Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/345
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Análise da implantação da NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 9001:2015 no contexto da construção civil brasileira – revisão sistemática¹
Título(s) alternativo(s): Analysis of the implementation of NBR ISO 9001: 2008 and NBR ISO 9001: 2015 in the context of Brazilian civil construction - systematic review
Autor(es): Ferreira, Pedro Augusto Braga
Silva, Isabela Cristina Ribeiro
Primeiro Orientador: Araújo, Renato Costa
metadata.dc.contributor.referee1: Araújo, Renato Costa
metadata.dc.contributor.referee2: Soares, Murilo Meiron de Paduá
metadata.dc.contributor.referee3: Brito, Wanderley Azevedo de
Resumo: Nos últimos anos, houve uma crescente busca por certificação pela ISO 9001 no Brasil, o que exigiu a implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade que auxiliem no gerenciamento dos processos e recursos. Logo, este artigo objetiva analisar o processo de implantação da NBR ISO 9001:2008 e da NBR ISO 9001:2015 no contexto da construção civil brasileira através da revisão sistemática de estudo secundário, que alcança resultados a partir do agrupamento de dados tabulados, cuja análise se baseia no planejamento e condução da revisão, não obstante a publicação dos resultados. Notório é que, no contexto brasileiro da construção civil, a qualidade ainda esbarra em modelos tradicionais de produção, o que torna essencial a busca por competitividade internacional que gerem investimentos no âmbito da implantação desses modelos. Contudo, embora exista uma conscientização quanto à necessidade de padronização dos processos de trabalho e o devido cumprimento das sistemáticas que amplifiquem a produtividade, ainda é possível identificar dificuldades relacionadas ao âmbito organizacional, à inexperiência com a aplicação da NBR ISO 9001 e ao gerenciamento de recurso na construção civil, fatores estes que influenciam significativamente nos resultados obtidos e remetem à conclusão de imprescindibilidade da participação ativa da alta direção num contexto gerencial.
Palavras-chave: Revisão sistemática
Systematic review
Construção civil brasileira
Brazilian civil construction
NBR ISO 9001
NBR ISO 9001
Qualidade
Implementatio
Implementation
Quality
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::CONSTRUCAO CIVIL::MATERIAIS E COMPONENTES DE CONSTRUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: FERREIRA, P.A.B.; SILVA, I.C.R. Análise da implantação da NBR ISO 9001:2008 e NBR ISO 9001:2015 no contexto da construção civil brasileira – revisão sistemática. 2019, 17f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/345
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Pedro e Isabela829,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.