Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/534
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Um olhar docente sobre o ensino-aprendizagem de cinemática: um estudo de caso na rede estadual de Jataí
Título(s) alternativo(s): A teaching perspective on the teaching-learning of kinematics: a case study in the state network of Jataí
Autor(es): Carmo, Idelma Santos do
Primeiro Orientador: Assis, Alfredo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee1: Assis, Alfredo de Oliveira
metadata.dc.contributor.referee2: Barros Filho, Aníbal Ataídes
metadata.dc.contributor.referee3: Abdalla, Victor Racy
Resumo: O ensino de Física no Brasil vem sendo bastante discutido na comunidade educacional. Os conteúdos de Física são repassados de forma abstrata e exigem que o educador busque novas maneiras de fazer chegar o conhecimento até o aluno. A fim disso, destacamos o conteúdo de Cinemática para o nosso estudo, por se tratar de uma parte da Física que exige uma representação dos fenômenos por gráficos e equações. Além disso, pensando em um ensino que possa melhorar a representação dos eventos propomos a utilização da Modelagem Matemática como ferramenta nesse processo de ensino. A proposta deste estudo é, portanto, mapear as estratégias de ensino do professor de Física da Rede Estadual de ensino do município de Jataí - Goiás para compreensão dos aspectos estruturais e metodológicos da sala de aula, bem como compreender as condições em que se dá o trabalho docente e seus desdobramentos em relação à aprendizagem científica com intuito de verificar uma aprendizagem significativa. Como base teórica para construção deste estudo temos a teoria de Toulmin (1972, 2006) sobre mudança conceitual e argumentação, respectivamente, e as teorias de Bassanezi (2004), sobre Modelagem Matemática, e Heidemann et al. (2016), sobre experimentação.A metodologia utilizada é qualitativa, mais especificamente, um estudo de caso. Por fim, notamos a partir das análises que as dificuldades de compreensão dos conceitos, gráficos e equações são visíveis nesse processo, e que a teoria de Toulmin juntamente com a Modelagem Matemática e a experimentação pode fornecer subsídios que ultrapassam essas dificuldades.
Abstract: The teaching of Physics in Brazil has been much discussed in the educational community. The contents of Physics are passed on in an abstract and require the educator to seek new ways to get the knowledge to the student. In order to do this, we highlight the content of Kinematics for our study, because it is a part of Physics that requires a representation of phenomena by graphs and equations. In addition, thinking about teaching that can improve the representation of events, we propose the use of Mathematical Modeling as a tool in this teaching process. The purpose of this study is to map the teaching strategies of the Physics teacher of the State Educational Network of the city of Jataí - Goiás to understand the structural and methodological aspects of the classroom, as well as to understand the conditions under which the teacher work and its ramifications in relation to scientific learning in order to verify meaningful learning. As a theoretical basis for constructing this study we havetheories of Toulmin (1972, 2006) on conceptual change and argumentation, respectively, and Bassanezi (2004) on Mathematical Modeling, and Heidemann et al. (2016) on experimentation. The methodology used is qualitative, more specifically, a case study. Finally, we note from the analyzes that the difficulties of understanding the concepts, graphs and equations are visible in this process, and that theories of Toulmin together with Mathematical Modeling and experimentation can provide subsidies that overcome these difficulties.
Palavras-chave: Mudança conceitual
Conceptual Change
Modelagem Matemática
Mathematical Modeling
Ensino de Física
Teaching of Physics
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Jataí
Citação: CARMO, I. S. Um olhar docente sobre o ensino-aprendizagem de cinemática: um estudo de caso na rede estadual de Jataí. Jataí-GO, 2016. 63f. Monografia (Licenciatura em Física). IFG: Jataí-GO, 2016.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/534
Data do documento: 10-Mar-2017
Aparece nas coleções:Licenciatura em Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Idelma Santos do Carmo.pdfTCC1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.