Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/653
Tipo: Monografia-Especialização
Título: Trabalhando a porcentagem por meio das metodologias ativas
Título(s) alternativo(s): Working the percentage using active methodologies
Autor(es): Dantas, Juliana Medeiros
Primeiro Orientador: Souza, Raquel Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Raquel Aparecida
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee3: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
Resumo: A matemática é uma ciência muito presente em nosso cotidiano, porém com vem sendo trabalhada como disciplina na escola em muitos casos, pode não ser bem aprendida pelos alunos pois alguns acabam estabelecendo relações de medo e insegurança com ela. Dentre as possíveis razões para que isso ocorra, pode-se apontar o fato de como o ensino de matemática tem sido desenvolvido há muitos anos na maioria das escolas brasileiras, em que é dado extrema importância às respostas e fórmulas prontas e não é muito explorado práticas e ações para que os alunos desenvolvam a curiosidade e busquem encontrar as respostas a partir de situações vivenciadas por eles. A partir dessa problemática compreende-se que é importante se repensar e propor atividades que propiciem uma aprendizagem que seja significativa e ativa para o aluno. Assim, esse trabalho apresenta o relato de uma experiência que teve como objetivo geral compreender como as propostas de ensino e aprendizagem com metodologias ativas contribuem para um processo mais dinâmico e significativo na disciplina de matemática do ensino fundamental. Como perspectiva metodológica, o estudo se pautou numa abordagem qualitativa associando o relato de experiência que desenvolveu uma sequência didática para trabalhar o conteúdo de porcentagem a partir de cinco atividades com metodologias de Aprendizagem Baseada em Problemas, Rotação por Estações de Aprendizagem, Gamificação, Sala de aula invertida e Aprendizagem em Pares. Os resultados apontam que as atividades proporcionaram momentos de pesquisa, discussões, estimulou a exploração de ideias e hipóteses e a busca por respostas e de forma geral contribuiu para que o processo de ensino e aprendizado sobre conceitos de porcentagem se mostrassem mais interessante e dinâmico.
Abstract: Mathematics is a very present science in our daily lives, but many people have a traumatic relationship at school with this discipline. One reason has to do with the fact that the teaching of mathematics, as is done in the vast majority of schools, gives extreme importance to the answer and formulas and that we must encourage our students to be curious and to seek the answer, we demand let them give it. The same happens with the percentage that is one of the concepts of mathematics and that students demonstrate difficulties in understanding it. Based on this problem, it is important to rethink and propose activities that provide learning that is meaningful to the student. This work presents the results of a research that aimed to understand how active methodologies can contribute to a more significant teaching and learning process in the mathematics discipline of elementary school. As a methodological perspective, the study was based on a qualitative approach associated with an experience report involving a 5th year class of elementary school in a public school in the city of Itumbiara, based on an experience with the Problem Based Learning, Rotation by Learning, Gamification, Inverted Classroom and Peer Learning Stations. The results show that the active methodologies contribute to the formation of a critical-reflective student with greater autonomy aiming at the construction of his knowledge.
Palavras-chave: Porcentagem
Percentage
Ensino de matemática
Mathematics teaching
Metodologias ativas
Active methodologies
Ensino Fundamental
Elementary school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: DANTAS, Juliana Medeiros. Trabalhando a porcentagem por meio das metodologias ativas. 2020. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 22 p. 2021.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/653
Data do documento: 5-Nov-2020
Aparece nas coleções:Especialização em Ensino de Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
mon. especialização_Juliana Medeiros Dantas.pdfMonografia Especialização em Ensino de Ciências e Matemática - IFG-Campus Itumbiara 2020 - Juliana Medeiros Dantas - Trabalhando a porcentagem por meio das metodologias ativas1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.