Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/327
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Florescendo na dança: relações entre educação somática e técnica Klauss Vianna na formação dos licenciados em dança do IFG
Título(s) alternativo(s): Blooming in dance: relationships between somatic and technical education Klauss Vianna in the training of dance graduates at IFG
Autor(es): Lima, Victória Alves de
Primeiro Orientador: Barreto, Tainá Dias de Moraes
metadata.dc.contributor.referee1: Barreto, Tainá Dias de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Abraão, Elisa
metadata.dc.contributor.referee3: Ribeiro, Luciana Gomes
Resumo: O presente estudo tem como objetivo refletir sobre as relações entre Dança e Educação Somática, a partir da técnica de Klauss Vianna na formação dos Licenciandos em Dança do IFG. Partindo da perspectiva de que o aluno de graduação em Dança nem sempre tem experiência corporal prévia, bem como da ideia de que é possível trabalhar com diferentes corpos em uma mesma sala de aula, acredito ser importante estimular que o aluno de graduação em Dança reconheça suas limitações e, através da consciência corporal, possa encontrar suas potencialidades. A técnica proposta por Klauss Vianna é uma abordagem somática de Dança que busca estimular o dançar de cada indivíduo, não limitando a Dança como privilégio de bailarinos ou artistas em geral, mas sim uma Dança para todos, valorizando as experiências e o potencial expressivo de cada um. Além de refletir sobre os preceitos da Educação Somática e aprofundar estudos práticos e teóricos sobre técnica Klauss Vianna, este estudo visa pontuar os ganhos e transformações que se dão nos alunos do curso de Dança quando em contato com tais pensamentos e metodologias de Dança. Essas pontuações e problematizações serão tecidas a partir da exposição e de uma reflexão crítica da minha própria experiência e da observação, em caráter de pesquisa de campo, do processo dos alunos ingressantes no curso de Licenciatura em Dança no primeiro semestre de 2019. A pergunta que move o estudo é: como essa experiência, que acontece primeiramente em nós mesmos, tem potencial de reverberar em nossa futura atuação docente? Somado a isso, pretende-se refletir sobre as concepções de corpo e Dança inerentes às abordagens somáticas do movimento. Desse modo, essa pesquisa poderá contribuir com reflexões artísticas e pedagógicas sobre o fazer-pensar do corpo para os pesquisadores da área.
Abstract: This study aims to reflect on the relationship between Dance and Somatic Education, based on the technique of Klauss Vianna in the academic education of Dance undergraduate students at IFG. Starting from the perspective that the undergraduate dance student does not always have previous body experience, as well as the idea that it is possible to work with different bodies in the same classroom, I believe it is important to encourage the undergraduate dance students to recognize their limitations and develop their potentialities through body awareness. The technique proposed by Klauss Vianna is a somatic approach that seeks to stimulate the dance of each individual, not limiting dance as a privilege for dancers or artists, but a dance for all. This technique praises the experiences and expressive potential of each one. We aim to reflect on the concepts of Somatic Education and deepen practical and theoretical studies on Klauss Vianna technique. In this study, we also aim to punctuate the gains and transformations that the undergraduate Dance students at IFG can experience when in contact with such thoughts and methodologies of dance. The considerations will be done based on my own experience as a Dance student and the observation, as a field research, of the process of students entering the Dance course in the first semester of 2019. The main question of the study is: How does this experience, which happens primarily in ourselves, can reverberate in our future teaching performance? In addition, we intend to reflect on the conceptions of body and dance inherent in somatic approaches of movement. This research may contribute to the intellectual production for researchers in this area, and also to the artistic and pedagogical experiences that praise the body thinking.
Palavras-chave: Dança
Dance
Educação Somática
Somatic Education
Técnica Klauss Vianna
Klauss Vianna Technique
Práticas Pedagógicas
Pedagogical Practice
CNPq: Grande área de conhecimento: Letras, Linguística, Artes / Área de conhecimento: Artes / Sub-área de conhecimento: Dança.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: LIMA, Victória Alves de. Relações entre educação somática e técnica Klauss Vianna na formação dos licenciados em dança do IFG. 2019. 57 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Dança, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/327
Data do documento: 3-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Victória Alves1,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.