Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/994
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Histórias de mulheres que através da EJA realizaram o sonho de cursar o ensino superior
Título(s) alternativo(s): Stories of women who through EJA fulfilled the dream of attending higher education
Autor(es): Melo, Ivaine, Maria da Silva
Primeiro Orientador: Dias, Luciana Campos de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Ataides, Oberdan Quintino de
metadata.dc.contributor.referee2: Araújo, Daniel Séjour
metadata.dc.contributor.referee3: Dias, Luciana Campos de Oliveira
Resumo: Esta pesquisa apresentará histórias de mulheres que através da EJA conseguiram realizar o sonho de cursar uma faculdade. O Trabalho tem por objetivo discorrer sobre quais foram os acontecimentos que levaram estas mulheres a não terminarem os estudos no tempo regular, como foi a volta para escola e e inserção na academia e o papel da EJA neste processo.Trabalhei a partir do entendimento de que a educação se coloca como ferramenta cultural e libertadora, contextualizando assim com episódios vivenciados por mulheres que alcançaram níveis de superação social tendo a EJA como espaço de possibilidades. Nessa pesquisa trabalhei com método auto biográfico e metodologia de narrativas. Nos relatos, é possível perceber quais foram as dificuldades e obstáculos que foram impostos a estas mulheres. Dentro dessa trajetória, buscamos enfatizar a satisfação de cada uma em ter conseguido alcançar o ensino superior. Dessa forma, é importante saber quais são as razões que as levaram a abandonarem seus estudos e quais foram os caminhos os quais elas trilharam rumo ao retorno para a escola. As mulheres apresentaram como motivo do retorno o êxito pessoal e o incentivo da família. O acesso à realidade dessas mulheres é relevante pois oferece acesso a conteúdos relacionados à importância da EJA e sua relevância social.
Abstract: This research will present stories of women who, through EJA, managed to fulfill their dream of attending a college. I worked with continuing education and improvement of teachers, demonstrating education as a cultural and liberating object, thus contextualizing with episodes experienced by them exposed for analysis. reports, it is possible to see what were the difficulties and obstacles that were imposed. Within this trajectory, we seek to emphasize each one's satisfaction in having achieved higher education. Thus, it is important to know the reasons that led them to abandon their studies. It is also extremely important to know how the return to the classroom was, as these data generate the necessary discussions to see the deficiencies of regular education presented, being used as a basis for the improvement of education in EJA. These arguments have the production of knowledge as a perspective. For the construction of this, it was important to carry out a survey of the historical trajectory of EJA in Brazil. Subsequently, data and documents from the investigated students were sought.
Palavras-chave: Mulheres - ensino superior
Mulheres - ensino público
Educação de Jovens e Adultos
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Formosa
Citação: MELO, Ivaine Maria da Silva. Histórias de mulheres que através da EJA realizaram o sonho de cursar o ensino superior. 2021. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Sociais) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Formosa, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/994
Data do documento: 14-Fev-2022
Aparece nas coleções:Licenciatura em Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ivaine_Maria_da_Silva_Melo.pdfMelo, 20221,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.