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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/913
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Concepções de educação ambiental e tecnologias da informação e comunicação em projetos de cursos de licenciatura em ciências biológicas |
Título(s) alternativo(s): | Concepts of enviromental education and information technologies in communication project in biological sciences (licentiateship) |
Autor(es): | Amancio, Andréia Pires |
Primeiro Orientador: | Vieira, Darlene Ana de Paula |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Costa, Renata Luiza da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Vieira, Darlene Ana de Paula |
metadata.dc.contributor.referee2: | Costa, Lorenna Silva Oliveira |
metadata.dc.contributor.referee3: | Oliveira, Thaisa Lemos de Freitas |
Resumo: | O processo de formação de professores é um tema cercado de discussões sobre os desafios enfrentados por estes profissionais, seja na atuação ou na sua capacitação. Dentre as orientações trazidas pelos documentos oriundos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB - 9.394/1996), destaca-se os temas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) e a Educação Ambiental (EA), que são temas transversais na Educação Básica (EB) desde a década de 1990, se tornando imprescindível a apropriação desses conhecimentos pelos professores. Orientados pelo método materialista histórico-dialético, foi feita uma análise documental dos Projetos Pedagógicos vigentes dos cursos (PPC) de Licenciatura em Ciências Biológicas, quanto a formação dos professores relacionadas aos temas Educação Ambiental e Tecnologias da Informação e Comunicação de duas instituições públicas localizadas no Estado de Goiás. A análise dos PPCs das instituições revelou pontos convergentes e divergentes entre ambos. Os pontos convergentes da EA são: a preocupação em atender as exigências das DCN e projetos interdisciplinares para o tema. Entre os pontos divergentes para a EA estão: a transversalidade no ementário das disciplinas e falta de ação frente a formação inicial dos professores na EA. Quanto a análise do tema TIC, ambos os documentos associam a qualidade e/ou a inovação do processo educativo ao uso das TIC como técnica e não como ação transformadora. Os documentos de modo geral se apoiam na Legislação Educacional mais ainda se perdem ao explicitar como será na prática a formação de professores críticos com abordagem transversal frente aos temas EA e TIC. |
Abstract: | The teacher education process is a topic surrounded by discussions about the challenges faced by these professionals, whether in their performance or in their training. Among the guidelines provided by the documents arising from the Law of Guidelines and Bases of Education (LDB - 9394/1996), the themes of Information and Communication Technologies (ICT) and Environmental Education (EE) stand out, which are cross-cutting themes in Education Basic (EB) since the 1990s, making it essential for teachers to appropriate this knowledge. Guided by the historical-dialectical materialist method, a documental analysis of the Pedagogical Projects of the Licentiateship Biological Sciences Courses (PPCs) an analisis regarding teacher training and the themes of Environmental Education and Information and Communication Technologies of two public institutions in Goias state. The analysis of the institutions' PPCs revealed converging and diverging points between them. The converging points of the EE are: the concern to meet the requirements of the DCNs and interdisciplinary projects for the subject. The divergent points for EE are: the transversality in the syllabus of the disciplines and lack of action regarding the initial training of teachers in EE. As for the analysis of the ICT theme, both documents associate the quality and/or innovation of the educational process to the use of ICT as a technique and not as a transformative action. The documents in general are based on Educational Legislation, but they are even more lost when explaining how critical teachers' training will be in practice with a cross- cutting approach to the topics of EE and ICT. |
Palavras-chave: | Formação de professores Licenciatura em Biologia e Ciências Educação Ambiental Tecnologias da Informação e Comunicação |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | AMANCIO, Andréia Pires. Concepções de educação ambiental e tecnologias da informação e comunicação em projetos de cursos de licenciatura em ciências biológicas. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Goiás, Câmpus Inhumas, Inhumas, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/913 |
Data do documento: | 6-Jul-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
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