Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br:8080/handle/prefix/527
Tipo: Dissertação
Título: Formação continuada dos docentes da rede federal de educação profissional e tecnológica: como entendem e como a fazem?
Título(s) alternativo(s): Continuing training of teachers of the federal network of professional and technological education: how do they understand and how do they do it?
Autor(es): Sarmento, Januário Neto Pereira
Primeiro Orientador: Neto, Alcyr Alves Viana
metadata.dc.contributor.referee1: Neto, Alcyr Alves Viana
metadata.dc.contributor.referee2: Brito, Wanderley Azevedo
metadata.dc.contributor.referee3: Toschi, Mirza Seabra
Resumo: Este trabalho discute a formação continuada dos professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por meio de uma pesquisa empírica realizada junto aos professores do Campus Porto Nacional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Tocantins (IFTO). Justificou-se a realização da presente pesquisa pela necessidade de reflexão contínua a respeito da formação docente, não somente em sua concepção teórica, mas também, em termos práticos. O objetivo desta pesquisa foi analisar a compreensão que os docentes da EPT possuem a respeito do processo de formação continuada, incluindo-se as formas como eles vivenciam esse processo. A elaboração deste objetivo partiu do problema de pesquisa a seguir discriminado: o que os professores da EPT entendem por formação continuada e como a fazem? Assim sendo, realizou-se uma pesquisa de campo e uma análise documental, utilizando-se da abordagem qualitativa, com 31 professores lotados no Campus Porto Nacional entre os meses de novembro de 2018 e fevereiro de 2019, para a coleta de dados. A construção teórica deste trabalho dissertativo apoiou-se em autores diversos, tais como Freire (1983, 1987, 1996); Kuenzer (1995, 1999, 2007, 2008, 2010, 2014); Grabowski (2014); Machado (2008, 2011); Moura (2007, 2008, 2014); Imbernón (2010a, 2010b); Nóvoa (2013, 2017); Gadotti (2003); Garcia (1999); Fonseca (1961); Peixoto (2007, 2012, 2015); Saviani (2003, 2009), entre outros. A partir dos dados da pesquisa decidiu-se construir um blog como produto educacional, requisito dos mestrados profissionais na área de ensino. O blog construído (acesso em: https://eptempauta.wixsite.com/website), além de ser um espaço para publicação e discussão de conteúdos voltados para a formação do professor da EPT, pretende ser também uma forma de incentivo aos docentes da EPT para construção de ambientes semelhantes a este, visando seu uso no processo ensino-aprendizagem. Como resultados, a pesquisa evidenciou que os docentes da EPT entendem a formação continuada enquanto um processo que envolve atualização, aperfeiçoamento, ou seja, é um processo de mudanças na teoria e na prática pedagógica. São diversas as formas pelas quais esses professores vivenciam a formação continuada: participação em cursos e eventos, sobretudo, cursos de pós-graduação, além do compartilhamento de saberes com seus pares. No entanto, algumas situações foram identificadas como barreiras à formação continuada docente na EPT, tais como os custos financeiros e os problemas de gestão da formação continuada pela instituição (campus/reitoria). Nesse sentido, elaborou-se o produto educacional (blog) com a intenção de auxiliar de algum modo na formação continuada dos professores da EPT.
Abstract: This paper discusses the continuing education of teachers of Technical and Technological Education (TTE), by means of an empirical research carried out with professors from Porto Nacional Campus of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Tocantins (IFTO). The present research was justified on the need for continuous reflection on teacher education, not only in its theoretical conception, but also, in practical terms. The objective of this research was to analyze the understanding that teachers of TTE have regarding the process of continuous formation, including the ways in which they experience this process. The elaboration of this objective started from the following research problem: what do TTE teachers understand by continuing education and how do they do it? Therefore, a field research and a documentary analysis were carried out, using the qualitative approach, with 31 teachers who were stationed at Porto Nacional Campus between November 2018 and February 2019, for the collection of data. The theoretical construction of this dissertation was supported by several authors, such as Freire (1983, 1987, 1996); Kuenzer (1995, 1999, 2007, 2008, 2010, 2014); Grabowski (2014); Machado (2008, 2011); Moura (2007, 2008, 2014); Imbernón (2010a, 2010b); Nóvoa (2013, 2017); Gadotti (2003); Garcia (1999); Fonseca (1961); Peixoto (2007, 2012, 2015); Saviani (2003, 2009), among others. From the research data, it was decided to build a blog as an educational product, a requirement of professional master's courses in the teaching field. The blog (access in: https://eptempauta.wixsite.com/website), as well as being a space for publication and discussion of content aimed at the training of the EPT teacher, is also intended to be an incentive for TTE teachers to construct environments similar to this, aiming at their use in the teaching-learning process. As a result, the research showed that EPT teachers understand continuing education as a process that involves updating, improving, that is, a process of changes in pedagogical theory and practice. There are several ways in which these teachers experience continuing education: participation in courses and events, especially postgraduate courses, and by the sharing of knowledge with their peers. However, some situations have been identified as barriers to continuing teacher education in TTE, such as financial costs and management problems on the part of the institution (campus/rectory). In this sense, the educational product was developed (blog) with the intention of helping in some way the continuous formation of the teachers of the TTE.
Palavras-chave: professor da EPT
TTE teacher
formação continuada do professor da EPT
Instituto Federal do Tocantins
produto educacional
continuing education of TTE teacher
Federal Institute of Tocantins
educational product
CNPq: 1.Educação; 2.Planejamento e avaliação educacional;3.Ensino aprendizagem
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação Profissonal e Tecnológica
Citação: Januário Neto Pereira. Formação continuada dos docentes da rede federal de educação profissional e tecnológica: como entendem e como a fazem? 2019. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – Campus Anápolis, Anápolis - GO, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/527
Data do documento: 28-Jun-2019
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação-Januário.pdfDissertação - Januário Neto Pereira Sarmento3,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.