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Tipo: Dissertação
Título: Avaliação do ruído ambiental gerado pelo tráfego de veículos no trânsito do Setor Leste Universitário, em Goiânia/GO, Brasil
Título(s) alternativo(s): Assessment of environmental noise generated by vehicular traffic in the Setor Leste Universitário, in Goiânia/GO, Brazil
Autor(es): Araújo, Ernando Soares
Primeiro Orientador: Oliveira, Lucas Nonato de
metadata.dc.contributor.referee1: Cuba, Renata Medici Frayne
metadata.dc.contributor.referee2: Carneiro, Gabriel Tenaglia
metadata.dc.contributor.referee3: Schimidt, Fernando
Resumo: A poluição sonora é, atualmente, uma das principais formas de degradação do ambiente urbano, capaz de provocar diversos efeitos nocivos à saúde humana. Dentre esses efeitos, cita-se: estresse, irritabilidade, agravamento de doenças cardiovasculares, distúrbios do sono, perdas auditivas e sensações de depressão e fadiga. Uma das principais fontes de ruído ambiental nas cidades é o tráfego veicular. Assim sendo, este estudo teve por objetivo avaliar os níveis de pressão sonora no trânsito de uma região no Setor Leste Universitário, em Goiânia/GO, com a elaboração do mapa acústico e projeção de cenários para a região abordada na pesquisa. As medições dos níveis de pressão sonora foram realizadas em 2018, conforme as diretrizes definidas pela Norma Técnica ABNT NBR 10151:2000. Os resultados indicaram que, na maior parte da área de estudo, os níveis de pressão sonora estão acima dos limites máximos permitidos pela legislação. Diante deste cenário, com a aplicação da técnica de planejamento fatorial, ficou evidenciado que o fator de maior influência no ruído de origem veicular foi a potência de emissão sonora por veículo. A partir desta evidência, foram projetados dois cenários: o primeiro, com a elevação das emissões sonoras por veículo, e o segundo, com a redução dessas emissões. Em comparação com os níveis de poluição sonora obtidos em 2018, verificou-se que no primeiro cenário ocorre uma degradação generalizada da qualidade acústica da área de estudo. Já no segundo cenário, que considera a redução das emissões sonoras por veículo, observou-se uma melhora da qualidade sonora em todos locais de região de análise. Desta forma, propõe-se a adoção de uma política pública que seja efetiva para promover a redução das potências sonoras veiculares individuais. Dentre estas políticas, destaca-se a implementação do Programa de Inspeção e Manutenção dos Veículos em Uso, estabelecido pela Resolução nº 418/2009, do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), como estratégia para diminuir os níveis de poluição veicular nas áreas urbanas e contribuir para o desenvolvimento sustentável e o bem-estar da população.
Abstract: Noise pollution is currently one of the main forms of degradation of the urban environment, capable of causing several harmful effects to human health. Among these effects are: stress, irritability, worsening of cardiovascular diseases, sleep disorders, hearing loss and feelings of depression and fatigue. One of the main sources of environmental noise in cities is vehicular traffic. Therefore, this study aimed to evaluate the sound pressure levels in traffic in a region in the East University Sector, in Goiânia/GO, with the elaboration of an acoustic map and projection of scenarios for the region covered in the research. The measurements of sound pressure levels were carried out in 2018, according to the guidelines defined by the Technical Standard ABNT NBR 10151:2000. The results indicated that, in most of the study area, sound pressure levels are above the maximum limits allowed by legislation. Given this scenario, with the application of the factorial planning technique, it was evident that the factor with the greatest influence on vehicular noise was the sound emission power per vehicle. Based on this evidence, two scenarios were projected: the first with an increase in noise emissions per vehicle and the second with a reduction in these emissions. In comparison with the levels of noise pollution obtained in 2018, it was found that in the first scenario there is a generalized degradation of the acoustic quality of the study area. In the second scenario, which considers the reduction of noise emissions per vehicle, an improvement in sound quality was observed in all locations in the region under analysis. Therefore, it is proposed to adopt a public policy that is effective in promoting the reduction of individual vehicular sound power. Among these policies, there is the Inspection and Maintenance Program for Vehicles in Use, established by Resolution No. 418/2009, of the National Council for the Environment (CONAMA), as a strategy to reduce vehicular pollution levels in urban areas and contribute to development sustainable development and the well-being of the population.
Palavras-chave: poluição
pollution
modelagem
modeling
monitoramento ambiental
environmental monitoring
mapeamento acústico
acoustic mapping
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA SANITARIA::SANEAMENTO AMBIENTAL::LEGISLACAO AMBIENTAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: ARAÚJO, Ernando Soares. Avaliação do ruído ambiental gerado pelo tráfego de veículos no trânsito do Setor Leste Universitário, em Goiânia/GO, Brasil. 2021. Dissertação (Mestrado em Tecnologia de Processos Sustentáveis) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiânia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/1025
Data do documento: 29-Set-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Tecnologia de Processos Sustentáveis

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