Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/337
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Pipa: a representatividade em uma experiência de produção de ilustrações infantis
Título(s) alternativo(s): Pipa: representativity in a child illustration production experience
Autor(es): Silva, Sângela Gabriela Garcia da
Primeiro Orientador: Carlos, Wagner Falcão
metadata.dc.contributor.advisor-co1: Oliveira, Flávio Gomes de
metadata.dc.contributor.referee1: Falleti, Renata Tavares de Brito
metadata.dc.contributor.referee2: Cerqueira, Ádria Borges Figueira
metadata.dc.contributor.referee3: Carlos, Wagner Falcão
Resumo: Este trabalho aborda uma reflexão sobre o processo de produção de um conjunto de ilustrações que comporão um livro de artista de minha autoria, a obra denominada “Pipa”. No processo de investigação e produção, foi realizada pesquisa bibliográfica e entrevista. A construção poética desse trabalho artístico, surge da percepção de uma pluralidade de identidades no Brasil e da observação de que, a representação da diversidade de corpos nas narrativas voltadas ao público infantil é representada, majoritariamente, por sujeitos hegemônicos e estereotipados, ou seja, as imagens não traduzem a realidade dos sujeitos. Podendo ser algo negativo para a formação dos indivíduos, pois cria narrativas únicas que ignoram o sentimento de pertencimento. Podendo ser limitador para a formação integral dos mesmos. A partir disso, buscamos a criação de uma narrativa sugerindo uma metodologia de validação, na qual conversamos com sujeitos que se encontram no local de fala da personagem representada como uma alternativa para modificar esse quadro. A aplicação dessa metodologia leva a criação do objeto livro “Pipa”, que faz um recorte nas questões raciais e de gênero, compondo um material didático reconhecido como objeto propositor que idealiza a interação entre leitores/fruidores e lustradores/escritores/arti stas, visando com que os indivíduos que interagirem com a obra sejam os autores de suas próprias histórias. Palavras-chave: ilustração infantil; objeto propositor; representatividade.
Abstract: Este trabajo aborda una reflexión sobre el proceso de producción de un conjunto de ilustraciones que materializa en un libro de artista de mí autoría, la obra denominada “Pipa”. En el proceso de investigación y producción, ha sido realizado a partir de pesquisa bibliográfica y entrevista. La construcción poética de ese trabajo artístico, nace de la percepción de una pluralidad de identidades en Brasil y de la observación que la representación de la diversidad de cuerpos en las narrativas direccionadas al público infantil es representada mayoritariamente por sujetos hegemónicos y estereotipados, o sea, las imágenes no traducen la realidad de los sujetos. Actuando de forma negativa en la formación del individuo, pues crea narrativas únicas que ignoran el sentido de pertenencia. Circunstancia que pode causar limitación en la formación integral de los mismos. A partir de eso, buscamos la creación de una narrativa sugerido una metodología de validación, en la cual dialogamos con sujetos que si encuentran en el sitio del habla del personaje representado como una alternativa para alterar ese cuadro. La aplicación de esa metodología conduce la creación del objeto libro “Pipa”, que hace un recorte en las cuestiones raciales y de género, componiendo un material didáctico reconocido como objeto proponente que idealiza la interacción de lectores/disfrutadoes y lustradores/escritores/artistas, visando que los individuos que interactuaren con la obra sean los autores de sus propias historias. Palavras-chave: ilustración infantil; objeto propositor; representatividad.
Palavras-chave: Representatividade; Ilustração infantil; objeto propositor.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Cidade de Goiás
Citação: SILVA, S. G. G. da. Pipa: a representatividade em uma experiência de produção de ilustrações infantis. 2019. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação)-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Goiás- GO, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/337
Data do documento: 3-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
tcc_Sângela Gabriela Garcia da Silva.pdf11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.