Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/660
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Educação financeira no Ensino Médio: concepções, ENEF e livros didáticos
Título(s) alternativo(s): Financial education in high school: conceptions, ENEF and textbooks
Autor(es): Pontes, Juliana Martins
Primeiro Orientador: Matos, Victor Fernando de
metadata.dc.contributor.referee1: Matos, Victor Fernando de
metadata.dc.contributor.referee2: Oliveira, Ricardo Soares
metadata.dc.contributor.referee3: Assis, Tauã Carvalho de
Resumo: Educação Financeira é uma parte da Matemática Aplicada que estuda a evolução do dinheiro ao longo do tempo. Atualmente conhecê-la é imprescindível, pois auxilia o cidadão no estudo e análise das formas mais adequadas de alcançar seus objetivos, tanto no campo econômico quanto pessoal, direcionando-o a uma melhor organização e controle do dinheiro em situações cotidianas, exigência precípua em uma sociedade moderna e capitalista. Esta educação é presente no ambiente escolar, cujos processos de ensino são mediados por instrumentos auxiliares, como o Livro Didático, Metodologias Ativas de Ensino e de auxílio de programas como o ENEF – Estratégia Nacional de Educação Financeira. Neste trabalho é apresentado um estudo para verificar em uma coleção de livros didáticos de Matemática aprovados pelo PNLD/2018, a abordagem da educação financeira ao longo do conteúdo. Os livros analisados compõem uma coleção utilizada no ensino médio do IFG, em livros de matemática do 1º ao 3º ano do ensino médio.
Abstract: Financial Education is a part of Applied Mathematics that studies the evolution of money over time. Nowadays, knowing it is essential, as it helps the citizen in the study and analysis of the most achieved ways of reaching his goals, both in the economic and personal fields, directing him to a better organization and control of money in everyday situations, a precondition in a society modern and capitalist. This education is present in the school environment, teaching processes are mediated by auxiliary instruments, such as the Didactic Book, Active Teaching Methodologies and aid programs such as ENEF - National Strategy for Financial Education. In this work, a study is presented to verify, in a collection of mathematics textbooks approved by PNLD/2018, the approach of financial education throughout the content. Books related to the collection used in high school at IFG, in math books from the 1st to the 3rd year of high school.
Palavras-chave: Matemática financeira
Financial math
Livro didático
Textbook
Educação financeira
Financial education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::METODOS E TECNICAS DE ENSINO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: Pontes, Juliana Martins. Educação financeira no Ensino Médio: concepções, ENEF e livros didáticos. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 21 p. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/660
Data do documento: 22-Fev-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon. especialização_Juliana Martins Pontes.pdfMonografia de Especialização - Juliana Martins Pontes - Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - Campus Itumbiara - Educação financeira no Ensino Médio: concepções, ENEF e livros didáticos1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.