Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/326
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: “Diferentes somos todos” e “o patinho surdo”: uma investigação discursiva de textos da literatura infantil
Título(s) alternativo(s): Diferentes somos todos" y "el sath patho": una investigaci脫n discursiva de los textos de literatura infantil
Autor(es): Silva, Marta Maria da
Primeiro Orientador: Lima, Josiane dos Santos
metadata.dc.contributor.referee1: Lima, Josiane dos Santos
metadata.dc.contributor.referee2: Moura, Alexssandro Ribeiro
metadata.dc.contributor.referee3: Bandeira, Alix Costa Lima Pinto
Resumo: O espaço escolar é basilar na formação dos leitores, pois pode promover momentos para o acesso à literatura e às formas de se reconhecerem como sujeitos. Nessa perspectiva, serão feitas reflexões, além de trabalho analítico usando os conceitos de discurso, efeito de sentido e enunciados e suas possibilidades para propor uma leitura discursiva de obras literárias infantis. Dessa forma, refletiremos sobre a noção de sentido e de efeitos de sentidos, conceitos decorrentes das representações sociais e imaginárias das pessoas em sociedade. Será explanada a construção teórica da Análise do Discurso francesa, de suas primeiras proposições aos dias atuais. No tocante à análise observaremos a história do livro “Patinho surdo” (ROSA e KARNOPP, 2005) que conta a história de um patinho surdo que nasceu em um ninho de ouvintes e também o livro “Diferente somos todos” (PERLMAM, 2005), o qual fala sobre a história de duas crianças com síndrome de Down, cujas irmãs estudavam na mesma escola, porém elas eram de classes sociais diferentes. Esse trabalho, então, visa a mostrar, por meios dos instrumentos analíticos da Análise do discurso francesa, que a literatura, especificamente a infantil, é um lugar constitutivo de identidade e subjetividade, um espaço propício para a materialização de discursos “verdadeiros” sobre os sujeitos e suas identidades e também sobre a diversidade.
Abstract: El espacio escolar es fundamental en la formación de los lectores, pues puede promover momentos de acceso a la literatura y formas de reconocerse como sujetos. Desde esta perspectiva, se realizarán reflexiones, así como un trabajo analítico utilizando los conceptos del discurso, el efecto del significado y las expresiones y sus posibilidades para proponer una lectura discursiva de las obras literarias para los niños. De esta manera, reflexionaremos sobre la noción de significado y efectos sensoriales, conceptos que surgen de las representaciones sociales e imaginarias de las personas en la sociedad. Se explicará la construcción teórica del análisis del discurso francés, desde sus primeras propuestas hasta la actualidad. Con respecto al análisis, observaremos la historia del libro "Patito sordo" (ROSA y KARNOPP, 2005) que cuenta la historia de un patito sordo que nació en un nido de oyentes y también el libro "Diferentes somos todos" (PELMAM, 2005), que cuenta la historia de dos niños con síndrome de Down, cujas hermanas asistían a la misma escuela, pero eran de diferentes clases sociales. Este trabajo tiene como objetivo mostrar, por medio de los instrumentos analíticos del análisis del discurso francés, que la literatura, específicamente la literatura infantil, es un lugar constitutivo de identidad y subjetividad, un espacio propicio para la materialización de discursos "verdaderos" sobre temas y sus identidades y también sobre diversidad.
Palavras-chave: Literatura Infantil
Literatura Infantil
Literatura Surda
Literatura Sorda
Discurso.
Identidad Diversidad
Sentido
CNPq: Ciências Humanas. Educação.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: SILVA, Marta Maria da. “Diferentes somos todos” e “o patinho surdo”: uma investigação discursiva de textos da literatura infantil. 2019. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/326
Data do documento: 6-Dez-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Pedagogia Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Marta Maria1,89 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.