Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1029
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | O ensino de Química e a formação integral: análise da proposta pedagógica do curso técnico integrado em Química do IFG Câmpus Anápolis |
Título(s) alternativo(s): | Chemistry Teaching and Integral Training: Analysis of the Pedagogical Proposal of the Integrated Technical Course in Chemistry at the IFG Anápolis Campus |
Autor(es): | Silva, Anderson Souza da |
Primeiro Orientador: | Santos, Dayanna Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, Dayanna Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee2: | Mota, Rejane Dias Pereira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Santos, Thiffanne Pereira dos |
Resumo: | Este trabalho analisou a proposta pedagógica do Curso Técnico Integrado de Química do Câmpus IFG-Anápolis, identificando em que medida seu Projeto Pedagógico atende aos pressupostos do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do Instituto Federal de Goiás, do Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI), e ainda como aborda elementos da teoria educacional contra-hegemônica no contexto do ensino de química. Para tanto, por meio de uma abordagem qualitativa, foi adotado o estudo documental, utilizando os recursos teóricos e metodológicos da análise de conteúdo. O corpus documental constituiu-se por documentos do IFG e legislação educacional e recomendações do Catálogo Nacional de Cursos Técnicos. A pesquisa demonstrou que, de modo geral, o projeto do curso alinha-se às exigências legais do MEC, apresenta carga horária e disciplinas compatíveis com o perfil profissional. Todavia, a proposta de ensino não explicita compromisso com o desenvolvimento de ações formativas integradoras em oposição às práticas fragmentadoras do saber. Ademais, a concepção de avaliação da aprendizagem esboçada no documento mostra-se tradicional e pautada pela valorização quantitativa dos resultados e não qualitativa. |
Abstract: | The Federal Institute of Goiás (IFG), Câmpus Anápolis, offers the Anapolina community the Basic Education of secondary level integrated to the Technical Education, in this perspective, the present work aims to verify, if the Pedagogical Course Project (PPC) of the Technical course in Chemistry at IFG, Câmpus Anápolis is configured or not as a counter-hegemonic education project. The IFG is concerned with the formation of an emancipated and critical subject insofar as, through integrated education, it provides for the development of integrative training actions (as opposed to the fragmenting practices of knowledge), valuing, above all, the dialogical relationship between teacher and student. Thus, we understand that the practice of collective construction of the PPC, guided by the IFG regulations, must be coordinated by the collegiate of the course and requires involvement according to specificities of function, role and competence, the following subjects: teachers, technical-administrative, students, graduates of the course between, so it is important to recognize how the PPC is built in the Integrated Technical Course in Chemistry at IFG, Câmpus Anápolis. Thus, we hope that this research will help in the development of new PPCs and that it will help in the constitution of new pedagogical practices of the teachers of the mentioned course, aiming at the emancipation and critical education of students. The present study is based on achieving the perception of the index and degree of intellectual development in forms of comprehensive studies, by means of studies on faculty and academics. |
Palavras-chave: | Projeto Pedagógico de Curso Ensino de Química Formação humana e profissional |
CNPq: | Ensino de Química |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Anápolis |
Citação: | SILVA, Anderson Souza da. O ensino de Química e a formação integral: análise da proposta pedagógica do curso técnico integrado em Química do IFG Câmpus Anápolis. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis - GO, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1029 |
Data do documento: | 12-Ago-2021 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANDERSON TCC QUIMICA REVISADO VERSÃO FINAL PUPLICAÇÃO.pdf | TCC_Anderson Souza da Silva | 1,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.