Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/548
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Souza, Marta João Francisco Silva-
dc.contributor.advisor1Lattes: http://lattes.cnpq.br/7890404358045876pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Melo, Tattiana Fernandes de Oliveira-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0011086094843231pt_BR
dc.contributor.referee1Souza, Marta João Francisco Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7890404358045876pt_BR
dc.contributor.referee2Melo, Tattiana Fernandes de Oliveira-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0011086094843231pt_BR
dc.contributor.referee3França, Daniela Hilda de Souza Siqueira-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8666731544776095pt_BR
dc.creatorNascimento, Jéssica Silva Rodrigues-
dc.date.accessioned2020-09-10T01:09:13Z-
dc.date.available2020-09-10T01:09:13Z-
dc.date.issued2018-02-02-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, J. S. R. Um panorama da produção científica brasileira sobre Mestrados Profissionais divulgada entre 2013 e 2017. Jataí-GO, 2018. 82f. Monografia (Licenciatura em Física). IFG: Jataí-GO, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/548-
dc.description.abstractThe objective of this work was to review the literature on scientific production on master's degrees professionals and professional master's degrees in education. It was a continuity survey NEPECIM article synthesized in Diogo et al. (2013), which aimed to elaborate a panorama of production on professional master's and professional master's degrees in the field of published teaching until 2012. In the present work, the literature is reviewed from 2013 to 2017. Named state-of-the-art research, an investigation is made into event publications and periodicals available via the internet. For the selection of articles, the same criteria of the initial research (if work originating from research or an experience report on the professional master's or professional master's in teaching). In each database, it was the research tool provided is used. After research and selection of works, a sample of 56 papers was obtained, which were read in full to fill in the analysis sheet. Most works research the Professional Master's degrees aimed at teacher training. Some works research Professional Masters in areas and others investigate the general aspects of the Professional Master's Degree in the context of Brazilian graduate studies. These works were categorized into investigative focuses: impact of professional master's degrees in professional education of the graduate; relations between the master's professional and the world of work; the profile of those entering the professional master's degree; The professional master's degree in the context of graduate studies in Brazil; the profile of the master's course professional; product analysis; analysis of dissertations; analysis of products and dissertations; innovation in the Professional Master's; comparison between master's degrees and Professional Master's. The results point to a considerable increase in the number of research in the area since 2012. However, despite the Professional Master's degree being present in 48 of the 49 CAPES evaluation areas, very few of these areas present publications to regarding their Professional Masters.pt_BR
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho foi fazer a revisão de literatura da produção científica sobre mestrados profissionais e mestrados profissionais na área de ensino. Foi uma pesquisa de continuidade ao artigo do NEPECIM sintetizado em Diogo et al. (2013), que visava elaborar um panorama da produção sobre mestrados profissionais e mestrados profissionais na área de ensino publicada até 2012. No presente trabalho, revisa-se a literatura a partir de 2013 até 2017. Denominada pesquisa de estado da arte, é feita uma investigação em publicações de eventos e periódicos nacionais disponíveis via internet. Para seleção dos artigos, foram utilizados os mesmos critérios da pesquisa inicial (se trabalho oriundo de pesquisa ou relato de experiência sobre o mestrado profissional ou o mestrado profissional em ensino). Em cada base de dados, foi utilizada a ferramenta de pesquisa disponibilizada. Após a pesquisa e seleção dos trabalhos, obteve-se uma amostra de 56 trabalhos, que foram lidos na íntegra para o preenchimento da ficha de análise. A maioria dos trabalhos pesquisa os Mestrados Profissionais voltados à formação de professores. Alguns trabalhos pesquisam os Mestrados Profissionais em áreas específicas e outros investigam os aspectos gerais do Mestrado Profissional no contexto da pósgraduação brasileira. Estes trabalhos foram categorizados em focos investigativos: impacto dos mestrados profissionais na formação profissional do egresso; relações entre o mestrado profissional e o mundo do trabalho; o perfil dos ingressantes no mestrado profissional; o mestrado profissional no contexto da pós-graduação no Brasil; o perfil do curso de mestrado profissional; análise dos produtos; análise das dissertações; análise de produtos e de dissertações; inovação no Mestrado Profissional; comparação entre mestrados e avaliação do Mestrado Profissional. Os resultados apontam um considerável aumento no número de pesquisas da área desde 2012. Porém, apesar de o Mestrado Profissional estar presente em 48 das 49 áreas de avaliação da CAPES, pouquíssimas dessas áreas apresentam publicações a respeito de seus Mestrados Profissionais.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosy Cristina Oliveira Barbosa (rosy.barbosa@ifg.edu.br) on 2020-08-21T22:11:32Z No. of bitstreams: 1 tcc_Jéssica Silva Rodrigues Nascimento.pdf: 795207 bytes, checksum: 483d620ce7f71f9a01f8f8ce370b6fe0 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Wilma Joaquim da Silva (wilma.silva@ifg.edu.br) on 2020-09-10T01:09:13Z (GMT) No. of bitstreams: 1 tcc_Jéssica Silva Rodrigues Nascimento.pdf: 795207 bytes, checksum: 483d620ce7f71f9a01f8f8ce370b6fe0 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-10T01:09:13Z (GMT). No. of bitstreams: 1 tcc_Jéssica Silva Rodrigues Nascimento.pdf: 795207 bytes, checksum: 483d620ce7f71f9a01f8f8ce370b6fe0 (MD5) Previous issue date: 2018-02-02en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Jataípt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMestrado Profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional Master'spt_BR
dc.subjectMestrado Profissional em Ensinopt_BR
dc.subjectProfessional Master in Teachingpt_BR
dc.subjectRevisão de Literaturapt_BR
dc.subjectReviewing Literaturept_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
dc.titleUm panorama da produção científica brasileira sobre mestrados profissionais divulgada entre 2013 e 2017pt_BR
dc.title.alternativeAn overview of brazilian scientific production on professional master's degrees released between 2013 and 2017pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Jéssica Silva Rodrigues Nascimento.pdfTCC776,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.