Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/536
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Textos jornalísticos como ferramenta para o ensino de conteúdos de física
Título(s) alternativo(s): Journalistic texts as a tool for teaching physics content
Autor(es): Teixeira, Vinício da Silva
Primeiro Orientador: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Chagas, Flomar Ambrosina Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Souza, Marta João Francisco Silva
metadata.dc.contributor.referee3: Souza, Paulo Henrique de
Resumo: Esta pesquisa, de abordagem qualitativa, teve como objetivo verificar se o uso de textos jornalísticos leva os/as discentes a perceberem a relação dos conteúdos de Física com os fatos cotidianos. Este estudo foi realizado com 28 discentes, de dezesseis a dezenove anos, de uma turma do terceiro ano do Ensino Médio, na disciplina de Física, de uma escola da rede pública de ensino de Jataí. Propôs-se aos/às discentes trabalhar em grupo os conceitos físicos estudados (mecânica, termodinâmica, ondas, eletricidade, som luz, eletromagnetismo) a partir de textos de divulgação científica ou textos jornalísticos. Por meio de questionários semiestruturados, cem por cento dos/das discentes responderam que não há atividades com textos de jornais e/ou de revistas na aula de Física. Foi possível constatar que, a partir de textos jornalísticos, a aula torna-se mais dinâmica, tornando mais fácil a compreensão dos conteúdos, a visão do dia a dia, a Física do cotidiano. Por fim, além de aguçar a curiosidade, e levar os/as discentes a perceberam a articulação entre conteúdo de Física e o cotidiano vivenciados por eles/as, é esse um importante complemento do livro didático.
Abstract: This research, with a qualitative approach, aimed to verify whether the use of texts journalistic leads students to perceive the relationship between Physics content and facts everyday life. This study was carried out with 28 students, aged sixteen to nineteen, from a third year high school class, in Physics, from a public school of teaching in Jataí. It was proposed to the students to work in group the physical concepts studied (mechanics, thermodynamics, waves, electricity, light sound, electromagnetism) from of scientific dissemination texts or journalistic texts. Through questionnaires semi-structured, 100% of the students answered that there are no activities with texts from newspapers and / or magazines in the Physics class. It was possible to verify that, from journalistic texts, the class becomes more dynamic, making it easier to understand the contents, the view of everyday life, the physics of everyday life. Finally, in addition to piquing curiosity, andlead students to perceive the link between Physics content and everyday life experienced by them, this is an important complement to the textbook.
Palavras-chave: Ensino de Física
Physics teaching
Textos jornalísticos
Journalistic texts
Ensino Médio
High school
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA::FISICA GERAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
Citação: TEIXEIRA, V. S. Textos Jornalísticos como ferramenta para o ensino de conteúdos de física . Jataí-GO, 2018. 63f. Monografia (Licenciatura em Física). IFG: Jataí-GO, 2018.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/536
Data do documento: 30-Jul-2018
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Vinício da Silva Teixeira.pdfTCC611,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.