Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/844
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Tecnologias de informação e comunicação (TIC) na aprendizagem de alunos com baixa visão.
Título(s) alternativo(s): Information and communication technologies (ICT) in the learning of students with low vision.
Autor(es): Costa, Grasielly Pereira
Primeiro Orientador: Rosa, Adriana Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Rosa, Adriana Carvalho
metadata.dc.contributor.referee2: Pereira, Maria Rita Nascimento
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Michele Cristina da
Resumo: Com a globalização o número de informações, tecnologias, métodos e, sobretudo inovações têm ganhado cada vez mais os espaços educacionais, desse modo as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) tem uma função preponderante nesse processo de transformação na educação, especialmente no que se refere a alunos com baixa visão. Assim, objetivou-se verificar a contribuição das TIC no processo de ensino-aprendizagem de alunos das escolas públicas na cidade de Itumbiara-GO, diagnosticados com baixa visão. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e análise quantitativa, a qual foi realizada com docentes de escolas públicas do Ensino regular do município de Itumbiara-GO que possuem alunos com baixa visão. Observou-se que a maioria dos docentes conhece e considera importante o uso das TIC na sala de aula, mas a minoria usa. Menos da metade dos respondentes já fizeram curso na área de inclusão. Os docentes relataram que a escola tem sala de recursos multifuncionais; oferece AEE e materiais adaptados para alunos com baixa visão. A maioria dos professores usa materiais ampliados para alunos e possuem conhecimento sobre fonte e tamanho de letra, e afirma que não existem muitas barreiras para a inclusão e considera sua escola inclusiva. A pesquisa mostra a importância em os professores desenvolverem metodologias de ensino que mobilizem os alunos com baixa visão a participarem das aulas com maior entusiasmo, de modo que o conhecimento seja igualitário, servindo de subsídio para a construção do conhecimento científico.
Abstract: With the globalization, the number of information, technologies, methods and, above all, innovations have been gaining more and more educational spaces, so the Information and Communication Technologies (ICT) has a preponderant role in this process of transformation in education, especially with regard to refers to students with low vision. Thus, the objective was to verify the contribution of ICT in the teaching-learning process of students from public schools in the city of Itumbiara-GO, diagnosed with low vision. This is a field research, of a descriptive character and quantitative analysis, which was carried out with teachers from public schools of regular education in the municipality of Itumbiara-GO who have students with low vision. It was observed that most teachers know and consider the use of ICT in the classroom to be important, but the minority does. Less than half of the respondents have already taken a course in the area of inclusion. The teachers reported that the school has a multifunctional resource room; offers ESA and adapted materials for students with low vision. Most teachers use expanded materials for students and have knowledge of font and font size, and state that there are not many barriers to inclusion and consider their school inclusive. The research shows the importance for teachers to develop teaching methodologies that mobilize students with low vision to participate in classes with greater enthusiasm, so that knowledge is equal, serving as a subsidy for the construction of scientific knowledge.
Palavras-chave: Inclusão.
Inclusion.
Tecnologias de Informação e Comunicação.
Information and Communication Technologies.
Baixa visão.
Low vision.
Ensino-aprendizagem.
Teaching-learning.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: COSTA, Grasielly Pereira. Tecnologias de informação e comunicação (TIC) na aprendizagem de alunos com baixa visão. 2020. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 24 p. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/844
Data do documento: 30-Out-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon. especialização_Grasielly Pereira Costa.pdfMonografia Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Câmpus Itumbiara 2020 - Grasielly Pereira Costa - Tecnologias de informação e comunicação (TIC) na aprendizagem de alunos com baixa visão470,83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.