Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1069
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Cena-memória: poética de atuação de um ator dançarino
Título(s) alternativo(s): Scene-memory: acting poetics of a dancing actor
Autor(es): Jesus, Milton Santos de
Primeiro Orientador: Barreto, Tainá Dias de Moraes
metadata.dc.contributor.referee1: Barreto, Tainá Dias de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Giovana Consorte de
metadata.dc.contributor.referee3: Bueno, Kleber Damaso
Resumo: Este estudo associa uma produção artística a uma reflexão teórica, que parte de um reencontro com minha trajetória de ator dançarino. Compõem a pesquisa fragmentos de cinco obras cênicas realizadas em Belém/PA, entre 2005 e 2013, posteriormente deflagradas em cenas-memórias. O objetivo é estudar a criação autoral na dança e no teatro contemporâneos, por meio de uma perspectiva de história de vida, de dramaturgia pessoal e dramaturgia da memória, buscando refletir identidade e biografia. Avançaremos no entendimento de uma pesquisa de si mesmo, autorreferente, autobiográfica e dramatúrgica através de reflexões provocadas por Wlad Lima, Lícia Sanchez, Janaina Leite, Carolina Laranjeira, Ana Pais, Ciane Fernandes e Caroline Delgado. Nos acompanham também autores como Fortin, Foucault, Christine Greiner, Ana Cristina Colla, Renato Ferracini e outros, que construíram conosco um arcabouço de reflexões em torno da cena. Interessa a este trabalho colaborar com o debate sobre formação, autonomia e poética de atuação do artista cênico. Por fim, este texto visa compartilhar os procedimentos, escolhas estéticas e dramatúrgicas que permearam a criação da performance Curral de Peixe, resultado artístico desta pesquisa.
Abstract: This study starts from a look over my trajectory as a dancer actor. It associates artistic production and theoretical reflection. The research gathers fragments of five scenic works carried out in the city of Belém /PA, between 2005 and 2013, which were later transformed in scene-memories. The objective is to study authorial creation in contemporary dance and theater, through the perspective of life history, personal dramaturgy and dramaturgy of memory. It also seeks to reflect on identity and biography. We advance in the understanding of a self-referential, autobiographical and dramaturgical research through reflections provoked by Wlad Lima, Lícia Sanchez, Janaina Leite, Carolina Laranjeira, Ana Pais, Ciane Fernandes and Caroline Delgado. We are also accompanied by authors such as Fortin, Foucault, Christine Greiner, Ana Cristina Colla, Renato Ferracini and others, who have built a framework of reflections around the scene. This work seeks to collaborate with the debate on formation, autonomy and poetics of performance. Finally, this text aims to share the procedures, aesthetic and dramaturgical choices made during the creation process of a performance named Curral de Peixe, which is the artistic result of this research.
Palavras-chave: autoetnografia
autoficção
dramaturgia
cena-memória
dança
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA::EXECUCAO DA DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: JESUS, Milton Santos de. Cena-memória: poética de atuação de um ator dançarino. 2020. 62 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Dança, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1069
Data do documento: 12-Nov-2020
Aparece nas coleções:Licenciatura em Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Milton Santos.pdf3,36 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.