Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/328
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisor1Ribeiro, Luciana Gomes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7440441225670402pt_BR
dc.contributor.referee1Ribeiro, Luciana Gomes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7440441225670402pt_BR
dc.contributor.referee2Giovana, Consorte-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6725045193659141pt_BR
dc.contributor.referee3Xavier, Davidson-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0091157995926784pt_BR
dc.creatorLeite, Thais de Souza Nascimento-
dc.date.accessioned2020-02-17T13:55:45Z-
dc.date.available2020-02-17T13:55:45Z-
dc.date.issued2019-12-03-
dc.identifier.citationLEITE, Thais de Souza Nascimento. O início sem fim: ser professora de balé a partir de desvios formativos. 2019. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Dança, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/328-
dc.description.abstractThis research aims to investigate and problematize the knowledge needed to teach ballet to beginners, crossing them with my degree in dance, through the (re)construction of fragments of my life history, from the perspective of narrative research. The question that instigates me is: What are the challenges and confrontations in occupying the place of ballet teacher for beginners, from formative deviations? I intend to approach how much the curricular proposal of a Degree in Dance can be a differentiator in the pedagogical practice of the teacher in dance. I am questioning the traditional knowledge of ballet teaching in contrast with my formative experience lived in the Degree in Dance of the IFG. In this sense, I intend to: a) analyze possible questions, relationships that higher education in dance can provide for the training and teaching of ballet, having the Degree in Dance of IFG as an articulating axis; b) present, analyze and contextualize the knowledge and conceptions of Art, Dance and, specifically, the knowledge and conceptions of ballet from the confrontations experienced as ballet teacher; c) raise possibilities of teaching the aesthetics of ballet to beginners.pt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa pretende investigar e problematizar os conhecimentos necessários para ensinar balé para iniciantes, cruzando-os com a minha formação em licenciatura em dança, através da (re)construção de fragmentos de minha história de vida, sob a perspectiva da pesquisa narrativa. A pergunta que me instiga é: Quais os desafios e enfrentamentos em ocupar o lugar de professora de balé para iniciantes, a partir de desvios formativos? Pretendo abordar o quanto a proposta curricular de uma Licenciatura em Dança pode ser um diferenciador na prática pedagógica do docente em dança. Problematizo os conhecimentos tradicionais do ensino do balé em contraponto com a minha experiência formativa vivida na Licenciatura em Dança do IFG. Nesse sentido, pretendo: a) analisar possíveis questões, relações que a formação superior em Dança pode fornecer para a formação e para o ensino do balé, tendo a Licenciatura em Dança do IFG como eixo articulador; b) apresentar, analisar e contextualizar o conhecimento e concepções de Arte, de Dança e, em especifico, o conhecimento e concepções do Balé a partir dos confrontos vividos como professora de balé; c) levantar possibilidades de ensinar a estética do balé para iniciantes.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Paula de Lima Campos (ana.campos@ifg.edu.br) on 2020-02-13T15:40:19Z No. of bitstreams: 1 Monografia Thais de Souza Nascimento Leite 2019.pdf: 1130652 bytes, checksum: ae6f8502006d35f040d0d84575d3eb79 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Suzane Goncalves Duarte Peixoto (suzane.duarte@ifg.edu.br) on 2020-02-17T13:55:45Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Thais de Souza Nascimento Leite 2019.pdf: 1130652 bytes, checksum: ae6f8502006d35f040d0d84575d3eb79 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2020-02-17T13:55:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Monografia Thais de Souza Nascimento Leite 2019.pdf: 1130652 bytes, checksum: ae6f8502006d35f040d0d84575d3eb79 (MD5) Previous issue date: 2019-12-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInsitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiáspt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCâmpus Aparecida de Goiâniapt_BR
dc.publisher.initialsIFGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrajetória docente em dançapt_BR
dc.subjectTeaching trajectory in dancept_BR
dc.subjectconhecimento em dançapt_BR
dc.subjectdance knowledgept_BR
dc.subjectconhecimento em balépt_BR
dc.subjectballet knowledgept_BR
dc.subjectdesvios formativospt_BR
dc.subjectformative deviationspt_BR
dc.subjectensino do balépt_BR
dc.subjectballet teachingpt_BR
dc.subject.cnpqDançapt_BR
dc.titleO início sem fim: ser professora de balé a partir de desvios formativospt_BR
dc.title.alternativeThe endless beginning: being a ballet teacher based on formative deviationspt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
Aparece nas coleções:Licenciatura em Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Thais de Souza1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.