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http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/698
Tipo: | Monografia-Especialização |
Título: | Educação Inclusiva, formação docente e ensino de Geografia |
Título(s) alternativo(s): | Inclusive Education, teacher qualification and Geography teaching |
Autor(es): | Queirós, Karine Vicência Souto |
Primeiro Orientador: | Peixoto, Maria Angélica |
metadata.dc.contributor.referee1: | Peixoto, Maria Angélica |
metadata.dc.contributor.referee2: | Vieira, Darlene Ana de Paula |
metadata.dc.contributor.referee3: | Viana, Nildo Silva |
Resumo: | O tema deste trabalho é a Educação Inclusiva e a formação docente em sua relação com o ensino de Geografia. Objetiva descobrir obstáculos enfrentados pelos docentes de Geografia no que se refere a sua formação para atuação na Educação Inclusiva de alunos com deficiência intelectual. Realizou-se uma revisão bibliográfica sobre a Educação Especial e as políticas públicas direcionadas a Educação Inclusiva. O material para análise foi coletado na plataforma Google acadêmico utilizando as palavras-chaves: “deficiência intelectual”, “inclusão”, “formação docente” e “ensino Geografia”. Após um processo de análise e seleção, foram incluídos, em nossa discussão, seis trabalhos científicos. Os resultados apontam que a Educação Inclusiva avançou em relação à capacitação inicial dos docentes de Geografia para atuarem em salas com alunos com deficiência intelectual, porém as discussões sobre o tema devem ser ampliadas e os currículos dos cursos de licenciatura necessitam ser aprimorados. Apesar da formação continuada ser essencial, não é oferecida gratuitamente por órgãos públicos. Devido à baixa remuneração, os docentes são levados a elevarem a carga horária de trabalho para que possam assumir os gastos. É nítido que o debate sobre sucesso ou fracasso da inclusão está focado na atuação dos docentes. Todavia, deve-se destacar que tal fato não pode ser analisado como único e exclusivo ponto de análise. A dinâmica dos ambientes escolares bem como a influência de todos os profissionais e estruturas que os compõem deve estar preparada para o atendimento e envolvimento com os alunos com deficiência intelectual de maneira a contribuir para a efetivação do processo de inclusão escolar. |
Abstract: | The theme of this work is Inclusive Education and teacher qualification in its relationship with the Geography teaching. It aims to to find out the obstacles faced by Geography teachers with regard to their training to work in inclusive education for students with intellectual disabilities. A bibliographic review was acomplished on special education and public policies towards Inclusive Education. The material for analysis was collected on the Google academic platform using the keywords: "intellectual disability", "inclusion", "teacher qualification" and "Geography teaching". After a process of analysis and selection there has been included in our discussion, six scientific papers. The results point out that Inclusive Education has enhanced in relation to the initial qualification of Geography teachers to work in classrooms with students with intellectual disabilities, however the discussions on the theme must be augmented and the curricula of undergraduate courses need to be improved. Despite the importance of the free constant qualification, it is not provided by the public agencies. Due to the low remuneration, the teachers are led to increase the workload so that they can assume the expenses. It is clear that the debate about success or failure of inclusion is focused on the teachers' play-role. Nonetheless, this is not the only aspect to be observed. The school environments dynamics, as well as the influence of all professionals and structures that compose them, must be prepared for the care and involvement with students with intellectual disabilities in order to contribute to the effectiveness of the school inclusion process. |
Palavras-chave: | Educação Inclusiva Ensino de Geografia Formação docente |
CNPq: | Ciências Humanas. Educação. Formação de professores |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | QUEIRÓS, K.V.S. Educação Inclusiva, Formação Docente e Ensino de Geografia. Monografia de Especialização (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2021. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/698 |
Data do documento: | 8-Abr-2021 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
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