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Tipo: Monografia-Especialização
Título: Sequência de ensino investigativo na Educação para Jovens e Adultos com tema adulteração em leite.
Título(s) alternativo(s): Inquiry-based learning sequence in education for youth and adults on the subject of adulteration in milk.
Autor(es): Silva, Laurienny Araújo da
Primeiro Orientador: Santos, João Paulo Victorino
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Goulart, Simone Machado
metadata.dc.contributor.referee1: Santos, João Paulo Victorino
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Tatiana Aparecida Rosa da
Resumo: O ensino de Química enfrenta variados desafios para se integrar ao cotidiano dos alunos, principalmente na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Nesse trabalho foi desenvolvida uma sequência de ensino por investigação (SEI) na disciplina de Química para turmas da EJA do Ensino Médio com o objetivo de aproximar o conteúdo a um tema social, o problema de adulteração em leite. A SEI foi organizada em 3 etapas: a apresentação do tema e problematização; atividade experimental e a discussão e proposição de soluções. Os alunos que participaram das etapas da SEI tiveram melhor desempenho na proposição de soluções e entendimento do assunto abordado. A sistematização das ideias, realizada no formato de roda de conversa, estimulou os alunos a interagirem coletivamente e elencarem soluções à situação-problema, mostrando que essa metodologia pode ser uma boa proposta didática para a EJA, por fundamentar-se na contextualização e tornando os conceitos científicos mais acessíveis para esses alunos.
Abstract: The teaching of chemistry faces various challenges to integrate into the daily lives of students, especially in Youth and Adult Education (YAE). In this work, an inquiry based learning sequence was developed in the subject of Chemistry for classes of YAE High School with the objective of approaching the content to a social theme, the problem of adulteration in milk. The sequence was organized in 3 stages: the presentation of the theme and problematization; experimental activity and the discussion and proposal of solutions. The students who participated in the stages of sequence had a better performance in proposing solutions and understanding of the subject addressed. The systematization of ideas, performed in a conversation wheel format, encouraged students to interact collectively and list solutions to the problem situation, showing that this methodology can be a good didactic proposal for YAE, by being based on contextualization and making scientific concepts more accessible to these students.
Palavras-chave: Sequência de ensino investigativo.
Inquiry-based learning.
Ensino de Química.
Chemistry teaching.
Adulteração em leite.
Adulteration in milk.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: SILVA, Laurienny Araújo da. Sequência de ensino investigativo na Educação para Jovens e Adultos com tema adulteração em leite. 2020. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 23 p., 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/842
Data do documento: 22-Out-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

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