Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/842
Tipo: | Monografia-Especialização |
Título: | Sequência de ensino investigativo na Educação para Jovens e Adultos com tema adulteração em leite. |
Título(s) alternativo(s): | Inquiry-based learning sequence in education for youth and adults on the subject of adulteration in milk. |
Autor(es): | Silva, Laurienny Araújo da |
Primeiro Orientador: | Santos, João Paulo Victorino |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Goulart, Simone Machado |
metadata.dc.contributor.referee1: | Santos, João Paulo Victorino |
metadata.dc.contributor.referee2: | Rezende, Gláucia Aparecida Andrade |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Tatiana Aparecida Rosa da |
Resumo: | O ensino de Química enfrenta variados desafios para se integrar ao cotidiano dos alunos, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse trabalho foi desenvolvida uma sequência de ensino por investigação (SEI) na disciplina de Química para turmas da EJA do Ensino Médio com o objetivo de aproximar o conteúdo a um tema social, o problema de adulteração em leite. A SEI foi organizada em 3 etapas: a apresentação do tema e problematização; atividade experimental e a discussão e proposição de soluções. Os alunos que participaram das etapas da SEI tiveram melhor desempenho na proposição de soluções e entendimento do assunto abordado. A sistematização das ideias, realizada no formato de roda de conversa, estimulou os alunos a interagirem coletivamente e elencarem soluções à situação-problema, mostrando que essa metodologia pode ser uma boa proposta didática para a EJA, por fundamentar-se na contextualização e tornando os conceitos científicos mais acessíveis para esses alunos. |
Abstract: | The teaching of chemistry faces various challenges to integrate into the daily lives of students, especially in Youth and Adult Education (YAE). In this work, an inquiry based learning sequence was developed in the subject of Chemistry for classes of YAE High School with the objective of approaching the content to a social theme, the problem of adulteration in milk. The sequence was organized in 3 stages: the presentation of the theme and problematization; experimental activity and the discussion and proposal of solutions. The students who participated in the stages of sequence had a better performance in proposing solutions and understanding of the subject addressed. The systematization of ideas, performed in a conversation wheel format, encouraged students to interact collectively and list solutions to the problem situation, showing that this methodology can be a good didactic proposal for YAE, by being based on contextualization and making scientific concepts more accessible to these students. |
Palavras-chave: | Sequência de ensino investigativo. Inquiry-based learning. Ensino de Química. Chemistry teaching. Adulteração em leite. Adulteration in milk. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Itumbiara |
Citação: | SILVA, Laurienny Araújo da. Sequência de ensino investigativo na Educação para Jovens e Adultos com tema adulteração em leite. 2020. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 23 p., 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/842 |
Data do documento: | 22-Out-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Ensino de Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
mon. especialização_Laurienny Araújo da Silva.pdf | Monografia Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Câmpus Itumbiara 2020 - Laurienny Araújo da Silva - Sequência de ensino investigativo na Educação para Jovens e Adultos com tema adulteração em leite | 525,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.