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Tipo: Dissertação
Título: Dos pressupostos ao planejamento e organização do trabalho pedagógico: um documentário da narrativa da escola classe 16 de Planaltina-DF
Título(s) alternativo(s): From the assumptions to the planning and organization of pedagogical work: a documentary of the narrative of the 16th class school in Planaltina-DF
Autor(es): Almeida, Mônica Angélica Barbosa de
Primeiro Orientador: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee1: Bezerra, Daniella de Souza
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Yara Fonseca de Oliveira e
metadata.dc.contributor.referee3: Almeida, Guenter Carlos Feitosa de
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo investigar como os pressupostos da pedagogia histórico-crítica, presentes no Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, se apresentam no trabalho pedagógico da Escola Classe 16 de Planaltina-DF e contribuem para a constituição (em formação) da identidade político-pedagógica da escola. Partindo dessa premissa, recorro à pesquisa qualitativa na pretensão de responder à seguinte questão: de que forma a pedagogia histórico-crítica, como base teórico-metodológica do Currículo em Movimento da Educação Básica do Distrito Federal, se apresenta no trabalho pedagógico descrito no projeto político-pedagógico da Escola Classe 16 de Planaltina-DF e na percepção de seus atores? Para responder a esse questionamento, o trabalho tem como estratégia de investigação a pesquisa narrativa, utilizando como dados de análise as narrativas presentes no projeto político-pedagógico da escola do ano de 2018 e as narrativas orais dos atores envolvidos no processo de reestruturação do mesmo instrumento coletadas a partir de entrevistas semiestruturadas e observações. Além das narrativas dos atores da escola, o corpus de dados é constituído por alguns documentos: Currículo da Educação Básica: pressupostos teóricos, Orientações Pedagógicas: projeto político-pedagógico e coordenação pedagógica nas escolas e Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica. A pesquisa evidenciou pouco domínio da pedagogia histórico-crítica por parte da comunidade escolar da Escola Classe 16. Por essa razão, o estudo partiu de uma análise mais aprofundada de currículo e projeto político-pedagógico para identificar a presença dessa pedagogia no trabalho pedagógico da escola. Dessa forma, foi possível identificar algumas aproximações à pedagogia histórico-crítica, como a compreensão a respeito da função social da escola, o papel do professor e a importância da formação docente para uma educação crítica. Porém, se observou, a partir das narrativas coletadas, a necessidade de uma formação docente mais efetiva a fim de possibilitar a compreensão dos conceitos e sentidos que permeiam a pedagogia histórico-crítica, o currículo e o projeto político-pedagógico e que se mostraram imprecisos. Essas análises resultaram na construção de um videodocumentário e um guia pedagógico realizado a partir das narrativas da Escola Classe 16 de Planaltina-DF, com o intuito de subsidiar o planejamento e organização do trabalho pedagógico da escola.
Abstract: This research aims to investigate how the assumptions of historical-critical pedagogy, presented in the Distrito Federal Basic Education Curriculum, are presented in the pedagogical work of the Escola Classe 16 in Planaltina-DF and contributes to the constitution (in formation) of political identity of the school. Based on this premise, I turn to qualitative research in the pretension of answering the following question: how critical-historical pedagogy, as a theoretical-methodological basis of the Distrito Federal Basic Education Curriculum, is presented in the pedagogical work described in the political project of the Escola Classe 16 in Planaltina-DF and in the perception of its actors? In order to answer this questioning, the work has as a research strategy the narrative research, using as data of analysis the narratives present in the political-pedagogical project of the school of the year 2018 and the oral narratives of the actors involved in the process of restructuring the same instrument from semi-structured interviews and observations. In addition to the narratives of the school actors, the data corpus consists of some documents: Basic Education Curriculum: theoretical assumptions, Pedagogical Guidelines: political-pedagogical project and pedagogical coordination in schools and National Curricular Guidelines for Basic Education. The research showed little domain of historical-critical pedagogy by the school community of the Escola Classe 16 in Planaltina-DF. For this reason, the study from started a deeper analysis of curriculum and political-pedagogical project to identify the presence of this pedagogic in the pedagogical work of the school. Based on this study, it was possible to identify some approaches to historical-critical pedagogy, such as the understanding of the social function of the school, the role of the teacher and the importance of teacher training for a critical education. However, from the collected narratives, the need for more effective teacher training was observed in order to understand the concepts and meanings that permeate critical-historical pedagogy, the curriculum and the political-pedagogical project, which remain imprecise. These analyzes resulted in the construction of a documentar video and a pedagogical guide made from the narratives of the Escola Classe 16 in Planaltina-DF, in order to support the planning and organization of the school’s pedagogical work.
Palavras-chave: currículo
educação básica
pedagogia histórico-crítica
projeto político-pedagógico
CNPq: Área: Educação Subáreas: 1.Ensino-aprendizagem, 2. Currículo.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: ALMEIDA, Mônica Angélica Barbosa de. Dos pressupostos ao planejamento e organização do trabalho pedagógico: um documentário da narrativa da escola classe 16 de Planaltina-DF. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica) Instituto Federal de Goiás, Anápolis, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/618
Data do documento: 28-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

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