Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/624
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Graciano, Marlene Ribeiro da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2325476987077623pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Pacheco, Elizabete de Paula-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7090447768504074pt_BR
dc.contributor.referee1Graciano, Marlene Ribeiro da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2325476987077623pt_BR
dc.contributor.referee2Alves, Blyeny Hatalita Pereira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5155465495117000pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Tatiana Aparecida Rosa-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/4437253147512334pt_BR
dc.creatorFranco, Nélio Maurício Gaspar-
dc.creatorResende, Rafael Xavier-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6344021237662505pt_BR
dc.date.accessioned2021-02-10T20:26:15Z-
dc.date.available2021-02-10T20:26:15Z-
dc.date.issued2020-10-19-
dc.identifier.citationFRANCO, Nelio Mauricio Gaspar; RESENDE, Rafael Xavier. O processo de fabricação de açúcar e álcool como tema gerador para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos. 2020. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Itumbiara, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/624-
dc.description.abstractIn order to improve the teaching-learning process of the Chemistry discipline, several teaching strategies and methodologies have been developed by researchers and teachers in the area of Chemistry Teaching. One of the strategies used to contextualize the contents of Chemistry and relate them to everyday life is the Thematic Workshops. Considering the importance of carrying out contextualized and interdisciplinary teaching, this research aimed to develop a workshop with the theme "Sugar and Alcohol Production" for students at a state school in the city of Itumbiara-GO. The students participating in the pedagogical intervention are part of the Youth and Adult Education modality - EJA and were attending the third stage of high school. This research is characterized as an educational action research and the collection of data to verify the profile of the students was carried out through the application of a questionnaire, it sought to show the age of the EJA students, the reason for having resumed their studies and their motivation each of them to learn Chemistry. The planning and development of this Thematic Workshop was based on the active methodology “Peer Instruction”, known in Portuguese as "Instrução por pares". The choice of this methodology is justified by developing students' communication, argumentation, investigation and proactivity skills. To check the efficiency of this methodology, a list of exercises was applied before and one after the pedagogical intervention and based on the analyzed responses, it was possible to infer that there was an increase in the number of correct answers after the intervention, therefore, it is pointed out that the methodology The chosen active ingredient proved to be efficient to be used in Chemistry Teaching, especially in EJA. It is concluded that the Peer Instruction method is an active methodology whose main benefit is the promotion of dialogical, interactive, dynamic and contextualized classes. While carrying out the pedagogical intervention, it was possible to observe how students feel motivated and interested in participating in classes when they are planned using active methodologies.pt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de melhorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina de Química, diversas estratégias e metodologias de ensino vem sendo desenvolvidas por pesquisadores e professores da área do Ensino de Química. Uma das estratégias utilizadas para contextualizar os conteúdos de Química e relacioná-los com o cotidiano são as Oficinas Temáticas. Considerando a importância de realizar um ensino contextualizado e interdisciplinar, essa pesquisa teve como objetivo desenvolver uma oficina na abordagem CTSA com a temática “Produção de Açúcar e Álcool” para os alunos de uma escola estadual da cidade de ItumbiaraGO. Os estudantes participantes da intervenção pedagógica fazem parte da modalidade de Educação de Jovens e Adultos - EJA e estavam cursando a terceira etapa do ensino médio. Essa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa-ação educacional e a coleta de dados para verificar o perfil dos alunos foi realizado por meio da aplicação de um questionário, buscou evidenciar a idade dos alunos da EJA, o motivo para ter retomado os estudos e a motivação pessoal de cada um deles para aprender Química. O planejamento e desenvolvimento desta Oficina Temática foi embasado na metodologia ativa “Peer Instruction”, conhecida na língua portuguesa como instrução por pares. A escolha dessa metodologia justificase por desenvolver nos alunos habilidades de comunicação, argumentação, investigação e proatividade. Para verificar a eficiência dessa metodologia foi aplicado uma lista de exercícios antes e uma após a intervenção pedagógica e com base nas respostas analisadas foi possível inferir que teve um aumento no número de respostas corretas após a intervenção, sendo assim, aponta-se que a metodologia ativa escolhida mostrou-se eficiente para ser utilizada no Ensino de Química, em especial na EJA. Conclui-se que o método Peer Instruction é uma metodologia ativa que tem como principal benefício a promoção de aulas dialógicas, interativas, dinâmicas e contextualizadas. Durante a realização da intervenção pedagógica foi possível observar como os alunos se sentem motivados e interessados em participar das aulas quando elas são planejadas por meio de metodologias ativas.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando dos Reis de Carvalho (fernando.carvalho@ifg.edu.br) on 2020-11-11T01:35:06Z No. of bitstreams: 1 Nélio Maurício e Rafael Xavier - TCC Licenciatura em Química.pdf: 873839 bytes, checksum: a113a4faea4b460e6d986265ba04aa45 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Eduardo Pereira Resende (eduardo.resende@ifg.edu.br) on 2021-02-10T20:26:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Nélio Maurício e Rafael Xavier - TCC Licenciatura em Química.pdf: 873839 bytes, checksum: a113a4faea4b460e6d986265ba04aa45 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-10T20:26:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Nélio Maurício e Rafael Xavier - TCC Licenciatura em Química.pdf: 873839 bytes, checksum: a113a4faea4b460e6d986265ba04aa45 (MD5) Previous issue date: 2020-10-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Itumbiarapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectChemistry teachingpt_BR
dc.subjectEnsino por parespt_BR
dc.subjectPeer instructionpt_BR
dc.subjectAçúcar e álcoolpt_BR
dc.subjectSugar and alcoholpt_BR
dc.subjectOficina temáticapt_BR
dc.subjectThematic workshoppt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectActive methodologiespt_BR
dc.subjectCTSApt_BR
dc.subjectCTSA.pt_BR
dc.subject.cnpq7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem; 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensinopt_BR
dc.titleO processo de fabricação de açúcar e álcool como tema gerador para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.title.alternativeThe sugar and alcohol manufacturing process as a generating theme for the teaching of Chemistry in Youth and Adult Educationpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Nélio Maurício e Rafael Xavier - TCC Licenciatura em Química.pdfTCC Licenciatura em Química - O processo de fabricação de açúcar e álcool como tema gerador para o Ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos853,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.