Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/589
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Utilização de jogos didáticos para o ensino da tabela periódica
Título(s) alternativo(s): Use of games for the teaching of the periodic table
Autor(es): Alves, Rafael José
Primeiro Orientador: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Cardoso, Andrea Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Graciano, Marlene Ribeiro da Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Rezende, Gláucia Aparecida Andrade
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Tatiana Aparecida Rosa
Resumo: Alguns pesquisadores relatam a dificuldade enfrentada pelos alunos que não conseguem associar facilmente a teoria com a prática no processo ensino-aprendizagem de Química. Nesse sentido, esse estudo defende o uso de jogos como forma de facilitar essa associação, proporcionando ao aluno da EJA um melhor entendimento, contribuindo, assim, para a fixação dos conteúdos. Posto isso, esta pesquisa objetiva apresentar uma proposta de intervenção que foi aplicada em turma de EJA, tendo como finalidade a investigação da aplicabilidade da utilização de jogos e metodologias ativas como recurso didático no processo de ensino de química. Trata de um estudo de caso desenvolvido numa abordagem qualitativa. Foram analisados o uso de metodologias ativas, especificamente a aplicação dos jogos utilizando conteúdos de química, buscando observar se o aluno consegue aprender e relacionar os conteúdos propostos ao seu cotidiano. Como aporte teórico analisamos livros, produções acadêmicas e artigos de periódicos, apoiando-se em autores como Piletti (1988), Paiva (1973), Morán (2013), Kishimoto (1994), trazendo para a discussão suas ideias referentes a esse tema. Os sujeitos da pesquisa foram 15 alunos do 1º ano da turma de EJA de uma escola estadual na cidade de Itumbiara-Goiás. Foram desenvolvidas atividades durante quatro encontros, por meio de pesquisa de campo. Os dados foram obtidos a partir de questionário com perguntas semiestruturadas, antes e após a intervenção, como também por meio da observação da desenvoltura dos alunos com a aplicabilidade dos jogos durante os encontros. O resultado deste trabalho mostrou que é possível aprender conteúdos referentes à Química por meio da ludicidade, sendo que o uso de jogos serve como instrumento para estimular a participação e sanar as dificuldades dos alunos. Observou-se durante a aplicabilidade dos jogos o interesse e envolvimento destes, tendo em vista que a eles foram proporcionados um ambiente instigante e agradável para a aprendizagem dos conteúdos. Estas constatações foram confirmadas pelos questionários respondidos e pelos debates realizados em sala de aula. Dessa forma conclui-se que o uso das metodologias ativas, especificamente o uso de jogos no Ensino de Química, tornasse uma ferramenta motivadora e facilitadora do processo de ensino-aprendizagem.
Abstract: Some researchers report the difficulty faced by students who cannot easily associate theory with practice in the teaching-learning process of Chemistry. In this sense, this study defends the use of games as a way to facilitate this association, providing the EJA student with a better understanding, thus contributing to the fixation of the contents. That said, this research aims to investigate the applicability of using games as a didactic resource in the chemistry teaching process. It deals with a case study developed in a qualitative approach. The use of active methodologies was analyzed, specifically the application of games using chemistry content, trying to observe if the student can learn and relate the proposed contents to his daily life. As a theoretical contribution, we analyzed books, academic productions and journal articles, relying on authors such as Piletti (1988), Paiva (1973), Morán (2013), Kishimoto (1994), bringing their ideas on this topic to the discussion. The research subjects were 15 students from the 1st year of the EJA class at a state school in the city of Itumbiara-Goiás. Activities were developed during four meetings, through field research. The data were obtained from a questionnaire with semi-structured questions, before and after the intervention, as well as through the observation of the students' resourcefulness with the applicability of the games during the meetings. The result of this work showed that it is possible to learn content related to Chemistry through playfulness, and the use of games serves as an instrument to stimulate participation and remedy students' difficulties. During the applicability of the games, their interest and involvement was observed, considering that they were provided with an instigating and pleasant environment for learning the contents. These findings were confirmed by the questionnaires answered and the debates held in the classroom. Thus, it is concluded that the use of active methodologies, specifically the use of games in the Teaching of Chemistry, becomes a motivating and facilitating tool in the teaching-learning process.
Palavras-chave: Jogos
Games
Ensino de Química
Chemistry teaching
Metodologias ativas
Active methodologies
Educação de Jovens e Adultos
Youth and Adult Education
CNPq: 7.00.00.00-0 Ciências Humanas 7.08.00.00-6 Educação; 7.08.04.00-1 Ensino-Aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: ALVES, Rafael José. Utilização de jogos didáticos para o ensino da tabela periódica. 2020. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Itumbiara, Itumbiara, 40 p. 2020.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/589
Data do documento: 21-Out-2020
Aparece nas coleções:Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Rafael José Alves - TCC Licenciatura em Química.pdfTCC Licenciatura em Química - Utilização de jogos didáticos para o ensino da tabela periódica961,48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.