Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/988
Tipo: produto-de-teses-e-dissertacoes
Título: O trabalho com funções do 1º grau a partir da teoria do ensino desenvolvimental
Título(s) alternativo(s): Working with 1st grade functions from the theory of developmental teaching
Autor(es): Inomata, Kenny Henrique Ferraz
Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee1: Vaz, Duelci Aparecido de Freitas
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Luciano Duarte da
metadata.dc.contributor.referee3: Cunha, André Luíz Araújo
Resumo: O presente material foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Campus Jataí. Denominamos este material de Sequência Didática (SD), elaborada com base em atividades desenvolvidas em sala de aula, fundamentada no nosso aporte teórico. Seu maior objetivo é trazer alguma contribuição ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo matemático de funções do 1º grau. Esta SD, assim, constitui-se como um Produto Educacional cujo público-alvo são professoras e professores de matemática que lidam com os anos finais do ensino fundamental e procuram, em sua prática didática, caminhos que tornem o ensino de matemática significativo para seus estudantes. Apresentamos nesta SD propostas de atividades com problemas aplicáveis em sala de aula como um auxílio complementar ao professor em sua prática didática, visando criar no estudante o pensamento da matemática como um contributo cotidiano para suas vidas. Propomos, com isso, um trabalho voltado para a resolução de problemas partindo das teorias de Vygotsky (1991; 1993) e Davydov (1987; 1988), os quais acreditam que as experiências sensíveis dos alunos e a mediação do professor são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem.
Palavras-chave: Função de Primeiro Grau
First Degree Function
Ensino Desenvolvimental
Developmental Teaching
Teoria Histórico-cultural
Historical-Cultural Theory
Experimento didático formativo
Formative didactic experiment
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática
Citação: INOMATA, K. H. F.; VAZ, D. A. F. O trabalho com funções do 1º grau a partir da teoria do ensino desenvolvimental. Produto Educacional vinculado à Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/988
Data do documento: 25-Mar-2021
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
produto_Kenny Henrique Ferraz Inomata.pdfProduto vinculado à dissertação2,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.