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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Confecção de Aparelho de Inderbitzen para avaliação do fenômeno erosivo em um solo da Região Sudoeste de Anápolis (GO)
Título(s) alternativo(s): Inderbitzen apparatus confection for erosive phenomenon evaluation in a soil of the Southwest Region of Anapolis (GO)
Autor(es): Soares, Leonardo Augusto Camparine
Primeiro Orientador: Queiroz, Angela Custódia Guimarães
metadata.dc.contributor.referee1: Queiroz, Angela Custódia Guimarães
metadata.dc.contributor.referee2: Silva, Maria Tâmara de Moraes Guimarães
metadata.dc.contributor.referee3: Antunes, Joseleide Pereira da Silva
Resumo: O solo, do ponto de vista geotécnico, é um material com características bem heterogêneas, diferindo-se de outros materiais de constante uso na engenharia civil. Seu manuseio em obras de engenharia requer do profissional habilidades não só teóricas, mas principalmente práticas. A ocorrência de diferentes tipos de solos no território brasileiro exigiu da comunidade científica do país a criação de um sistema sofisticado de classificação (SiBCS), o qual ainda não está completo, mas já oferece plenas condições de catalogar os solos presentes no território nacional. Este material, de fundamental importância em termos humanos, econômicos e ambientais, vem ao decorrer dos anos sofrendo prejuízos através da ação dos processos erosivos, os quais causam a desagregação e degeneração do maciço terroso em decorrência dos efeitos da ação antrópica, dos fenômenos hídricos e eólicos, principalmente. Como consequência, a sociedade colhe o reflexo de más decisões das autoridades governamentais, que embora tenham investido na criação de políticas públicas consistentes de preservação ambiental e manejo dos solos, ainda encontram dificuldades ao lidar com a erosão no meio urbano. Este fenômeno afeta grandemente a condição de vida da população, principalmente aqueles que vivem à margem da sociedade. Os estudos científicos na área encontram-se principalmente voltados à investigação das ravinas e voçorocas (ou boçorocas). Em Anápolis (GO), cidade analisada por esta pesquisa, já houve o mapeamento de várias voçorocas em um estudo de 2013 realizado por meio de uma tese de doutorado na Universidade de Brasília. O mesmo é um grande passo na continuidade das investigações sobre o tema da erosão, que embora seja muito rico do ponto de vista bibliográfico, ainda é um fenômeno cuja formação e processo evolutivo ainda não são compreendidos totalmente. No intuito de gerar aproximação entre os efeitos do processo erosivo verificados em campo e em laboratório, foi proposto em 1961 o aparelho Inderbitzen, com o objetivo de avaliar o potencial de erodibilidade do solo. Em vista disso, surgiram versões modificadas do protótipo que buscavam aprimorar suas características. Este trabalho, por sua vez, objetivou a confecção de um aparelho de Inderbitzen modificado, tendo como intuito principal a análise do comportamento do solo da Região Sudoeste de Anápolis quanto à erodibilidade. Tal avaliação considerou o estudo das propriedades geotécnicas do solo, o que permitiu fazer correlações com os resultados obtidos quanto à taxa de perda de solo ao longo do tempo. Por fim, pôde-se inferir que o solo possui de médio a baixo potencial de erodibilidade.
Abstract: The soil, from the geotechnical point of view, is a material with very heterogeneous characteristics, differing from other materials of constant use in civil engineering. Its handling in engineering works requires the professional not only theoretical skills, but mainly practices. The occurrence of different types of soils in the Brazilian territory has required the scientific community of the country to create a sophisticated classification system (SiBCS), which is not yet complete, but already offers full conditions to catalog the soils present in the national territory. This material, which is of fundamental importance in human, economic and environmental terms, has been suffering from erosion processes over the years, causing the soil mass to break down and degenerate due to the effects of anthropic action, water phenomena and mainly. As a consequence, society is reflected in bad decisions by government authorities, which, although they have invested in the creation of public policies consistent with environmental preservation and land management, still face difficulties in dealing with urban erosion. This phenomenon greatly affects the living conditions of the population, especially those living on the margins of society. The scientific studies in the area are mainly directed to the investigation of ravines and gullies (or boçorocas). In Anapolis (GO), a city analyzed by this research, the mapping of several gullies has already been done in a 2013 study carried out by means of a doctoral thesis at the University of Brasília. The same is a great step in the continuity of the investigations on the subject of erosion, which although it is very rich from the bibliographical point of view, is still a phenomenon whose formation and evolutionary process are not yet fully understood. In order to generate an approximation between the effects of the erosive process verified in the field and in the laboratory, the Inderbitzen apparatus was proposed in 1961, with the objective of evaluating the soil erodibility potential. In view of this, modified versions of the prototype appeared that sought to improve its characteristics. This work, in turn, aimed at the construction of a modified Inderbitzen apparatus, with the main purpose of analyzing the soil behavior of the Southwest Region of Anapolis regarding erodibility. This evaluation considered the study of the geotechnical properties of the soil, which allowed to make correlations with the results obtained regarding the rate of soil loss over time. Finally, it was possible to infer that the soil has medium to low erodibility potential.
Palavras-chave: Solo
Erosão
Inderbitzen
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL::GEOTECNICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Anápolis
Citação: SOARES, L. A. C.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/323
Data do documento: 4-Jul-2019
Aparece nas coleções:Bacharelado em Engenharia Civil da Mobilidade

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