Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/732
Tipo: | produto-de-teses-e-dissertacoes |
Título: | Pesquisa enquanto viés metodológico na formação continuada de professores que ensinam matemática na educação básica |
Autor(es): | Silva, Ewerson Tavares da Silva, Luciano Duarte da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Silva, Luciano Duarte da |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vaz, Duelci Aparecido de Freitas |
metadata.dc.contributor.referee3: | Souza, Roberto Barcelos |
Resumo: | O curso de formação continuada descrito a seguir apresenta-se como um produto educacional vinculado a pesquisa intitulada Professores que ensinam matemática e o movimento professor-pesquisador: diálogos e uma proposta de formação continuada. O objetivo dessa proposta é possibilitar um momento de discussão acerca a importância do ato da pesquisa na prática docente de modo a apontar alguns caminhos para a efetivação desse ideal. A partir dessas discussões, esperamos que estes docentes sejam capazes de repensar sobre a formação, papel e atuação deles, de modo a questionarem as suas próprias práticas, o sistema a qual estão inseridos e os impactos de outras ações sociais no seu lócus de trabalho e nos sujeitos que ali frequentam. Tal proposta de formação continuada aqui descrita se aproxima do que Demailly (1992) denomina da perspectiva interativo-reflexiva. Esse modelo de formação procura através de um trabalho colaborativo de estudos e reflexões, discutir os problemas que emergem do cotidiano escolar de modo a apontar para possíveis soluções. Para elaboração desse material, nos apoiamos em pesquisadores que dialogam as temáticas que serão aqui expostas sob uma perspectiva crítica, de modo a contestar tanto modelos empíricos e 3 técnicos que tanto estiveram presente nos ideários de formação docente. Tal escolha foi feita de modo a projetar diálogos que possibilitem que alunos, professores e formadores de professores possam elaborar, através da educação, espaços de resistência aos arranjos sociais dominantes, pautados na emancipação, criticidade e libertação. Dessa forma o curso aqui apresentado visa ser uma orientação para tais encontros onde, a partir da temática levantada, possamos pensar em problemáticas que merecemser investigadas. Destacamos que, o texto escrito a seguir não tem como objetivo se apresentar como um material que deve ser seguido conforme os cânones apresentados aqui, mas deve ser encarado como uma sugestão a qual deve ser aperfeiçoada de modo a atender as especificidades do local e dos interesses daqueles que utilizarão esse material. 7 Diante do presentado até aqui, tal proposta é pensada para ocorrer em dois momentos: O momento inicial seria realizado por meio de encontros presencias onde seriam discutidas algumas abordagens que poderiam ser exploradas pelos professores em sala de aula tanto no intuito de contribuir para a sua prática docente quanto para serem objeto de pesquisa e investigação. Para auxiliar os professores a perceberem tais temáticas como possíveis objetos de estudo, ao término de alguns encontros é proposto a esse grupo a leitura, análise e discussão de artigos e/ ou relatos de experiência que trazem no seu bojo as temáticas ali exploradas. Para a segunda etapa dessa formação continuada foi pensado que eles elaborassem algum produto que fosse advindo do que foi trabalhado nos encontros. Na posição de proponente, sugiro aos participantes que produzam algo por escrito no formato de um artigo, relato de experiência, projeto a ser aplicado na escola ou um pré-projeto. Deste modo, esse produto educacional se materializou como um curso apostilado apresentando o material que foi utilizado nos encontros. Enquanto proponente desse curso e pesquisador, espero que esse material possa suscitar reflexões e se apresentar como uma alternativa para se fazer convergir teoria e prática. |
Palavras-chave: | Formação docente Professor-pesquisador Educação Básica Professores que ensinam matemática |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Jataí |
metadata.dc.publisher.program: | Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciências e Matemática |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/732 |
Data do documento: | 15-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
produto_Ewerson Tavares da Silva.pdf | Produto Educacional de Dissertação de Mestrado | 2,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.