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Tipo: Resumo Expandido
Título: Comentário como princípio de controle da função de coautoria
Autor(es): Paraguassú, Alita Carvalho Miranda
Resumo: O objetivo deste trabalho é registrar o início de nossas reflexões sobre a participação do professor-orientador na constituição dos seus alunos enquanto autores de textos acadêmicos. A partir da análise do discurso francesa, em diálogo com Foucault, Barthes e Chartier, pretendemos compreender a função de autoria na contemporaneidade, sobretudo no espaço e tempo acadêmicos, regidos por ordens discursivas em que o comentário do orientador funciona como um princípio de controle, organização e distribuição do texto do aluno. Desse modo, levantamos a importância do professor enquanto um leitor ativo do orientando, e não um mero leitorcorretor. No meio acadêmico, o autor é envolvido por instrumentos institucionais de vigilância, legalidade e estabilidade. Resta ao professor exercer sua função de comentador sem apagar e silenciar a voz autoral do aluno. As reflexões aqui postas dialogam com as condições de produção de escrita contemporâneas, considerando mudanças corporais, legais, morais e mesmo transformações nos meios de circulação e distribuição dos textos. O gênero acadêmico, como qualquer outro gênero mais cotidiano, não se desprende das atividades de linguagem e da interação entre os sujeitos.
Abstract: The purpose of this paper is to record the beginning of our reflections about the participation of the teacher-advisor in the constitution of his students as authors of academic texts. From the french discourse analyses, in dialogue with Foucault, Barthes and Chartier, we intend to understand the function of authorship in contemporary times, especially in academic space and time, ruled by discursive orders in which the advisor's comment works as a principle of organization and distribution of the student text. In this way, we raise the importance of the teacher as an active reader of the guide, and not a mere reader-broker. In the academic world, the author is surrounded by institutional instruments of vigilance, legality and stability. It remains for the teacher to act as a commentator without erasing and silencing the student's authorial voice. The reflections put forward here dialogue with contemporary writing production conditions, considering changes in the body, law, morals and even transformations in the means of circulation and distribution of texts. The academic genre, like any other more everyday genre, does not detach itself from the activities of language and the interaction between the subjects.
Palavras-chave: Autoria
Escrita
Comentário
Professor-orientador
CNPq: Linguística, Letras e Artes
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Instituto Federal de Goiás
Citação: PARAGUASSÚ, A. C. M. Comentário como um princípio de controle da função de coautoria. In: Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, VII, 2019, Pernambuco. Anais. Disponível em: <http://simelp.com.br/anais/>.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/320
Data do documento: 4-Set-2019
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