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dc.contributor.advisor1Teixeira, Renato Araújo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0304447646256690pt_BR
dc.contributor.referee1Silveira Júnior, Carlos Roberto da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5503461601783322pt_BR
dc.contributor.referee2Vasconcelos, Paulo Henrique Castanheira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7457140901450368pt_BR
dc.contributor.referee3Teixeira, Renato Araújo-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0304447646256690pt_BR
dc.creatorIucatan, Michele Barros Souza-
dc.date.accessioned2022-03-29T19:30:53Z-
dc.date.available2022-03-29T19:30:53Z-
dc.date.issued2021-12-02-
dc.identifier.citationIUCATAN, Michele Barros Souza. Educação digital e a importância da interdisciplinaridade no desenvolvimento de games. 2021. Trabalho de Conclusão de Cursos (Bacharel em Informática) – Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas, Inhumas, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/978-
dc.description.abstractThis article aims identify how nuances between digital games and the ideia of interdisciplinarity. This study is necessary because digital trends for the education of the future call for active pedagogical methodologies, in which the student becomes more active in teaching- learning as a result of being passive and just listener. This theme addresses digital games from the point of view of their development, which can be done by game design, for example, anchored on the premise of the importance of interdisciplinarity (macro scenario, without which the content is concerned), of the internal structure (micro scenario, which involves issues related to the choice of platform where the game will be implemented) and game design (game-based learning, which gives guidelines for characteristics such as gameplay, accessibility, interactivity etc.). Thus, the general objective of this work is to analyze some games, to verify the interdisciplinarity in practice, to verify positive and negative experiences of games created in specific specifications for this, as well as to verify which games train an interdisciplinary content to be developed and released in the educational market. The novelty that this study brings is that the elements of digital games can be transformed into pedagogical mechanics to generate active pedagogical experiences and methodologies, such as gamification, for example, which is not configured as a game in itself. And with regard to the research methodology, a survey of the literature on the subject will be carried out. At first, we will raise the bibliographical references, at another moment, we will analyze some digital games, to verify their didactic- interdisciplinary relationships. Preliminary analyzes show that interdisciplinarity entered digital games because developers built materials, games on top of existing knowledge, making use of reinterpretations and knowledge of their knowledge. It is concluded that a priori digital games are like texts, productions that carry a discourse, an ideology, belonging to social subjects, who use creativity and interdisciplinarity to tie their ideas and build a final product.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa vislumbra identificar as nuances entre os jogos digitais e a noção de interdisciplinaridade. Esse estudo faz-se necessário porque as tendências digitais para a educação do futuro convocam metodologias pedagógicas ativas, nas quais o aluno passa a ser mais ativo quanto ao ensino-aprendizado ao invés de ser passivo e apenas ouvinte. Essa temática aborda os jogos digitais do ponto de vista do seu desenvolvimento, que pode ser feito por um design de jogos, por exemplo, ancorada na premissa da importância da interdisciplinaridade (cenário macro, no qual a preocupação é o conteúdo), da estrutura interna (cenário micro, que envolve questões relacionadas a escolha da plataforma onde será implementado o jogo) e do design de games (game based learning, que dá as diretrizes para características, como, jogabilidade, acessibilidade, interatividade etc). Desta forma, o objetivo geral deste trabalho é analisar alguns games, para verificar a interdisciplinaridade na prática, verificar experiências positivas e também negativas de jogos criados em plataformas específicas para isso, bem como verificar quais jogos exigem um teor de interdisciplinaridade para serem desenvolvidos e explorados no mercado educacional. A novidade que esse estudo traz é de que os elementos dos jogos digitais podem ser transformados em estratégias pedagógicas para gerar experiências e didáticas ativas, como a gamificação, por exemplo, que não se configura como um jogo em si. E no que tange à metodologia da pesquisa será feito o levantamento de literatura sobre o assunto. Em um primeiro momento, a atenção esteve voltada às referências bibliográficas, em outro momento, na breve análise de alguns jogos digitais, para verificar suas relações didáticas-interdisciplinares. As análises preliminares mostram que a interdisciplinaridade adentrou nos jogos digitais por que os desenvolvedores construíram materiais, jogos em cima de conhecimentos já existentes, lançando mão de releituras e conexões dos seus conhecimentos. Conclui-se que os jogos digitais a priori são produções que carregam um discurso, uma ideologia, pertencentes a sujeitos sociais, que usam a criatividade e a interdisciplinaridade para amarrar suas ideias e construir um produto final.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Stefane Rodrigues de Lima (larissa.stefane@ifg.edu.br) on 2022-03-29T19:16:02Z No. of bitstreams: 1 TCC.Michele.Iucatan.pdf: 1450009 bytes, checksum: a6bed94d3e848a231f9eefc83092dcd1 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Maria Aparecida Rodrigues de Souza (maria.souza@ifg.edu.br) on 2022-03-29T19:30:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC.Michele.Iucatan.pdf: 1450009 bytes, checksum: a6bed94d3e848a231f9eefc83092dcd1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2022-03-29T19:30:53Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC.Michele.Iucatan.pdf: 1450009 bytes, checksum: a6bed94d3e848a231f9eefc83092dcd1 (MD5) Previous issue date: 2021-12-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Inhumaspt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducacionalpt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectJogos digitaispt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.titleEducação digital e a importância da interdisciplinaridade no desenvolvimento de gamespt_BR
dc.title.alternativeDigital education and the importance of interdisciplinarity in game developmentpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Bacharelado em Informática

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