Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/847
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da metodologia ativa “realidade aumentada” no ensino de Química: um estudo bibliográfico quantitativo
Título(s) alternativo(s): The use of the active methodology "augmented reality" in the teaching of Chemistry: a quantitative bibliographic study
Autor(es): Borges, Ludmilla Rodrigues de Jesus
Primeiro Orientador: Neigrames, Wáquila Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Neigrames, Wáquila Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Mendonça, Glauce Ribeiro de Souza
metadata.dc.contributor.referee3: Santos, Lucas Eduardo Marques
Resumo: Esta pesquisa consiste em averiguar o uso das metodologias ativas, mais especificamente a realidade aumentada, no Ensino de Química, fazendo do aluno o protagonista da sua própria aprendizagem, sendo ele responsável pela construção do seu saber. Tem-se como objetivo conhecer a produção científica acerca do uso da realidade aumentada no Ensino de Química, ancorada nos pressupostos teóricos de Kirner (2008), Tori, Kirner e Siscouto (2006), Azuma (1997), Romão e Gonçalves (2013), García, Ortega e Zednit (2017) entre outros. Para a coleta de dados, realizou-se uma pesquisa bibliográfica através de 16 artigos selecionados, no período de 2010 à 2020, nas bases de dados Scientific Eletronic Library Online (SciELO), Google Acadêmico, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). A análise indica que a realidade aumentada tem sido uma proposta eficiente no Ensino da Química, no entanto, há uma necessidade que deve ser suprida, que é a formação de professores para atuar com o ensino através da Realidade Aumentada.
Abstract: This research consists in investigating the use of active methodologies, more specifically augmented reality, in Chemistry Teaching, making the student the protagonist of his own learning, being responsible for the construction of his knowledge. Its objective is to know the scientific production about the use of augmented reality in Chemistry Teaching, anchored in the theoretical assumptions of Kirner (2008), Tori, Kirner and Siscouto (2006), Azuma (1997), Romão and Gonçalves (2013), García, Ortega and Zednit (2017) among others. For data collection, a bibliographic search was conducted through 16 selected articles, from 2010 to 2020, in the databases Scientific Electronic Library Online (SciELO), Google Scholar, Coordination of Improvement of Higher Education Personnel (CAPES) and Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD). The analysis indicates that augmented reality has been an efficient proposal in the Teaching of Chemistry, however, there is a need that must be met, which is the training of teachers to act with teaching through Augmented Reality.
Palavras-chave: Metodologias ativas.
Active methodologies.
Realidade aumentada.
Augmented reality.
Ensino de Química.
Chemistry teaching.
Tecnologia.
Technology.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: BORGES, Ludmilla Rodrigues de Jesus. O uso da metodologia ativa “realidade aumentada” no ensino de Química: um estudo bibliográfico quantitativo. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 48 p. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/847
Data do documento: 14-Mai-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Ludmilla Rodrigues de Jesus Borges.pdfTCC Licenciatura em Química 2021 - Câmpus Itumbiara - Ludmilla Rodrigues de Jesus Borges - O uso da metodologia ativa “realidade aumentada” no ensino de Química: um estudo bibliográfico quantitativo1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.