Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/697
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Pedagogas(os) no Ensino de Ciências: Limites e possibilidades na prática docente
Título(s) alternativo(s): Pedagoges(o) in Science Teaching: limits and possibilities in teaching practice
Autor(es): Silva, Byanca Teles da
Primeiro Orientador: Cassiano, Karla Ferreira Dias
metadata.dc.contributor.referee1: Cassiano, Karla Ferreira Dias
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Thiffanne Pereira dos
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Lidiane de Lemos Soares
Resumo: As experiências pedagógicas concretizadas na etapa inicial de escolarização suscitam inquietações relacionadas à formação e ao fazer docente e sua ligação com os processos de materialização do Ensino de Ciências. Esta pesquisa buscou compreender como os saberes docentes se constituem, articulam e implicam na prática docente por meio da materialização de experiências no Ensino de Ciências, identificando e discutindo aspectos da formação universitária para e na atuação com o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Buscamos elucidar nesta pesquisa como os saberes docentes, conforme apontamentos em Tardif (2014), se constituem e implicam na prática, no intuito de contribuir com reflexões acerca da formação inicial em Pedagogia em sua relação com o Ensino de Ciências. Para realização desta pesquisa de cunho qualitativo (FLICK, 2013), empregou-se procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de Bardin (2010) para analisar um Projeto Pedagógico de Curso e os dados construídos a partir de entrevistas no formato de narrativas. A análise identificou o reconhecimento da correlação entre os aspectos metodológicos construídos na formação inicial e vivenciados na prática, porém também indicou, a partir dos relatos que articularam o projeto formativo e a prática, a emergência de fragilidades apontadas pelas profissionais no que diz respeito às condições intelectuais para a abordagem de temas do campo da Ciências da Natureza. Portanto, este estudo pretendeu construir novos olhares para proposições que possam contribuir com a formação de professores para o Ensino de Ciências nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Abstract: The pedagogical experiences carried out in the initial stage of schooling raise concerns related to the training and to making teachers and their connection with the processes of materialization of Science Teaching. This research sought to understand how the teaching knowledge is constituted, articulated and implied in the teaching practice through the materialization of experiences in Science Teaching, identifying and discussing aspects of university education for and in acting with Science Teaching in the early years of Elementary Education . We seek to elucidate in this research how the teaching knowledge, according to notes in Tardif (2014), are constituted and imply in practice, in order to contribute with reflections about the initial formation in Pedagogy in its relation with Science Teaching. To carry out this qualitative research (FLICK, 2013), methodological procedures of Content Analysis by Bardin (2010) were used to analyze a Pedagogical Course Project and the data constructed from interviews in the form of narratives. The analysis identified the recognition of the correlation between the methodological aspects built in the initial training and experienced in practice, however it also indicated, from the reports that articulated the training project and the practice, the emergence of weaknesses pointed out by the professionals regarding the conditions intellectuals to approach themes in the field of Natural Sciences. Therefore, this study intended to build new perspectives for propositions that can contribute to the formation of teachers for Science Teaching in the early years of Elementary School.
Palavras-chave: Ensino de Ciências
Pedagogas
Prática Profissional Docente
Saberes docentes
CNPq: Ciências Humanas. Educação
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: SILVA, B. T. Pedagogas(os) no Ensino de Ciências: limites e possibilidades na prática docente. Monografia de Especialização (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Inhumas, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/697
Data do documento: 17-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Byanca Teles da Silva.pdf715,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.