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dc.contributor.advisor1Aguiar, Thiago Cardoso-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954011289994337pt_BR
dc.contributor.referee1Aguiar, Thiago Cardoso-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2954011289994337pt_BR
dc.contributor.referee2Vaz, Diego Leonardo Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2753577126015854pt_BR
dc.contributor.referee3Lima, Josiane dos Santos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/6035973608019140pt_BR
dc.creatorSousa, Danila Urzêda de-
dc.date.accessioned2022-04-19T13:24:44Z-
dc.date.available2022-04-19T13:24:44Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationSOUSA, Danila Urzêda de. Desenvolvimento linguístico da criança surda: uma comparação entre filhos de surdos e ouvintes. 2020. 38 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1051-
dc.description.abstractThis theme aims to analyze the linguistic development of deaf children comparing children of hearing and deaf families. The research is based on comparing the development of deaf children born to hearing and deaf families. We begin by making a literature review in the area of language acquisition based on authors such as Quadros (1997), Grolla (2000) and Quadros and Cruz (2011). Both interviews were pre-structured with a questionnaire and made with parents living in the metropolitan region of Goiânia, in places defined by them. In part they had an independent course at certain times. Marconi and Lakatos (2017) show that it is the analysis and interpretation, based on a solid and well-grounded theoretical foundation, in order to understand and explain the problem that is the object of research study. With this thought, data from the literature review and interviews were compared to analyze the researched linguistic development environments. As a result of the research we found notes that indicate that when the deaf child is born into a listener family, they have communication problems between them and the family, causing language development difficulties due to the lack of interaction between the child and his parents who do not use sign language. and so the child ends up not having access to linguistic input. The deaf child in the deaf family, on the other hand, has a standard language acquisition, as they have access to linguistic input within the family. The research gives clues as to how the environment could be organized for effective language acquisition of deaf children. Thus contributing to all your educational development.pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho objetiva analisar o desenvolvimento linguístico de crianças surdas comparando filhos de famílias ouvintes e de famílias surdas. A pesquisa se baseia na comparação do desenvolvimento de crianças surdas filhas de famílias ouvintes e de surdos. Começamos fazendo uma revisão bibliográfica na área de aquisição de linguagem nos embasando em autores como Quadros (1997), Grolla (2000) e Quadros e Cruz (2011). Ambas as entrevistas foram pré-estruturadas com um questionário e feitas com os pais que moram na região metropolitana de Goiânia, em locais definidos por elas. Em parte tiveram um percurso independente em certos momentos. Marconi e Lakatos (2017) mostram o que é analisar e interpretar, com base em uma fundamentação teórica sólida e bem fundamentada, com o objetivo de compreender e explicar o problema que é objeto de estudo da pesquisa. Com esse pensamento os dados da revisão bibliográfica e das entrevistas, foram confrontados para analisarmos os ambientes de desenvolvimento linguísticos pesquisados. Como resultado da pesquisa encontramos apontamentos que indicam que quando a criança surda nasce em família de ouvinte, não sinalizante, há pouca comunicação entre ela e a família causando percalços no desenvolvimento da linguagem pela falta de interação entre a criança e seus pais que não utilizam a língua de sinais e por isso a criança acaba não tendo acesso ao seu input linguístico natural. Já a criança surda em família surda tem uma aquisição da linguagem padrão, pois tem acesso ao input linguístico natural dentro do seio familiar. A pesquisa dá pistas de como poderia ser organizado o ambiente para uma aquisição linguística efetiva de crianças surdas. Contribuindo assim para todo o seu desenvolvimento educacional.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Caroline Damásio Bueno (70412588153@ifg.edu.br) on 2022-04-19T12:15:35Z No. of bitstreams: 1 TCC_Danila Urzêda de Sousa.pdf: 979427 bytes, checksum: 2d52161acef38d51d9925cc11962809a (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzane Goncalves Duarte Peixoto (suzane.duarte@ifg.edu.br) on 2022-04-19T13:24:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_Danila Urzêda de Sousa.pdf: 979427 bytes, checksum: 2d52161acef38d51d9925cc11962809a (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-04-19T13:24:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_Danila Urzêda de Sousa.pdf: 979427 bytes, checksum: 2d52161acef38d51d9925cc11962809a (MD5) Previous issue date: 2019-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Aparecida de Goiâniapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento linguísticopt_BR
dc.subjectcriança Surdapt_BR
dc.subjectfamíliapt_BR
dc.subjectaquisição de linguagempt_BR
dc.subjectinput linguísticopt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
dc.titleDesenvolvimento linguístico da criança surda: uma comparação entre filhos de surdos e ouvintespt_BR
dc.title.alternativeLinguistic development of the deaf child: a comparison between children of deaf and hearing peoplept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
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