Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/296
Tipo: Artigo de Evento
Título: Possíveis tendências da educação CTS no ensino: uma análise dos trabalhos do XI ENPEC
Autor(es): Oliveira, Aires Francisco
Lima, Juliana Fernandes
Costa, Luciana Alves da Silva
Jesus, Carolina Nascimento de
Resumo: Nesse trabalho exibimos os resultados de uma análise realizada em artigos, publicados nos anais do XI Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC), edição de 2017, que destacavam como foco o uso CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) na educação. A investigação analisou o que discutem estudiosos do assunto a respeito dessa temática, buscando compreendê-la e caracterizá-la, de modo a averiguar o que tem sido publicado por pesquisadores e educadores a respeito do ensino com abordagem CTS e respondendo assim à questão: Quais as possíveis tendências da Educação CTS no ensino de Ciências e Matemática apontam os pesquisadores participantes do ENPEC? Foram destacados os objetivos, o foco e a abordagem dominante apresentados nos trabalhos com intuito de sistematizar as informações. Foram identificados 110 artigos que abordam sobre CTS, dos quais foram analisados 20, classificados em 6 categorias (Ensino de Matemática, Ensino de química, Ensino de biologia, Ensino de ciências no ensino fundamental, abordagens diversas e formação de professores) foi possível caracterizar de modo amplo a abordagem CTS no ensino. Identificou-se que a maioria dos trabalhos apresentam dificuldades no entendimento e aplicação da abordagem CTS de forma efetiva, sendo possível perceber que a temática ainda é recente nas pesquisas e principalmente na formação de professores.
Abstract: In this paper we present the results of an analysis performed in articles published in the annals of XI National Meeting of Research in Education in Sciences (ENPEC), edition of 2017, which emphasized the use of CTS (Science, Technology and Society) in education. The research analyzed what scholars discuss about this subject, seeking to understand and characterize it, in order to ascertain what has been published by researchers and educators about teaching with CTS approach and answering the question: What the possible trends of CTS Education in Science and Mathematics teaching point the researchers participating in the ENPEC? The objectives, the focus and the dominant approach presented in the works with the intention of systematizing the information were highlighted. It was possible to characterize 110 articles that deal with CTS, of which 20 were analyzed, classified in 6 categories (Mathematics Teaching, Chemistry Teaching, Biology Teaching, Science Teaching in Primary Education, Various Approaches and Teacher Training). the CTS approach in teaching. It was identified that most of the works present difficulties in understanding and applying the CTS approach in an effective way, being possible to perceive that the theme is still recent in the researches and mainly in the training of teachers.
Palavras-chave: Educação CTS;
Professor;
Ciência
Ensino de Ciências e Matemática
Metodologia de Ciências e Matemática
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://cecifop.sistemasph.com.br/index.php/cecifop/CECIFOP2019
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/296
Data do documento: 12-Jul-2019
Aparece nas coleções:Eventos realizados extra IFG

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Aires Francisco et. al366,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.