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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Alfabetização científica para crianças na perspectiva da Educação Ambiental
Título(s) alternativo(s): Scientific literacy for children from the perspective of Environmental Education
Autor(es): Pereira, Eduarda Caetano Gomes
Primeiro Orientador: Andrade, Ligia Viana
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Carvalho, Fernando dos Reis de
metadata.dc.contributor.referee1: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
Resumo: A Alfabetização Científica (AC) está ligada à forma ou maneira de compreender o mundo das ciências e a natureza como um todo. A importância da AC se faz, na abordagem de temas de grande relevância para a sociedade, de forma que este letramento seja aplicado, desde a fase inicial, ou seja, enquanto criança. Esta pesquisa, consistiu em promover, entre crianças, a AC, de modo que elas pudessem compreender, e realizar a análise de qualidade de águas, reforçando assim um ensino investigativo. Esta pesquisa foi realizada na abordagem de investigação qualitativa e seus procedimentos em um estudo de campo, com etapas experimentais, que consistiram em analisar as águas do Rio Paranaíba e outros córregos do município de Itumbiara-GO, envolvendo alunos do 3o e 4o anos do ensino fundamental de uma escola particular do município, nas etapas de coleta das amostras, nos experimentos e na análise dos resultados. A sequência foi realizada em cinco encontros, sendo que estes foram divididos em coleta das amostras in loco, preparação das amostras de cebola (Allium Cepa) como bioindicador, explicação do conceito, e análise do pH das águas, observação dos resultados e por fim, verificação da aprendizagem. Como resultado, tivemos que, desde o primeiro encontro, foi perceptível que o contato com a AC, já despertou curiosidade e senso crítico nas crianças, de modo em que elas relacionassem a aparência da água no local, à existência de vida no ambiente. Já no momento da observação dos resultados do crescimento das raízes da cebola, foi possível observar que a troca de impressões dos alunos junto com os colegas, ocasionou o levantamento de hipóteses e, a justificativa dos eventos ocorridos. No terceiro encontro, na explicação da teoria e realização dos experimentos, os alunos ficaram extremamente empolgados, e puderam sentir a presença da ciência em sua vida, pois, na realização das práticas foram utilizados alguns elementos que estão presentes no cotidiano deles, para investigação do pH. No último encontro, houve um momento de debate, o qual foi discutido, como os alunos enxergaram a aplicação da AC e como ela tem influência na Educação Ambiental. A percepção final dos alunos sobre o processo de AC foi colocada em prática através de desenhos realizados por eles, nos quais, eles registraram bastante preocupação com o meio ambiente, e suas percepções de mundo. A partir deste estudo pode-se concluir que o processo de AC aliado à temática de Educação Ambiental nos anos iniciais da educação básica é capaz de formar pessoas críticas, e reflexivas, de modo a se importarem com situações e atitudes que não beneficiam a natureza e os seres vivos, em geral. O planejamento do professor e o apoio da gestão escolar para a abordagem de ensino investigativo é muito importante no desenvolvimento e andamento proveitoso das aulas de ciências. Por fim, é importante ressaltar que a introdução de práticas e conhecimentos científicos colabora com a conscientização de determinados temas do cotidiano dos alunos, e possuem o poder de mudar atitudes, abrindo espaço para a aplicação da conscientização ambiental.
Abstract: Scientific Literacy (AC) is linked to the form or way of understanding the world of science and nature. The importance of CA is made, in the approach of topics of great relevance to society, so that this literacy is applied, from the initial phase, that is, as a child. This research, consisted of promoting, among children, CA, so that they could understand, and carry out the analysis of water quality, thus reinforcing an investigative teaching. This research was carried out in the qualitative investigation approach and its procedures in a field study, with experimental steps, which consisted of analyzing the waters of the Paranaíba River and other streams in the municipality of Itumbiara - GO, involving students from the 3rd and 4th years of teaching element of a private school in the municipality, in the steps of collecting the samples, in the experiments and in the analysis of the results. The sequence was carried out in five meetings, which were divided into collection of samples in loco, preparation of onion samples (Allium Cepa) as bioindicator, explanation of the concept, and analysis of the pH of the waters, observation of the results and finally, verification of learning. As a result, we had that, from the first meeting, it was noticeable that the contact with the CA, already aroused curiosity and critical sense in the children, so that they related the appearance of the water in the place, to the existence of life in the environment. At the time of observing the results of the growth of the onion roots, it was possible to observe that the exchange of impressions of the students together with their colleagues, led to the raising of hypotheses and the justification of the events that had occurred. In the third meeting, in explaining the theory and carrying out the experiments, the students were extremely excited, and could feel the presence of science in their lives, because in the realization of the practices, some elements that are present in their daily lives were used to investigate the pH. At the last meeting, there was a moment of debate, which was discussed, how students saw the application of CA and how it has an influence on Environmental Education. The students' final perception of the CA process was put into practice through drawings made by them, in which, they registered a lot of concern with the environment, and their perceptions of the world. From this study it can be concluded that the CA process combined with the theme of Environmental Education in the early years of basic education is capable of forming critical and reflective people, in order to care about situations and attitudes that do not benefit nature and living beings in general. Teacher planning and school management support for the investigative teaching approach is very important in the development and beneficial progress of science classes. Finally, it is important to emphasize that the introduction of scientific practices and knowledge contributes to the awareness of certain themes in the students' daily lives, and they have the power to change attitudes, opening space for the application of environmental awareness.
Palavras-chave: Alfabetização científica.
Scientific literacy.
Educação ambiental.
Environmental education.
Educação Básica.
Basic education.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: PEREIRA, Eduarda Caetano Gomes. Alfabetização científica para crianças na perspectiva da Educação Ambiental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 62 p. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/850
Data do documento: 7-Jun-2021
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