Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/626
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Educação de Jovens e Adultos: reflexões, perspectivas e desafios
Título(s) alternativo(s): Youth and Adult Education: reflections, perspectives and challenges
Autor(es): Oliveira, Yanny Tosta
Primeiro Orientador: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Bernardes, Giselle Carvalho
metadata.dc.contributor.referee1: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.referee2: Alves, Blyeny Hatalita Pereira
metadata.dc.contributor.referee3: Morais, Jennyfer Ribeiro
Resumo: A EJA (Educação de Jovens e Adultos) é um programa que ajuda e incentiva o cidadão a completar a sua formação básica no sistema de ensino, esta que por algum motivo fora interrompida, ou nem mesmo iniciada. O objetivo geral deste trabalho é compreender os percursos de formação e as histórias de desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes da Educação de Jovens e Adultos a partir de suas narrações. Para a coleta de dados foi utilizado observação, questionários, entrevistas e registros em um diário de bordo. Inicialmente foi realizada observação em todas as turmas de 2° até o 8° período de um curso de nível médio integrado a uma formação técnica. Os estudantes entrevistados são, em suma de classe baixa, que desistiram ou desanimaram dos estudos por motivos pessoais e outros fatores, tal qual falta de oportunidade de trabalho, salário baixo e cuidados com os filhos, e que, enxergam a EJA como uma nova oportunidade de estudo e trabalho. Nota-se que a EJA surge como ferramenta para concluir o ensino médio e ingressar em um curso superior para aproveitar novas oportunidades, realizar o sonho de ter uma profissão e mais conhecimento sobre a mesma, pois muitos, no decorrer da vida desistem porque encontram muitas dificuldades no ambiente escolar, e se torna cansativa a rotina de estudar, trabalhar, cuidar da família e as dificuldades na aprendizagem e compreender o conteúdo estudado.
Abstract: EJA (Youth and Adult Education) is a program that helps and encourages citizens to complete their basic training in the education system, which for some reason was interrupted, or not even started. The general objective of this work is to understand the training paths and the stories of personal and professional development of students of Youth and Adult Education from their narrations. For data collection, observation, questionnaires, interviews and records in a logbook were used. Initially, observation was carried out in all classes from the 2nd to the 8th period of a medium level course integrated with a technical training. The students interviewed are, in short, low class, who gave up or discouraged their studies for personal reasons and other factors, such as lack of job opportunities, low wages and child care, and who see EJA as a new opportunity of study and work. It is noted that EJA appears as a tool to complete high school and enter a higher education course to take advantage of new opportunities, fulfill the dream of having a profession and more knowledge about it, because many, in the course of life, quit because they find many difficulties in the school environment, and the routine of studying, working, taking care of the family and learning difficulties and understanding the content studied becomes tiring.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
Memórias de vida
Life memories
Educação
Education
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: OLIVEIRA, Yanny Tosta. Educação de Jovens e Adultos: reflexões, perspectivas e desafios. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás - IFG, Itumbiara, 52 p. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/626
Data do documento: 26-Out-2020
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Yanny Tosta Oliveira - TCC Licenciatura em Química.pdfTCC Licenciatura em Química - Educação de Jovens e Adultos: reflexões, perspectivas e desafios1,18 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.