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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Perspectivas sobre a Lei 13.415/2017 e as mudanças propostas pela Reforma do Ensino Médio
Título(s) alternativo(s): Perspectives on Law 13,415/2017 and the changes proposed by the High School Reform
Autor(es): Garcia, Luciana Nogueira de Souza
Primeiro Orientador: Souza, Raquel Aparecida
metadata.dc.contributor.referee1: Souza, Raquel Aparecida de
metadata.dc.contributor.referee2: Andrade, Lígia Viana
metadata.dc.contributor.referee3: Pereira, Maria Rita Nascimento
Resumo: O presente trabalho tem como temática a reforma do ensino médio a partir da compreensão da Lei n.º 13.415/2017. De maneira geral, teve como objetivo compreender se alunos e professores do curso de licenciatura em Química do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás – IFG, Câmpus Itumbiara, estão cientes sobre as mudanças que ocorrerão na educação com a Reforma do ensino médio. De maneira específica também buscou compreender as alterações que poderão impactar a qualidade do ensino e profissão do docente que atua nessa fase de ensino. Nessa perspectiva, foi realizado um estudo bibliográfico e documental a partir da produção acadêmica sobre essa temática tanto no âmbito do governo federal, quanto de pesquisadores que têm estudado sobre o assunto visando à compreensão da Lei n.º 13.415/2017 e destacando críticas de autores e estudiosos sobre pontos relevantes que foram propostos para o novo modelo de ensino médio no Brasil com a aprovação dessa lei, que traz uma proposta de organização dos estudos por meio de uma base comum e de uma parte diversificada a partir dos itinerários formativos e além de outras questões. Também foi realizado um estudo de campo utilizando-se como estratégia de coleta de dados empíricos a aplicação de um questionário que foi aplicado para professores e alunos matriculados do curso de Licenciatura em Química. O estudo possibilitou um maior aprofundamento sobre as proposições da Lei para a educação no ensino médio, como também revelou, por um lado, a visão de alguns participantes que se mostraram preocupados com a qualidade do ensino que será oferecido com base nessa reforma e, por outro lado, mostrou que, embora a Lei já esteja em vigor, alguns participantes da pesquisa ainda demostraram pouco conhecimento sobre as mudanças que surgiram com o novo ensino médio, sobretudo aquelas relacionados à profissão docente.
Abstract: The present paper aims to present how much students and professors of the degree in Chemistry of the Federal Institute of Education Science and Technology of Goiás (IFG) Câmpus Itumbiara are aware of the changes proposed for the new high school through of Law No. 13,415 of February 16, 2017. Above all, understand the changes that may impact the quality of the teaching and profession of the teacher who works in this phase of teaching. From this perspective, a bibliographic and documentary study was carried out based on the academic production on this theme both within the federal government, as well as researchers who have studied the subject in order to understand the Law and highlighting critiques of authors and scholars on relevant points that were proposed for the new high school model in Brazil with the approval of Law 13,415 / 2017. This Law brings a proposal of organization of studies from a common base and a diversified part from the Formative Itineraries and other issues. In methodological terms of field study, for the present study, questionnaire was adopted as a strategy for the collection of empirical data, in which questions related to the objective of the research were addressed. The study made possible the understanding of the propositions of the Law for the education in the middle school. The results and reported that although the Law is already in force, the participants of the research show little knowledge about the changes proposed by the high school reform, besides indicating concern about the quality of the education offered since the reform, as well as made it possible to highlight their concerns about the situation of teachers in this new model.
Palavras-chave: Ensino Médio
Didática, metodologia, prática de ensino
Ensino - Legislação
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Itumbiara
Citação: Garcia, Luciana Nogueira de Souza. Perspectivas sobre a Lei 13.415/2017 e as mudanças propostas pela Reforma do Ensino Médio. 2019. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Câmpus Itumbiara, 2019.
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/308
Data do documento: 8-Jul-2019
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