Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/657
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O jogo da memória como objeto mediador do acervo Museu das Bandeiras: uma proposta lúdica no ensino de artes visuais
Título(s) alternativo(s): The memory game as a mediating object at the Museu das Bandeiras: teaching visual art in a playful proposal
Autor(es): Cavalcante, Raisa de Sá Feitosa
Primeiro Orientador: Silva, Ana Rita da
metadata.dc.contributor.referee1: Silva, Ana Rita da
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Adriane Camilo
metadata.dc.contributor.referee3: Braga, Mônica Mitchell de Morais
Resumo: O presente trabalho foi desenvolvido a partir de uma proposta de mediação cultural no ensino de arte, tendo o jogo da memória como dispositivo lúdico de interação com o acervo do Museu das Bandeiras. A problematização do trabalho surge das perguntas: como desenvolver a mediação do acervo do MUBAN por meio de uma atividade lúdica que busque a interação plena do sujeito/estudante com esse acervo? O jogo da memória é uma ferramenta interessante para essa mediação? A partir desses questionamentos, o objetivo do trabalho foi investigar o processo de construção e aplicação do jogo da memória com estudantes do sexto ano do ensino fundamental durante o estágio supervisionado do curso de licenciatura em artes visuais. A metodologia utilizada foi a pesquisa narrativa, utilizada para descrever e investigar o processo criativo de produção do jogo, desde minhas experiências pessoais com jogos da memória até a realização gráfica do produto final e sua utilização no processo de ensino aprendizagem dos estudantes a partir da abordagem triangular. Utilizou também a pesquisa bibliográfica de artigos científicos e capítulos de livros voltados ao estudo da mediação cultural, museus, jogos e ludicidade, tendo Ferreira (2014), Barbosa, Chagas (2009) e Luckesi (2000) como as principais referências. Os resultados alcançados apontam para as possibilidades do jogo como elemento de mediação do acervo do museu que pode ser utilizado para acessar diferentes aspectos da mediação cultural numa perspectiva lúdica, envolvendo as dimensões do apreciar, contextualizar e produzir criativamente.
Abstract: This work was developed based on a proposal for cultural mediation in art teaching, having the memory game as a playful device for interacting with the collection of Museu das Bandeiras. The problematization of this work arises from the questions: how to develop the mediation of MUBAN's collection through a playful activity that seeks the full interaction between subject/student with this collection? Is the memory game an interesting tool for mediation? From these questions, the goal of this work was to investigate the process of construction and application of the memory game with students from the the sixth year of elementary school during the supervised internship as part of the degree course in visual arts. The methodology used was the narrative research, used to describe and investigate the creative process of producing the game, from my personal experiences with memory games to the graphic realization of the final product and its use in the teaching-learning process of students form the triangular approach. Bibliographic research was also used to find scientific papers and books chapters aimed at the study of cultural mediation, museums, games and playfulness, having Ferreira (2014), Barbosa, Chagas (2009) and Luckesi (200) as the main references. The results achieved point to the possibilities of the game as an element of mediation of the museum's collection that can be used to access different aspect of cultural mediation in a playful perspective, involving the dimensions of appreciating, contextualizing and producing creatively.
Palavras-chave: Mediação cultural. Jogo. Museu
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Citação: CAVALCANTE, Raísa de S. F. O jogo da memória como objeto mediador do acervo Museu das Bandeiras: uma proposta lúdica no ensino de artes visuais. 2021. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Instituto Federal de Goiás, Goiás-GO, 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/657
Data do documento: 10-Fev-2021
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc_Raísa de Sá Feitosa Cavalcante.pdf5,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.