Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/697
Tipo: | Monografia-Especialização |
Título: | Pedagogas(os) no Ensino de Ciências: Limites e possibilidades na prática docente |
Título(s) alternativo(s): | Pedagoges(o) in Science Teaching: limits and possibilities in teaching practice |
Autor(es): | Silva, Byanca Teles da |
Primeiro Orientador: | Cassiano, Karla Ferreira Dias |
metadata.dc.contributor.referee1: | Cassiano, Karla Ferreira Dias |
metadata.dc.contributor.referee2: | Silva, Thiffanne Pereira dos |
metadata.dc.contributor.referee3: | Pereira, Lidiane de Lemos Soares |
Resumo: | As experiências pedagógicas concretizadas na etapa inicial de escolarização suscitam inquietações relacionadas à formação e ao fazer docente e sua ligação com os processos de materialização do Ensino de Ciências. Esta pesquisa buscou compreender como os saberes docentes se constituem, articulam e implicam na prática docente por meio da materialização de experiências no Ensino de Ciências, identificando e discutindo aspectos da formação universitária para e na atuação com o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos elucidar nesta pesquisa como os saberes docentes, conforme apontamentos em Tardif (2014), se constituem e implicam na prática, no intuito de contribuir com reflexões acerca da formação inicial em Pedagogia em sua relação com o Ensino de Ciências. Para realização desta pesquisa de cunho qualitativo (FLICK, 2013), empregou-se procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin (2010) para analisar um Projeto Pedagógico de Curso e os dados construídos a partir de entrevistas no formato de narrativas. A análise identificou o reconhecimento da correlação entre os aspectos metodológicos construídos na formação inicial e vivenciados na prática, porém também indicou, a partir dos relatos que articularam o projeto formativo e a prática, a emergência de fragilidades apontadas pelas profissionais no que diz respeito às condições intelectuais para a abordagem de temas do campo da Ciências da Natureza. Portanto, este estudo pretendeu construir novos olhares para proposições que possam contribuir com a formação de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Abstract: | The pedagogical experiences carried out in the initial stage of schooling raise concerns related to the training and to making teachers and their connection with the processes of materialization of Science Teaching. This research sought to understand how the teaching knowledge is constituted, articulated and implied in the teaching practice through the materialization of experiences in Science Teaching, identifying and discussing aspects of university education for and in acting with Science Teaching in the early years of Elementary Education . We seek to elucidate in this research how the teaching knowledge, according to notes in Tardif (2014), are constituted and imply in practice, in order to contribute with reflections about the initial formation in Pedagogy in its relation with Science Teaching. To carry out this qualitative research (FLICK, 2013), methodological procedures of Content Analysis by Bardin (2010) were used to analyze a Pedagogical Course Project and the data constructed from interviews in the form of narratives. The analysis identified the recognition of the correlation between the methodological aspects built in the initial training and experienced in practice, however it also indicated, from the reports that articulated the training project and the practice, the emergence of weaknesses pointed out by the professionals regarding the conditions intellectuals to approach themes in the field of Natural Sciences. Therefore, this study intended to build new perspectives for propositions that can contribute to the formation of teachers for Science Teaching in the early years of Elementary School. |
Palavras-chave: | Ensino de Ciências Pedagogas Prática Profissional Docente Saberes docentes |
CNPq: | Ciências Humanas. Educação |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Inhumas |
Citação: | SILVA, B. T. Pedagogas(os) no Ensino de Ciências: limites e possibilidades na prática docente. Monografia de Especialização (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2020. |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/697 |
Data do documento: | 17-Dez-2020 |
Aparece nas coleções: | Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Byanca Teles da Silva.pdf | 715,33 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.