação das videoaulas do YouTube por docentes da educação básica.pt_BR
dc.title.alternativePaths in the appropriation of YouTube video lessons by basic education teacherspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTACAO LINCEY.pdf2,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.