Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/328
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: O início sem fim: ser professora de balé a partir de desvios formativos
Título(s) alternativo(s): The endless beginning: being a ballet teacher based on formative deviations
Autor(es): Leite, Thais de Souza Nascimento
Primeiro Orientador: Ribeiro, Luciana Gomes
metadata.dc.contributor.referee1: Ribeiro, Luciana Gomes
metadata.dc.contributor.referee2: Giovana, Consorte
metadata.dc.contributor.referee3: Xavier, Davidson
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar e problematizar os conhecimentos necessários para ensinar balé para iniciantes, cruzando-os com a minha formação em licenciatura em dança, através da (re)construção de fragmentos de minha história de vida, sob a perspectiva da pesquisa narrativa. A pergunta que me instiga é: Quais os desafios e enfrentamentos em ocupar o lugar de professora de balé para iniciantes, a partir de desvios formativos? Pretendo abordar o quanto a proposta curricular de uma Licenciatura em Dança pode ser um diferenciador na prática pedagógica do docente em dança. Problematizo os conhecimentos tradicionais do ensino do balé em contraponto com a minha experiência formativa vivida na Licenciatura em Dança do IFG. Nesse sentido, pretendo: a) analisar possíveis questões, relações que a formação superior em Dança pode fornecer para a formação e para o ensino do balé, tendo a Licenciatura em Dança do IFG como eixo articulador; b) apresentar, analisar e contextualizar o conhecimento e concepções de Arte, de Dança e, em especifico, o conhecimento e concepções do Balé a partir dos confrontos vividos como professora de balé; c) levantar possibilidades de ensinar a estética do balé para iniciantes.
Abstract: This research aims to investigate and problematize the knowledge needed to teach ballet to beginners, crossing them with my degree in dance, through the (re)construction of fragments of my life history, from the perspective of narrative research. The question that instigates me is: What are the challenges and confrontations in occupying the place of ballet teacher for beginners, from formative deviations? I intend to approach how much the curricular proposal of a Degree in Dance can be a differentiator in the pedagogical practice of the teacher in dance. I am questioning the traditional knowledge of ballet teaching in contrast with my formative experience lived in the Degree in Dance of the IFG. In this sense, I intend to: a) analyze possible questions, relationships that higher education in dance can provide for the training and teaching of ballet, having the Degree in Dance of IFG as an articulating axis; b) present, analyze and contextualize the knowledge and conceptions of Art, Dance and, specifically, the knowledge and conceptions of ballet from the confrontations experienced as ballet teacher; c) raise possibilities of teaching the aesthetics of ballet to beginners.
Palavras-chave: Trajetória docente em dança
Teaching trajectory in dance
conhecimento em dança
dance knowledge
conhecimento em balé
ballet knowledge
desvios formativos
formative deviations
ensino do balé
ballet teaching
CNPq: Dança
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: LEITE, Thais de Souza Nascimento. O início sem fim: ser professora de balé a partir de desvios formativos. 2019. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Dança, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/328
Data do documento: 3-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Thais de Souza1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.