Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/583
Tipo: Dissertação
Título: A convergência das mídias como estratégia instigadora do pensamento reflexivo na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): The convergence of the media as a strategy to instigate reflective thinking in the education of young people and adults
Autor(es): Marques, Regina Aparecida Magnabosco de Sousa
Primeiro Orientador: Parreira, Gizele Geralda
metadata.dc.contributor.referee1: Parreira, Gizele Geralda
metadata.dc.contributor.referee2: Castro, Mad’Ana Desirée Ribeiro de
metadata.dc.contributor.referee3: Silva, Carlos Cardoso
Resumo: Esta pesquisa buscou verificar se o uso de narrativas em mídias digitais convergentes pode instigar o pensamento reflexivo de estudantes da modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA).Tendo partido de uma pesquisa de revisão de literatura e fundamentando-se principalmente nas ideias de Freire (1983, 1988, 1989, 2018, 2019), Lipman (1987, 1990, 1997, 1999, 2002, 2017) e Santaella (2003, 2007, 2013), o trabalho contou também com pesquisa empírica junto a 17 estudantes voluntários da EJA no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG) – Câmpus Aparecida de Goiânia, pelo período de dois meses, no ano de 2018, quando foram realizados diálogos investigativos e ações de construção e alimentação de weblogs com os sujeitos da pesquisa. A revisão de literatura revelou que o aproveitamento de recursos digitais de informação e comunicação com jovens e adultos que estão na escola fora de sua idade regular é pouco usual e que a utilização dos fundamentos da comunidade de investigação com estudantes jovens e adultos também é pouco recorrente. Assim, adentrando os espaços da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) e de uma metodologia para desenvolvimento do pensamento reflexivo, os estudantes voluntários da pesquisa demonstraram – em narrativas orais, textuais e digitais – uma abertura maior para expressar-se, o que foi identificado como importante no processo de autonomia dos sujeitos. Habilidades do pensamento reflexivo, como fazer inferência e julgamento, formular perguntas, expor razões, apresentar critérios, entre outras, foram exercitadas nos diálogos e demonstraram ser importantes para elevar a qualidade das mensagens compartilhadas no ambiente virtual. A pesquisa concluiu pela viabilidade do uso das mídias digitais convergentes para instigar o pensamento reflexivo de estudantes da EJA e, considerando a realidade social desses sujeitos, decorrente de um processo histórico marcado pela desigualdade e opressão, destaca-se a relevância de as ações para desenvolvimento do pensamento reflexivo serem realizadas no sentido da transformação social, a partir do favorecimento a esses sujeitos de reconhecerem a si e ao mundo em que vivem. Este trabalho é uma dissertação do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica – PROFEPT / polo IFG – Câmpus Anápolis e deu origem ao produto educacional Blog com Sequência Didática, direcionado à Educação de Jovens e Adultos, mas adaptável a outros níveis e modalidades de ensino formal e não formal. O produto está relatado na pesquisa e disponível a educadores que queiram realizar experiência semelhante.
Abstract: This research aimed to verify if the use of narratives in convergent digital media can instigate the reflective thinking of students of the Youth and Adult Education (EJA) modality. Having started from a literature review research and based mainly on the ideas of FREIRE (1983, 1988, 1989, 2018, 2019), LIPMAN (1987, 1990, 1997, 1999, 2002, 2017) and SANTAELLA (2003, 2007, 2013), the work also had an empirical research with 17 EJA volunteer students at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Goiás (IFG) - Campus Aparecida de Goiânia, in the period of two months, in the year 2018, when were held investigative dialogues and actions of construction and feeding of weblogs with the research subjects. The literature review revealed that the use of digital information and communication resources with young people and adults who are in school outside their regular age is unusual, and that the use of Research Community bases with young and adult students is also little recurring. Therefore, entering the spaces of Information and Communication Technology (ICT) and of a methodology for the development of reflective thinking, the volunteer students of the research demonstrated – in oral, textual and digital narratives – a bigger opening to express themselves, which was identified as important in the autonomy process of the subjects. Reflective thinking skills, such as making inference and judgment, asking questions, explaining reasons, presenting discretions, among others, were exercised in dialogues and proved to be important for raising the quality of shared messages in the virtual medium. The research concluded for the viability of the use of convergent digital media to instigate the reflexive thinking of students of EJA and, considering the social reality of these subjects, result of a historical process marked by inequality and oppression, highlights the relevance of actions for development. of reflective thinking to be realized in the sense of social transformation, by favoring these subjects to recognize themselves and the world in which they live. This work is a dissertation of the Professional Master in Professional and Technological Education - PROFEPT / IFG pole - Anápolis Campus and gave rise to the educational product Blog with Didactic Sequence, directed to Youth and Adult Education, but adaptable to other levels and modalities of formal and not formal education. The product is reported in this research and available to educators who want to conduct similar experience.
Palavras-chave: convergência das mídias
media convergence
pensamento reflexivo
educação de jovens e adultos
reflective thinking
youth and adult education
CNPq: Educação •Tecnologia Educacional •Educação de Adultos Comunicação •Comunicação Visual
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: MARQUES, Regina A. M. S. A convergência das mídias como estratégia instigadora do pensamento reflexivo na Educação de Jovens e Adultos. 2019. 141 p. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Anápolis, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/583
Data do documento: 30-Ago-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Regina.pdfDissertação - Regina Aparecida Magnabosco de Sousa Marques2,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Sequência Didática completa-Produto Educacional.pdfProduto Educacional - Regina Aparecida Magnabosco de Sousa Marques1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.