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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O uso da intermodalidade como vantagem competitiva no escoamento da soja em Goiás: uma abordagem comparativa de custos logísticos em diferentes ambientes computacionais
Título(s) alternativo(s): The use of intermodality as an competitive dvantage in distribution of soy in Goiás: a comparative cost approach in different computing anvironments
Autor(es): Silva, Daiana Rosa Mota
Vieira, Ianka Santana
Primeiro Orientador: Azevedo, Luciana Araújo
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Paranaíba, Adriano de Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Azevedo, Luciana Araújo
metadata.dc.contributor.referee2: Gonçalves, Ricardo Freire
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Denis Biolkino de Sousa
Resumo: A economia dos transportes possui uma participação muito importante na cadeia produtiva de diversas atividades econômicas. É estimado que cerca de 1/8 de toda economia mundial, esteja relacionado com atividades de transporte e logística, ou seja, o fluxo de transferência de produtos dos locais de produção até os locais de consumo. É intrínseco a necessidade de movimentação e transação de pessoas ou cargas. Com a globalização, a competição entre as cadeias produtivas, se tornou ainda mais acirrada, e passou a buscar vantagens competitivas para disputar a preferência dos consumidores. Partindo deste ponto, para as empresas e economias, é relevante pensar e analisar as diversas formas de promoverem soluções competitivas mais inteligentes, e que impactem com valor agregado, a predileção dos clientes e consumidores. Uma das formas mais agregadoras de valor para um determinado bem, está na disponibilidade de compra em determinado local. Esse ponto, se relaciona muito com as atividades logísticas, pois é nela que se pode transacionar cargas e pessoas e gerar disponibilidade e acesso. Com o passar do tempo, e principalmente após as grandes guerras mundiais do século XX, percebeu-se a logística, como uma frente a ser investida para redução de custos e incrementar vantagens competitivas dentre os concorrentes. Com as novas tecnologias e novos modos de transporte, surgiu a necessidade de estudar maneiras mais inovadoras de construir uma formatação logística mais eficiente. Para isso, o modelo deste trabalho, busca explorar rotas economicamente mais atrativas, através do uso da intermodalidade, para o escoamento da soja em Goiás nos principais corredores logísticos estratégicos do país. O modelo se apoia em uma programação linear dos problemas de transporte, sendo baseado no modelo apresentado por Marujo e Silva (2012) e Belfiore e Fávero (2013) e utilizando as plataformas Microsoft Excel e Dev C ++, como ambientações computacionais para fins também, de comparação de performance. Como resultado, se obteve que as rotas 01, 02, e 04 - que possuem elementos de intermodalidade – apresentaram resultados economicamente mais atrativos do que as rotas 03 e 05, que utilizam rotas exclusivamente rodoviárias. A economia potencial média aferida, foi de quase 39 milhões de reais para a demanda de quase 4 milhões de toneladas de soja, uma redução de proximamente 21% nos custos logísticos, quando comparado com simulações exclusivamente feitas com o modo rodoviário. Apesar de limitada as possibilidades de intermodalidade no centro-oeste brasileiro, devido ao desbalanceamento das rotas, ainda são possíveis encontrar oportunidades no cenário atual. Dentre as plataformas utilizadas, o Excel se comportou de forma mais precisa e simples de se utilizar em comparação com o Dev C + +.
Abstract: The transport economy has a very important role in the production chain of several economic activities diverse economic activities. It is estimated that about 1/8 of the entire world economy is related to related to transport and logistics activities, i.e. the flow of transference of products from the production sites to the consumption sites. It is intrinsic to the need for movement and transaction of people or cargo. With globalization, competition between production became even fiercer, and began to seek competitive advantages to compete for consumer preference. to compete for the preference of consumers. Starting from this point, for companies and economies, it is relevant to think and analyze the various ways to promote more intelligent more intelligent competitive solutions, and that impact, with added value, the predilection of customers and consumers. One of the most value-adding ways for a given good is in the availability availability of purchase at a certain location. This point is closely related to the logistics activities, because it is there that one can transact cargo and people and generate availability and access. As time went by, and especially after the great wars of the century, logistics was perceived as a front to be invested in to reduce costs and increase costs and increase competitive advantages among competitors. With the new technologies and new modes of transportation, the need arose to study more innovative ways to innovative ways to build a more efficient logistics format. To this end, the model of this more economically attractive routes, through the use of intermodality, for the intermodality, for the flow of soy in Goiás in the main strategic logistic corridors of the strategic logistics corridors in the country. The model is based on a linear programming of transportation problems transportation problems, based on the model presented by Marujo and Silva (2012) and Belfiore and Fávero (2013) and using the Microsoft Excel and Dev C ++ platforms as computational for performance comparison purposes. As a result, it was obtained that routes 01, 02, and 04 - which have elements of intermodality - showed results economically more attractive than routes 03 and 05, which use exclusively road routes. road. The average potential economy measured was almost 39 million reais for a demand of almost demand of almost 4 million tons of soy, a reduction of close to 21% in logistic costs logistic costs, when compared with simulations made exclusively with the road mode. road mode. Despite the limited possibilities of intermodality in central-western Brazil due to unbalanced routes, it is still possible to find opportunities in the current scenario. Among the platforms used, Excel behaved more accurately and simpler to use compared to Dev C ++
Palavras-chave: Logística
Intermodalidade
Pesquisa Operacional
Modelo matemático
Ambientação computacional
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE TRANSPORTES::PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES:
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Goiânia
Citação: MOTA, D.; VIEIRA. I. O uso da intermodalidade como vantagem competitiva no escoamento da soja em Goiás: Uma abordagem comparativa de custos logísticos em diferentes ambientes computacionais. Goiânia, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/701
Data do documento: 1-Fev-2021
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia de Transportes

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