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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/840
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | Propostas de metodologias ativas para o ensino de cinética química e modelos atômicos. |
Título(s) alternativo(s): | Proposals for active methodologies for teaching chemical kinetics and atomic models. |
Autor(es): | Lima, Gabriely Barbosa |
Primeiro Orientador: | Andrade, Ligia Viana |
metadata.dc.contributor.advisor-co1: | Graciano, Marlene Ribeiro da Silva |
metadata.dc.contributor.referee1: | Andrade, Lígia Viana |
metadata.dc.contributor.referee2: | Pereira, Maria Rita Nascimento |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Tatiana Aparecida Rosa da |
Resumo: | A presente pesquisa teve por finalidade analisar os efeitos das metodologias ativas em sala de aula, tentando promover melhorias no processo de ensinoaprendizagem, particularmente, para o ambiente de ensino de Química. Compreende-se, na literatura especializada, que metodologias ativas representam uma ampliação das possibilidades pedagógicas, com mudanças no espaço de discussões e interações. Sob a ótica do papel discente, as metodologias ativas permeiam o envolvimento dos estudantes com a aprendizagem, enfatizando a responsabilidade deles mesmos neste processo, saindo de seu estado de passividade. Levando em consideração os desafios e benefícios das metodologias ativas para o contexto escolar,a pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira foi um estudo piloto, realizado no 1° ano do ensino médio, com o conteúdo de modelos atômicos. A metodologia ativa escolhida para esta etapa foi gamificação e softwares aplicados ao ensino de Química. Nos resultados, foram encontradas muitas dificuldades para a realização da intervenção. Em consequência, o desempenho não foi tão satisfatório,devido à ausência de recursos tecnológicos na escola. A segunda etapa foi realizada no 2° ano do ensino médio, com o conteúdo de cinética Química. Os problemas encontrados na primeira intervenção, como a resistência em liberar o uso de recursos tecnológicos e o acesso à internet, se mantiveram, mas foram contornados nessa etapa, já que os alunos responderam a um questionário online, em suas casas. Já com relação às metodologias ativas escolhidas, sala de aula invertida e rotação por estações de aprendizagem, os objetivos foram alcançados no sentido de promover melhores resultados no desempenho dos alunos, na disciplina de Química. Com base nos dados coletados, foi possível verificar a evolução da aprendizagem dos alunos, o que leva à conclusão de que as metodologias ativas, se devidamente organizadas no planejamento docente, podem ser grandes aliadas no processo educativo. Esta pesquisa também promoveu reflexões sobre os desafios do profissional da educação que deseja, muitas vezes, inovar em suas práticas, mas encontra entraves neste cenário, como a resistência aos recursos digitais, ainda presente em muitas instituições; a limitação na infraestrutura, com equipamentos sucateados nas escolas; a dificuldade de muitos professores experientes em testar novas estratégias docentes, reorganizando suas práticas e suas crenças sobre a Educação. |
Abstract: | This research aimed to analyze the effects of active classroom methodologies, trying to promote improvements in the teachinglearning process, particularly for the chemistry teaching environment. It is understood, in the specialized literature, that active methodologies represent an expansion of pedagogical possibilities, with changes in the space of discussions and interactions. From the perspective of the student role, the active methodologies permeate the students' involvement with learning, emphasizing their responsibility in this process, leaving their passive state. Considering the challenges and benefits of active methodologies for the school context, the research was divided into two stages: the first was a pilot study, carried out in the 1st year of high school, with the subject of atomic models. The active methodology chosen for this stage was gamification and software applied to chemistry teaching. In the results, many difficulties were found to perform the intervention. As a result, performance was not as satisfactory due to the lack of technological resources in the school. The second stage was held in the 2nd year of high school, with the subject of chemical kinetics. The problems encountered in the first intervention, such as the resistance to freeing up technological resources and access to the Internet, remained, but were circumvented at this stage, as the students answered an online questionnaire in their homes. Regarding the active methodologies chosen, flipped classroom and rotation by learning stations, the objectives were achieved in order to promote better results in the performance of students in the discipline of Chemistry. Based on the collected data, it was possible to verify the evolution of students' learning, which leads to the conclusion that the active methodologies, if properly organized in the teaching planning, can be great allies in the educational process. This research also promoted reflections on the challenges of education professionals who often wish to innovate in their practices, but find obstacles in this scenario, such as the resistance to digital resources, still present in many institutions; limited infrastructure, with equipment scrapped in schools; the difficulty of many experienced teachers in testing new teaching strategies, reorganizing their practices and beliefs about education. |
Palavras-chave: | Metodologias ativas. Active methodologies. Ensino de Química. Chemistry teaching. Ensino-aprendizagem. Teaching-learning. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Itumbiara |
Citação: | LIMA, Gabrielly Barbosa. Propostas de metodologias ativas para o ensino de cinética química e modelos atômicos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 58 p., 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/840 |
Data do documento: | 13-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Química |
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tcc_Gabriely Barbosa Lima.pdf | TCC Licenciatura em Química - Câmpus Itumbiara 2019 - Gabrielly Barbosa Lima - Propostas de metodologias ativas para o ensino de cinética química e modelos atômicos. | 1,13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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