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Tipo: Trabalho de Conclusão de Curso
Título: Professores de dança de salão: uma pesquisa-reflexão sobre essa formação
Autor(es): Prados, Vitória Pinheiros
Primeiro Orientador: Rodrigues, Roberto
metadata.dc.contributor.referee1: Barreto, Tainá Dias de Moraes
metadata.dc.contributor.referee2: Figueiredo, Váleria Maria Chaves de
Resumo: A dança de salão remonta aos tempos monárquicos e às grandes festas das cortes francesas sediadas pelo Rei Luís XIV. Desde que surgiu, a partir da sua inserção e disseminação nas cortes francesas considerando sua importância social, houve necessidade de levar os dançarinos às cortes. Estes dançarinos eram chamados de mestre de baile e ensinavam os nobres a arte de dançar. Nesse sentido, desde a origem dos mestre de baile, muitos estudos se dedicaram a refletir sobre o profissional que ensina dança bem como à sua formação, sua inserção no mercado e as características que circundam e sustentam sua prática. Percebe-se que ainda hoje em alguns locais de ensino o professor é aquele dançarino que através da sua experiência se aventura em sala de aula para ensinar os demais dançar. Desse modo, partindo desses contextos formativos, de onde surgem os mais diversos profissionais no mercado de trabalho, este estudo propõe a pesquisa-reflexão acerca da formação do professor atuante em Dança de Salão, no contexto da cidade de Goiânia. Para tal, o trabalho se apoia em uma pesquisa de cunho qualitativo na perspectiva compreensiva-interpretativa, e, para obtenção dos dados da pesquisa foram utilizados os instrumentos Formulário de Identificação e Entrevista semiestruturada aplicadas a três escolas de Dança de Salão em Goiânia. O propósito da pesquisa de campo é compreender a formação e os conhecimentos que perpassam as práticas aplicadas nessas escolas e legitimadas pelos professores, bem como: a influência desta formação na construção de sua identidade, sua inserção no mercado de trabalho e quais características são salientadas e trabalhadas por estes profissionais em relação à suas estratégias de ensino. Nesse sentido, para análise, foram propostas três categorias investigativas denominadas inquietações pessoais, momento transitório e projeções profissionais, as quais além de conter relatos dos professores entrevistados, faz conexão com os referenciais teóricos deste estudo.
Abstract: The ballroom dance dates back to the monarchist times and to the great parties of the French courts, which were hosted by King Louis XIV. Since its emergence, from its insertion and dissemination in the French courts considering its social importance, it was necessary to take the dancers to the courts. These dancers were called dance masters and taught the nobles the art of dancing. In this sense, since the origin of the dance masters, many studies have been devoted to reflect on the professional who teaches dance as well as its formation, its insertion in the market and the characteristics that surround and sustain its practice. It is noticed that even today in some places of teaching the teacher is that dancer who through his experience ventures into the classroom to teach others to dance. Thus, starting from these formative contexts, where the most diverse professionals appear in the labor market, this study proposes the research-reflection about the training of the teacher acting in Salon Dance, in the context of the city of Goiânia. For this, the work is based on a qualitative research in a comprehensive-interpretative perspective, and, to obtain the data of the research, the instruments Form of Identification and Semi-structured Interview were applied to three schools of Dance of Salon in Goiânia. The purpose of the field research is to understand the training and knowledge that permeate the practices applied in these schools and legitimized by the teachers, as well as: the influence of this training in the construction of their identity, their insertion in the labor market and what characteristics are highlighted and professionals in relation to their teaching strategies. In this sense, for the analysis, three categories of research were proposed: Personal Inquiries, Transient Moment and Professional Projections, which in addition to containing reports of the interviewed teachers, is related to the theoretical references of this study.
Palavras-chave: Dança de salão
Formação de professores
Professores de dança
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::DANCA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Insitituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
Sigla da Instituição: IFG
metadata.dc.publisher.department: Câmpus Aparecida de Goiânia
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://repositorio.ifg.edu.br/handle/prefix/295
Data do documento: 18-Mai-2018
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