Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/585
Tipo: | Trabalho de Conclusão de Curso |
Título: | A experiência em arte na escola pública: uma análise de seus múltiplos determinantes nas produções artísticas de estudantes do ensino fundamental |
Título(s) alternativo(s): | The experience in art in public school: an analysis of its multiple determining in artistic productions of school fundamental students |
Autor(es): | Aguiar, Amisterline do Nascimento Silva |
Primeiro Orientador: | Silva, Ana Rita da |
metadata.dc.contributor.referee1: | Falleti, Renata Tavares de Brito |
metadata.dc.contributor.referee2: | Oliveira, José Rogério de |
metadata.dc.contributor.referee3: | Silva, Ana Rita da |
Resumo: | O presente trabalho teve como objetivo central discutir como ocorrem as experiências em arte-educação de estudantes do ensino fundamental no contexto de uma escola pública localizada em bairro periférico da cidade, com condições socioculturais específicas. A análise utilizou como aporte a perspectiva do materialismo histórico dialético, no sentido de perceber a realidade gerada pelos múltiplos determinantes que a configuram, observando-se a dialética entre o que se deseja, como proposta pedagógica expressa em seu projeto de transformação, e o que se efetiva na prática como realidade concreta. A partir de uma prática de Estágio Supervisionado do curso de Licenciatura em Artes Visuais, foram desenvolvidas atividades de arte, buscando analisar qual a influência desse contexto nas atividades artísticas realizadas pelos estudantes, e quais as reais condições que a escola tem proporcionado para garantir a ampliação de seus conhecimentos em arte para o desenvolvimento de sua capacidade criadora, considerando-se os múltiplos determinantes socioculturais em que se inserem como sujeitos. Como metodologia, a pesquisa adotou a observação participativa com registro visual e escrito e análise do PPP da escola e das atividades artísticas produzidas pelos estudantes a partir da categoria ‘imaginação’. Como resultado, a pesquisa concluiu que a escola mantém uma expectativa muito grande em relação ao papel da arte na formação e integração social dos indivíduos, sem oferecer as condições necessárias para uma verdadeira mediação estética que leve os estudantes a se apropriarem dos códigos artísticos e culturais que lhes propiciem uma formação mais ampla. Ao analisar as produções dos estudantes, observa-se que elas refletem as condições socioculturais do cotidiano em que vivem, mas não expressam referenciais artísticos que possam ampliar a imaginação e a qualidade estética de suas criações.Palavras-Chave: Ensino de arte. Materialismo histórico-dialético. Imaginação e criatividade. |
Abstract: | The present work aimed to discuss how the experiences in art education of elementary school students occur in the context of a public school located in a peripheral neighborhood of the city, with specific socio-cultural conditions. The analysis used as perspective the dialectical historical materialism perspective, in the sense of perceiving the reality generated by the multiple determinants that configure it, observing the dialectic between what is desired, as a pedagogical proposal expressed in its transformation project, and what becomes effective in practice as a concrete reality. Based on a Supervised Internship in the Visual Arts Degree course, art activities were developed, seeking to analyze the influence of this context on the artistic activities performed by the students, and the real conditions that the school has provided to ensure the expansion. from their knowledge in art to the development of their creative capacity, considering the multiple sociocultural determinants in which they are inserted as subjects. As a methodology, the research adopted the participative observation with visual and written record and analysis of the school PPP and the artistic activities produced by the students from the category 'imagination'. As a result, the research concluded that the school maintains a very high expectation regarding the role of art in the formation and social integration of individuals, without offering the necessary conditions for a true aesthetic mediation that leads students to appropriate the artistic and cultural codes. provide them with a broader formation. When analyzing students' productions, it is observed that they reflect the sociocultural conditions of daily life in which they live, but do not express artistic references that can broaden the imagination and the aesthetic quality of their creations. Keywords: Art teaching. Historical-dialectical materialism. Imagination and creativity. |
Palavras-chave: | Ensino de arte; Materialismo histórico-dialético; Imaginação e criatividade. |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás |
Sigla da Instituição: | IFG |
metadata.dc.publisher.department: | Câmpus Cidade de Goiás |
Citação: | AGUIAR, Amisterline do Nascimento Silva. A experiência em arte na escola pública: uma análise de seus múltiplos determinantes nas produções artísticas de estudantes do ensino fundamental, 2019. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Instituto Federal de Goiás, Goiás-GO, 2019 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/585 |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Aparece nas coleções: | Licenciatura em Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tcc_Amisterline do Nascimento Silva Aguiar.pdf | 1,69 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.