Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/325
Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Dança, infância, xxperiência e cotidiano: revisitando meus relatórios de estágio
Título(s) alternativo(s): Dance, childhood, experience and daily life: revisiting my internship reports
Autor(es): Barros, Flordilis Lopes
Primeiro Orientador: Guimarães, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee1: Guimarães, Alexandre
metadata.dc.contributor.referee2: Rodrigues, Roberto
metadata.dc.contributor.referee3: Bezerra, Dagmar
Resumo: O presente estudo faz uma reflexão sobre a dança na Educação Infantil, desenvolvido a partir dos relatos de estágio do curso de Licenciatura em Dança, com o objetivo de entender as abordagens de dança para as crianças naquele contexto. Inicialmente, trago relatos e problematizações acerca do estágio em suas diferentes etapas. No segundo momento, uma discussão sobre a Educação Infantil em seu contexto histórico e contemporâneo. Na mesma seção trago algumas concepções sobre a criança e suas infâncias, destacando as brincadeiras como fundamentais nessa fase da vida nos espaços escolares. Na terceira seção trago a análise dos relatórios desenvolvidos na Educação Infantil, visando compreender a infância, as abordagens de dança para as crianças. Por último, realizo cruzamentos do estudo com o meu cotidiano, onde me percebo como professora de dança que deseja trabalhar com a infância.
Abstract: This study reflects on dance in early childhood education, developed from the internship reports of the Degree in Dance course, with the aim of understanding the dance approaches for children in that context. Initially, I bring reports and problematizations about the stage in its different stages. In the second moment, a discussion about Early Childhood Education in its historical and contemporary context. In the same section I bring some conceptions about children and their childhoods, highlighting the games as fundamental in this phase of life in school spaces. In the third section I bring the analysis of the reports developed in Early Childhood Education, aiming to understand childhood, dance approaches for children. Finally, I cross study with my daily life, where I find myself as a dance teacher who wants to work with childhood.
Palavras-chave: Dança
Dance
Educação Infantil
Child Education
Criança
Child
Arte
Art
CNPq: Lingüística, Letras e Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Citação: BARROS, Flordilis Lopes. Dança, infância, xxperiência e cotidiano: revisitando meus relatórios de estágio. 2019. 73 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Dança, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Goiás, Aparecida de Goiânia, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/325
Data do documento: 21-Nov-2019
Aparece nas coleções:Licenciatura em Dança

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Flordilis Lopes2,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.