Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/539
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Livre Oferta: Plataforma Marketplace Que Viabiliza Transações Comerciais Utilizando Tecnologias Web-Mobile
Título(s) alternativo(s): Free Offer: Marketplace Platform That Enables Commercial Transactions Using Web-Mobile Technologies
Autor(es): Campos, Douglas Alves de
Primeiro Orientador: Campos, Fabrício Vieira
metadata.dc.contributor.referee1: Campos, Fabrício Vieira
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Gustavo de Assis
metadata.dc.contributor.referee3: Raimann, Eliane
Resumo: Atualmente o Brasil vive uma das piores recessões de sua história, implicando em uma substancial crise no setor comercial. Diante do cenário de instabilidade econômica, cada vez mais microempreendedores buscam alternativas para aumentar sua renda ou mesmo ter uma nova opção de fonte de renda. Percebe-se que uma das possibilidades de minimizar esses problemas é recorrer ao comércio eletrônico em especial aos marketplaces, utilizando essa ferramenta para negociar produtos e/ou serviços, em busca de um público maior e claro, maior renda. Mesmo os marketplaces sendo ideal para iniciar no comercio eletrônico, os mesmos possuem uma série de limitações. Por meio de uma pesquisa qualitativa realizada no sudoeste do estado de Goiás, constatou-se que, de fato, as pessoas e empresas querem vender pela internet na região analisada, porém muitos ainda não sabem como atuar neste meio virtual. Além disso, os que sabem, questionam o alto valor de manter um negócio online. Isto posto, desenvolveu-se a plataforma Livre Oferta, que possibilitará minimizar os problemas verificados na pesquisa, contando com estruturas voltada a web e smartphones, e, portanto, permitindo assim, que qualquer pessoa ou empresa possa vender seus produtos ou serviços dentro da plataforma e receber os seus pagamentos pela internet de forma rápida, prática e com um custo viável às pessoas e pequenas empresas. Utilizando apenas um smartphone ou um computador pessoal, é possível acessar a plataforma, criando assim diversas vantagens ao vendedor, como a possibilidade de vender produtos parcelados e receber o valor integral. Tomamos como diferencial desta proposta, a possibilidade de cada vendedor contar com sua própria loja virtual, gerada automaticamente pela plataforma Livre Oferta. Esse diferencial pode maximizar a visibilidade da loja/marca e produtos/serviços inseridos na plataforma. Espera-se que esta plataforma permita que pessoas e empresas possam se atualizar cada vez mais e, com isso, comecem a ter maior participação no mundo virtual.
Palavras-chave: Marketplace
Marketplace
Plataforma
Platform
Comércio
Commerce
Vendas
Sales
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
Citação: CAMPOS, D. A. Livre oferta: Plataforma Marketplace que viabiliza transações comerciais utilizando tecnologias web-mobile. Jataí-GO, 2018. 96f. Monografia (Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas). IFG: Jataí-GO, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/539
Data do documento: 23-Fev-2018
Aparece nas coleções:Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Douglas Alves de Campos.pdfTCC3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.