Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/662
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Abordagens sobre a formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: em foco o ensino da geometria
Título(s) alternativo(s): Título Alternativo: Approaches to the training of mathematics teachers in the early years of elementary school: focus on teaching geometry
Autor(es): Oliveira, Luciene Maria da Silva
Primeiro Orientador: Lula, Kariton Pereira
metadata.dc.contributor.referee1: Lula, Kariton Pereira
metadata.dc.contributor.referee2: Martins, César Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Morais, Sílvia Cristina Dorneles de
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo central analisar a formação dos professores que ensinam matemática nos anos iniciais, tendo como f oco o ensino da geometria . Para subsidiar a pesquisa, foram feitas as análises das publicações d os a nais do Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM), no período de 1998 a 201 9 e os Projetos Político Pedagógico de Curso ( PPC´s de quatro faculdades d e Goiânia que ofertam o curso de Licenciatura em Pedagogia, descrevendo quais disciplinas estão asso ciadas ao ensino aprendizagem da matemática. Nos anais analisados foram encontrados vinte nove artigos que discutem sobre o tema proposto, aborda ndo questõ e s sobre a ausência da Geometria no contexto escolar, a construção de conceitos geométricos pela cria nça e a formação do conhecimento geométrico para professores/alunos. Diante disso alguns autores como Lorenzato (1995); Nacarato (2007) e Pavanello ( corroboram com essa pesquisa, destacando a ausência da geometria na sala de aula , provavelmente send o causado pela formação inicial insuficiente do pedagogo, onde não é abordado os conteúdos geométricos necessários para a atuação docente na sala de aula. O s resultados evidenciam que o número de artigos publicados sobre a temática formação de professo res para o ensino da geometria ainda são reduzidos, necessitando de novas discussões científicas, porém, ressaltam a ausência d a geometria na sala de aula, de s t acando a importância do ensino da geo m etria desde os primeiros anos de escolarização, pois é con side rado de grande importância pa ra o desenvolvimento intuitivo e do pensamento geométrico da criança. Dessa forma, faz se necessário um maior investimento em p olíticas públicas que atendam às exigências da formação inicial e continuada do p edagogo no que diz respeito a matemática e a geometria.
Abstract: The main objective of this work is to analyze the training of teachers who teach mathematics in the early years, focusing on the teaching of geometry. To support the research, analyzes of the publications of the annals of the National Meeting of Mathematical Education (ENEM), from 1998 to 2019, and Political Pedagogical Course Projects (PPC’s) off four colleges in Goiânia that offer the course Degree in Pedagogy, describing which subjects are associated with the teaching-learning of mathematics. Twentynine articles were found in the analyzed annals, that discuss the proposed theme, addressing questions about the absence of Geometry in the school context, the construction of geometric concepts by the child and the formation of geometric knowledge for teachers/students. In view of this, some authors such as Lorenzato (1995); Nacarati (2007) and Pavanello (1993) corroborate this research, highlighting the absence of geometry in the pedagogue, were the geometric contents necessary for the teaching performance in the classroom are not addressed. The results show that the number of articles published on the theme of teacher training for the teaching of geometry are still small, requiring new scientific discussions, however, they highlight the absence of geometry in the classroom, highlighting the importance of teaching geometry since the first years of schooling, as it is considered of great importance for the child’s intuitive development and geometric thinking. Thus, it is necessary to invest more in public policies that meet the requirements of the initial and continuing education of the pedagogue with regard to mathematics and geometry.
Palavras-chave: Formação de professores
Anos iniciais
Ensino de geometria
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCAÇÃO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Inhumas
Citação: OLIVEIRA, Luciene Maria da Silva. Abordagens sobre a formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: em foco o ensino da geometria. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional) - Instituto Federal de Goiás Campus Inhumas, Inhumas, 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/662
Data do documento: 19-Dez-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Docência na Educação Básica e Profissional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo_autorizacao_rd_ifg ok.pdf137,38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - ESP DOCENCIA NA ED BASICA E PROFISSIONAL.pdf911,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.