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Tipo: Dissertação
Título: Jovens do ensino médio integrado como leitores e pronunciadores do mundo: a biblioteca como espaço de produção de narrativas de leituras
Título(s) alternativo(s): Integrated high school youth as readers and pronouncers of the world: the library as a space for the production of reading narratives
Autor(es): Mendonça, Rafaela Soares
Primeiro Orientador: Dias, Luciana Campos de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Dias, Luciana Campos de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Wanderley Azevedo
metadata.dc.contributor.referee3: Bottentuit, Aldinar Martins
Resumo: Este estudo investiga a leitura como prática cultural e a biblioteca como espaço possível de produção de narrativas de jovens do ensino médio integrado do IFMA - Campus Açailândia, membros de um Clube de Leitura que promove a relação do jovem com práticas leitoras. Os aportes teóricos da pesquisa são fundamentados, inicialmente, pela discussão conceitual sobre A biblioteca e leitura no contexto educacional, com base em estudiosos como Chartier (1998); Freire (2011, 2017a, 2017b); Koch e Elias (2010); Manguel (2004); Maroto (2012); Silva, E. (2011, 2013); Silva, W. (1999), dentre outros. Em seguida, aborda-se sobre os Percursos da juventude: o jovem, o currículo e as práticas de leitura, a partir dos estudos de Arroyo (2001, 2013); Bauman (2013); Bourdieu e Chartier (2011); Ciavatta (2012); Dayrell (2003); Kuenzer (2002); Ramos (2012), dentre outros que contribuem para a reflexão do jovem como sujeito que possui uma historicidade, visões de mundo, valores, comportamentos que podem ser ressignificados por meio da prática da leitura. No percurso metodológico, trata-se da pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, fundamentada nos estudos de Lüdke e André (2013) e Minayo (2014). Aborda-se a pesquisa-ação, a partir da interação entre pesquisador e sujeitos, visando à ação reflexiva dos envolvidos nas situações investigadas, segundo as proposições de Barbier (2007). Como instrumentos de coleta de dados, utiliza-se o questionário, entrevistas e técnicas como o diário de itinerância. O procedimento analítico da pesquisa, embasa-se na Análise do Discurso (AD), pautada nos estudos de Orlandi (1987, 1988, 2005). Os resultados da pesquisa apontam que todos os respondentes da pesquisa se autoidentificam leitores, sendo que 90% frequenta a biblioteca semanalmente; 70% dos jovens leitores consideram leitura um prazer, 20% uma necessidade e 10% um entretenimento. Os dados mostram ainda que 53% dos jovens do Clube leem livros em suportes impressos e 47% em formato digital. Devido ao crescimento da leitura em formato digital, a pesquisa apresenta como contribuição, o desenvolvimento do produto educacional “Memórias de um Clube de Leitura juvenil: da concepção às práticas sociais”, um e-book que visa fomentar a leitura e a formação de leitores. Em relação ao produto educacional, os resultados da avaliação e validação apontaram que os leitores consideram o e-book desenvolvido como um recurso de fácil acesso, manuseio e interatividade. Por fim, revela que os jovens consideram a leitura como prática cultural para a constituição do sujeito e para a compreensão de mundo. E revela a importância da biblioteca para a formação histórica e sociocultural do jovem leitor.
Abstract: This study investigates reading as a cultural practice and the library as a possible space for the production of reading narratives of the youngsters of the integrated high school of IFMA - Campus Açailândia. The research is the result of actions developed in a Reading Club, which promotes the relationship of young people with reading practices. The theoretical contributions of the research are initially based on the conceptual discussion about the library and reading in the educational context, based on scholars such as Chartier (1998); Freire (2011, 2017a, 2017b); Koch and Elias (2010); Manguel (2004); Maroto (2012); Silva, E. (2011, 2013); Silva, W. (1999), among others. Then, it discusses the Youth Pathways: the youth, the curriculum and reading practices, based on Arroyo's studies (2001, 2013); Bauman (2013); Bourdieu and Chartier (2011); Ciavatta (2012); Dayrell (2003); Kuenzer (2002); Ramos (2012), among others that contribute to the reflection of the young as a subject who has a historicity, worldviews, values, behaviors that can be resignified through the practice of reading. In the methodological course, it is a descriptive research, with a qualitative approach, based on the studies by Lüdke and André (2013) and Minayo (2014). The action research is approached, from the interaction between researcher and subjects, aiming at the reflexive action of those involved in the investigated situations, based on Barbier's propositions (2007). As data collection instruments, the questionnaire, interviews and techniques such as the roaming diary are used. The analytical procedure of the research is based on Discourse Analysis (AD), based on Orlandi's studies (1987, 1988, 2005). The survey results show that all survey respondents identify themselves as readers, with 90% attending the library weekly; 70% of young readers consider reading a pleasure, 20% a necessity and 10% an entertainment. The data also show that 53% of the Club's young people read books in print and 47% in digital format. Due to the growth of reading in digital format, the research presents as a contribution, the development of the educational product “Memories of a Youth Reading Club: from conception to social practices”, an e-book that aims to encourage reading and the formation of readers. Regarding the educational product, the results of the evaluation and validation showed that readers consider the e-book developed as a resource with easy access, handling and interactivity. Finally, it reveals that young people consider reading as a cultural practice for the constitution of the subject and for the understanding of the world. And it reveals the importance of the library for the historical and socio-cultural formation of the young reader.
Palavras-chave: leitura
jovens leitores
ensino médio integrado
biblioteca
e-book
CNPq: Ciências Humanas - Ensino
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: MENDONÇA, Rafaela Soares. Jovens do ensino médio Integrado como leitores e pronunciadores do mundo: a biblioteca como espaço de produção de narrativas de leituras. . 2019. Dissertação ( Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Goiás, Anápolis, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/638
Data do documento: 18-Dez-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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