Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/988
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | O trabalho com funções do 1º grau a partir da teoria do ensino desenvolvimental |
Título(s) alternativo(s): | Working with 1st grade functions from the theory of developmental teaching |
Autor(es): | Inomata, Kenny Henrique Ferraz Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Luciano Duarte da |
metadata.dc.contributor.referee3: | Cunha, André Luíz Araújo |
Resumo: | O presente material foi desenvolvido a partir de uma pesquisa de Mestrado em Educação para Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás, Campus Jataí. Denominamos este material de Sequência Didática (SD), elaborada com base em atividades desenvolvidas em sala de aula, fundamentada no nosso aporte teórico. Seu maior objetivo é trazer alguma contribuição ao processo de ensino-aprendizagem dos alunos sobre o conteúdo matemático de funções do 1º grau. Esta SD, assim, constitui-se como um Produto Educacional cujo público-alvo são professoras e professores de matemática que lidam com os anos finais do ensino fundamental e procuram, em sua prática didática, caminhos que tornem o ensino de matemática significativo para seus estudantes. Apresentamos nesta SD propostas de atividades com problemas aplicáveis em sala de aula como um auxílio complementar ao professor em sua prática didática, visando criar no estudante o pensamento da matemática como um contributo cotidiano para suas vidas. Propomos, com isso, um trabalho voltado para a resolução de problemas partindo das teorias de Vygotsky (1991; 1993) e Davydov (1987; 1988), os quais acreditam que as experiências sensíveis dos alunos e a mediação do professor são fundamentais para o processo de ensino-aprendizagem. |
Palavras-chave: | Função de Primeiro Grau First Degree Function Ensino Desenvolvimental Developmental Teaching Teoria Histórico-cultural Historical-Cultural Theory Experimento didático formativo Formative didactic experiment |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Citação: | INOMATA, K. H. F.; VAZ, D. A. F. O trabalho com funções do 1º grau a partir da teoria do ensino desenvolvimental. Produto Educacional vinculado à Dissertação (Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática). Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás. Jataí. 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/988 |
Data do documento: | 25-Mar-2021 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_Kenny Henrique Ferraz Inomata.pdf | Produto vinculado à dissertação | 2,08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.